TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR.

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

A Política Nacional de Humanização dos serviços de saúde nos leva a pensar a respeito da particularidade de cada instituição/situação e da possível criação de estratégias de enfrentamento dos desafios e otimização das oportunidades. Nessa perspectiva, a Política de Humanização da assistência à Saúde apresenta diferentes parâmetros para a humanização da assistência hospitalar, divididos em três grandes áreas: Acolhimento e atendimento dos usuários, trabalho dos profissionais e lógicas de gestão e gerência.

Com o presente estudo, buscamos encontrar estratégias de humanização da assistência hospitalar passíveis de implementação e/ou aperfeiçoamento no Hospital Unimed, instituição a qual nos inserimos para realização do Estágio Supervisionado II. Consiste numa atividade avaliativa apresentada à disciplina “A gerência do processo de trabalho da enfermagem em rede hospitalar”.

O Ministério da Saúde regulamenta em maio de 2000 o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) e a humanização é incluída na pauta da 11ª Conferência Nacional de Saúde, que se realizou no mês de dezembro do mesmo ano. O PNHAH se destina promover uma nova cultura de atendimento à saúde no Brasil e tem por objetivo principal o aprimoramento das relações entre profissionais, usuários/profissionais e hospital/comunidade (campo das interações sociocomunitárias), com o intuito de promover uma melhoria da qualidade e da eficácia dos serviços prestados por estas instituições. Nos dias de hoje, o Programa assumiu uma perspectiva transversal, constituindo-se numa política de assistência (Humaniza SUS) e não mais um programa específico (DESLANDES, 2004).

Ainda segundo DESLANDES (2004), comumente aplica-se a noção de “humanização” para a forma de assistência que prioriza a qualidade do cuidado “associada ao reconhecimento dos direitos do paciente, de sua subjetividade e referências culturais. Implica ainda a valorização do profissional e do diálogo intra e interequipes”.

Segundo o manual da Política Nacional de Humanização (PNH), alguns parâmetros para a humanização do atendimento aos usuários são:

- Condições de acesso e presteza dos serviços;

- Sistema de marcação de consultas;

- Tempo de espera para atendimento;

-Acesso de acompanhantes e visitas;

- Sistema de internação;

- Sistema de marcação, realização e resultados de exames.

Também deve-se levar em consideração a qualidade das instalações, equipamentos e condições ambientais:

- Adequação/criação de áreas de espera;

- Sinalização das áreas e serviços;

- Instalações físicas e aparência;

- Equipamentos;

- Refeições;

- Meios para efetivação de queixas e sugestões;

- Espaço de recreação e convivência dos pacientes;

Clareza das informações cedidas aos usuários:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com