TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Celular Da Vida: Organização E Funcionamento Dos Tipos Básicos De Células

Por:   •  2/6/2023  •  Ensaio  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

Tema/Conteúdo: A organização celular da vida: organização e funcionamento dos tipos básicos de células.

Descrição da situação de aprendizagem: Para iniciar a aula devemos mostrar aos estudantes as imagens de bactérias, plantas e seres humanos e perguntar o que esses organismos apresentam de semelhante?

Eles deverão usar palavras ou frases curtas para responder a essa pergunta, todas as colaborações dos estudantes serão anotadas na lousa na intenção de formarmos uma nuvem de palavras.

No momento de aulas online podemos montar essa nuvem de palavras com o auxílio da plataforma interativa mentimeter.

Após esse momento de contextualização, apresentar aos estudantes o virtual-lab de microscopia disponível em: https://digital.scetv.org/knowitall/hobbyshop/Microscope/index.html e orientá-los inicialmente como manusear, posteriormente os estudantes terão um momento para explorar o virtual-lab e assim conseguir identificar as diferenças entre uma célula animal e uma célula vegetal, para isso é necessário que os estudantes façam um esquema de cada um dos tipos de células mostrando as diferenças evidentes.

Para completar essa etapa de comparação, os estudantes deverão fazer uma pesquisa na internet sobre uma imagem de uma célula animal e uma célula vegetal, características de cada tipo de célula sobre as organelas presentes e fazer uma comparação entre semelhanças e diferenças sobre esses dois tipos de células, tudo isso será registrado na forma de uma tabela.

Posteriormente os estudantes deverão postar as imagens dos desenhos comparativos e a tabela comparativa sobre os tipos de células em um mural do Padlet.

Para finalizar essa situação de aprendizagem como produto os estudantes deverão construir utilizando materiais recicláveis, um modelo de célula animal ou célula vegetal e apresentar aos outros estudantes (presencialmente ou no formato de vídeo que também poderá ser postado no mural do Padlet) elencando as organelas de cada célula e suas respectivas funções, assim como outras características.

Objetivos: Busca-se aprofundar os estudos sobre a morfologia e as estruturas das células, levando os estudantes a pensarem e analisarem as diferenças e semelhanças sobre elas.

Competências e habilidades: - Reconhecer e explicar diferenças entre: células eucarióticas e procarióticas, células animais e vegetais.

- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas.

Estratégia de ensino: Aula expositiva dialogada, análise de imagens, nuvem de palavras, utilização do simulador de microscopia, pesquisa utilizando recursos tecnológicos (celular ou computador) ou até mesmo o livro didático, construção de desenho comparativo, construção de tabela comparativa, utilização de mural virtual, questionamento dos estudantes, seminários ou produção de vídeo e trabalho lúdico.

Recursos: Computador, celular ou tablet, caderno, livro didático de Biologia, internet,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com