TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS ANTIBIÓTICOS E ANTI-INFLAMATÓRIOS DE USO HOSPITALAR

Por:   •  1/5/2018  •  Resenha  •  3.277 Palavras (14 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 14

CEEPS – CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ADÉLIA TEIXEIRA

EDNA MARIA DE JESUS

TÉCNICO EM ENFERMAGEM – 4º SEMESTRE

PRINCIPAIS ANTIBIÓTICOS E ANTI-INFLAMATÓRIOS DE USO HOSPITALAR

VITÓRIA DA CONQUISTA

2018

CEEPS – CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ADÉLIA TEIXEIRA

EDNA MARIA DE JESUS

TÉCNICO EM ENFERMAGEM – 4º SEMESTRE

PRINCIPAIS ANTIBIÓTICOS E ANTI-INFLAMATÓRIOS DE USO HOSPITALAR

Trabalho apresentado à disciplina Farmacologia do Curso Técnico em Enfermagem, do CEEPS, como requisito parcial para avaliação semestral.

Professor Clazildo Mello

VITÓRIA DA CONQUISTA

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................  1
  2. DESENVOLVIMENTO.................................................  1
  3. BIBLIOGRAFIA........................................................... 15



1 Introdução

Este trabalho será para descrever os Antibióticos e anti-inflamatórios de uso Hospitalar, contendo o nome genérico, posologia e contra indicação.

2 Desenvolvimento

Antibióticos e anti-inflamatórios são drogas distintas, têm mecanismos de ação diferentes e estão indicados para tratar diferentes problemas. O antibiótico é utilizado no tratamento das infecções enquanto o anti-inflamatório, como o próprio nome diz, é indicado para tratar inflamações. O que é um Antibiótico? O termo bio vem do grego bíos, que significa vida, ser vivo. Tecnicamente, uma droga antibiótica pode ser qualquer substância que extermine organismos vivos. Na prática médica, porém, o termo antibiótico acaba se restringindo a um grupo de fármacos com ação contra bactérias. Os antibióticos são, consequentemente, as drogas indicadas para o tratamento de infecções provocadas por bactérias, como são os casos da pneumonia, meningite, tuberculose, faringite, sífilis, etc. O que é um anti-inflamatório? A inflamação é uma resposta criada pelo nosso sistema imunológico contra agressões. Clinicamente, a inflamação se caracteriza clinicamente pelos seguintes sinais e sintomas: calor, rubor, dor e inchaço. As inflamações podem ter várias origens, entre elas traumas, processos alérgicos, queimaduras, contato com substâncias tóxicas ou invasão por microrganismos.

Os principais Antibióticos de uso Hospitalar são:

a) Penicilinas – A penicilina foi o primeiro antibiótico desenvolvidos sendo os principais derivados são: Amoxicilina, Ampicilina, Azlocilina, Carbenicilina, Cloxacilina, Mezlocilina, Nafcilina, Penicilina, Piperacilina, Ticarcilina. É importante salientar que apesar de serem todas da família da penicilina, a ação entre cada uma é muito diferente, sendo a piperacilina, por exemplo, usada em infecções hospitalares, enquanto a amoxicilina é geralmente indicada para infecções simples das vias aéreas.

b) Cefalosporinas – As cefalosporinas surgiram logo depois da penicilina e apresentam mecanismo de ação muito semelhante a estas. Sendo: Cefaclor, Cefadroxilo, Cefazolina, Cefixime, Cefoperazona, Cefotaxima, Cefotetan, Cefoxitina, Ceftazidima, Ceftriaxona, Cefuroxima, Cefalexina, Cefalotina, Loracarbef. Assim com nas penicilinas, as diferentes cefalosporinas apresentam espectro de ação muito variável, também podendo ser usadas para desde infecções graves, como meningite, até simples feridas de pele.

c) Quinolonas – As quinolonas são muitos usadas para tratar infecções de bactérias originárias do intestino, entre elas, diarréias e infecções urinárias. As novas quinolonas também são eficazes para pneumonias. Sendo: Ciprofloxacina, Enoxacina, Levofloxacina, Lomefloxacina, Moxifloxacina, Norfloxacina, Ofloxacina.

d) Aminoglicosídeos – Os aminoglicosídeos são antibióticos usados na imensa maioria dos casos apenas de modo intra-hospitalar, pois são administrados por via intravenosa. São indicados para infecções graves. Existem algumas formulações para uso tópico ou como colírio. Sendo: Amicacina, Gentamicina, Canamicina, Neomicina, Estreptomicina, Tobramiicna.

e) Macrolídios – Os macrolídios são geralmente usados para infecções das vias respiratórias, muitas vezes em associação com alguma penicilina ou cefalosporina, para acne, clamídia ou, em muitos casos, como substituto da penicilina em pacientes alérgicos. Sendo: Azitromicina, Claritromicina, Eritromicina.

f) Tetraciclinas – As tetraciclinas são atualmente usadas para o tratamento da acne, da cólera, algumas DSTs, e leptospirose. Sendo: Doxiciclina, Minociclina, Tetraciclinas.

g) Outros grupos Aztreonam, Clindamicina, Etambutol, Fosfomicina, Imipenem, Isoniazida, Meropenem, Metronidazol, Nitrofurantoína, Pirazinamida, Rifampicina, Trimetoprim-sulfametoxazol.

Exemplos de antibióticos hospitalares com o seu nome genérico, posologia e contra indicação:

Nome Genérico

Posologia

Contraindicações

Amoxilina - é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à Amoxicilina, como infecções urinárias, de ouvido ou respiratórias, amigdalite, sinusite ou vaginite, em adultos e crianças.

Adultos e Idosos Geralmente, a dose recomendada é de 250 mg, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada para 500 mg, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas. Crianças até aos 10 anos de idade Geralmente, a dose recomendada é de 125 mg, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada para 250 mg, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.

Está contraindicada para pacientes com historial de alergia a antibióticos betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas e para pacientes com alergia à Amoxicilina ou a algum dos componentes da fórmula.


Nome Genérico

Posologia

Contraindicações

Cefaclor - é indicado para o tratamento das seguintes infecções: Otite média, infecções do trato respiratório inferior, infecções do trato respiratório superior, infecções do trato urinário, incluindo pielonefrite e cistite, infecções da pele e anexos, sinusites e uretrites gonocócicas.

Adultos: A posologia habitual é de 250 mg a cada 8 horas. Crianças: A posologia habitual diária recomendada é de 20 mg/kg/dia em doses divididas a cada 8 horas.

Cefaclor é contraindicado a pacientes alérgicos às penicilinas, a outros antibióticos betalactâmicos e às cefalosporinas, e a crianças menores de 1 mês.

Ciprofloxacina - Infecções complicadas e não complicadas causadas por microorganismos sensíveis a ciprofloxacina; trato respiratório; ouvido médio (otite média) e seios paranasais (sinusite); olhos; rins e/ou trato urinário eferente; órgãos genitais, inclusive anexite, gonorreia e prostatite; cavidade abdominal (ex., infecções bacterianas do trato gastrintestinal ou do trato biliar e peritonite); pele e tecidos moles; osso e articulações; sepse.

Dose diária para adultos ciprofloxacina (mg) via oral. Infecção do trato respiratório: 2 x 250 a 500 mg por dia; infecção do trato urinário: aguda: 1 a 2 x 250 mg; cistite em Mulheres antes da menopausa: dose única de 250 mg; complicada: 2 x 250 a 500 mg; gonorreia: dose única de 250 mg; Diarréia - 1 a 2 x 500 mg; outras infecções - 2 x 500 mg; infecções graves com risco de morte - 2 x 750 mg.

Ciprobiot não deve ser usado em casos de hipersensibilidade aos derivados quinolônicos. Ciprobiot não deve ser prescrito a crianças e adolescentes, já que não há dados que assegurem seu uso nesses grupos de pacientes; a não ser na condição de neutropenia febril ou infecções em que a indicação de Ciprobiot suplante os riscos de efeitos indesejáveis.


Nome Genérico

Posologia

Contraindicações

Amicacina - Antibiótico de amplo espectro, ativo contra bactérias gram-negativas. Pseudômonas aeruginosa e estafilococos. - infecções do trato urinário, broncopneumonias, endocardites, septicemias, peritonites.

15 mg/kg/dia, fracionada de 12/12 horas, via intramuscular.

Contraindicada em pessoas alérgicas a amicacina, usar com cuidado em pacientes com insuficiencia renal.

Azitromicina - A Azitromicina é indicada para tratar infeções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina que possam causar infeções nos brônquios, pulmões, nariz, faringe, laringe e traqueia, assim como no tratamento da sinusite, amigdalite e otite. Pode ser usado também para tratar infecções da pele e músculos, doenças sexualmente transmissíveis em homens e mulheres ou cancro na pele causado por bactéria Haemophilus ducreyi.

Dependendo do tipo de doença, a dosagem pode ser de 1000 mg em dose única ou 500 mg, por dia, durante 3 dias. No entanto, a dosagem, tempo de tratamento e adaptação da dosagem a cada pessoa deve ser indicado pelo médico após avaliação dos sintomas e das doenças.

A Azitromicina não deve ser usada em mulheres grávidas ou que estejam a amamentar ou pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.


Nome Genérico

Posologia

Contraindicações

Doxiciclina - Tratamento das infecções causadas por germes sensíveis à doxiciclina e no tratamento e prevenção seletiva de cólera.

O tratamento deve continuar por pelo menos 24 horas após o desaparecimento dos sintomas e febre. Quando usada em infecções estreptocócicas, a terapêutica deve ser mantida durante 10 dias para impedir o desenvolvimento de febre reumática e glomerulonefrite. Sem prescrição médica contrária, as seguintes doses são recomendadas: via oral: adultos e crianças acima de 8 anos e pesando 45 kg ou mais: 200 mg no primeiro dia em duas tomadas a intervalos de 12 horas, seguida de 100 mg por dia em dose única ou fracionada em duas tomadas cada 12 horas ou para infecções mais graves 100 mg cada 12 horas. Crianças acima de 8 anos e pesando menos de 45 kg: 4,4 mg/kg no primeiro dia fracionados em duas tomadas a intervalos de 12 horas, seguida por 2,2 mg/kg diariamente como dose única ou em duas tomadas cada 12 horas; para infecções mais graves, 2,2 mg/kg cada 12 horas. Outras doses podem ser ajustadas de acordo com critérios médicos. Superdosagem: neste caso o tratamento deve ser descontinuado e tratamento sintomático e medidas de suporte instituídas.

A doxiciclina é contraindicada para pessoas com conhecida hipersensibilidade às tetraciclinas ou a qualquer componente do produto e para gestantes, lactantes e crianças menores de 8 anos.


Nome Genérico

Posologia

Contraindicações

Aztreonam - Tratamento das infecções listadas abaixo, quando causadas por microorganismos Gram-negativos sensíveis ao aztreonam. Antes de iniciar o tratamento com aztreonam, deve-se conduzir exames adequados para isolamento dos agentes causadores da infecção e para determinação da sensibilidade ao aztreonam. O tratamento com aztreonam pode ser iniciado empiricamente, antes da disponibilidade dos resultados dos testes de sensibilidade. Em infecções onde há suspeita ou a constatação da presença de patógenos Gram-positivos ou anaeróbios, Azactam deve ser usado junto a outro antibiótico para se obter cobertura apropriada. Infecções das vias urinárias (complicadas e não complicadas) incluindo pielonefrite e cistite (inicial e recidivante) e bacteriúria assintomática. Infecções das vias respiratórias inferiores, incluindo pneumonia e bronquite. No tratamento da exacerbação pulmonar aguda em pacientes com fibrose cística, nota-se geralmente uma melhora clínica.

Azactam Injetável pode ser administrado por via intravenosa ou via intramuscular. Esquema posológico para adultos: infecções das vias urinárias: doses (*) 0,5 ou 1 g; frequência 8 ou 12 horas. Infecções generalizadas moderadamente graves: doses (*) 1 ou 2 g; frequência 8 ou 12 horas. Infecções generalizadas graves ou potencialmente letais: doses (*) 2 g, frequência 6 ou 8. (*) A dose máxima recomendada é de 8 g ao dia. Recomenda-se a via intravenosa para a administração de doses únicas maiores que 1 grama ou para pacientes com septicemia bacteriana, abscessos parenquimatosos localizados (por exemplo, abscessos intrabdominais), peritonites ou em outras infecções generalizadas graves ou potencialmente letais

Pacientes com história de hipersensibilidade ao aztreonam ou a qualquer outro componente da formulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com