TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL Á SAÚDE DA CRIANÇA

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  5.654 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O presente trabalho versa sobre a atuação PAISC-Programa de Atenção Integral á Saúde da Criança. A finalidade do trabalho é falar sobre o programa citado e destacar seus principais pontos como: diminuição de morbimortalidade, objetivos, importâncias, benefícios, diretrizes e finalidades. Sabendo que é de extrema importância focar no desenvolvimento infantil, sendo assim é necessário analisar e avaliar a criança como um todo, biopsicossocial.

Palavras-chave: PAISC, criança, morbimortalidade, desenvolvimento, biopsicossocial.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------1

2- PAISC-PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE DA CRIANÇA-----------------------------------------------------------------------------2

2.1 COMO E QUANDO FOI CRIADO---------------------------------------------2

2.2 COMO FUNCIONA-----------------------------------------------------------------2

2.3 ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM------------------------------------------------3

2.4 OBJETIVO----------------------------------------------------------------------------4

3- CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------5

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-------------------------------------------6

1- INTRODUÇÃO

Através de um sucinto panorama histórico do surgimento e evolução do PAISC-Programa de Atenção Integral á Saúde da Criança, passa-se a ter uma visão de como realmente é o funcionamento deste programa dentro do SUS-Sistema Único de Saúde. O PAISC foi criado em 1984 após a desmembração de outros programas que foram criados anteriores a ele, sabe-se que os programas anteriores também visavam o cuidado com a criança, porém esse não era o único publico alvo, pois não era possível dar atenção somente para as crianças, pois também o programa que existia era voltado para atenção à mulher, sendo assim o atendimento passava ser dividido entre esses dois públicos. E a partir do momento em que foi criado o PAISC, essa atenção e atendimento passa a ser mais centrada para o público de 0 á 5 anos de idade, e centra-se no desenvolvimento de cinco ações básicas de saúde integradas, capazes de responder aos problemas comuns da infância. São elas: Aleitamento materno e Orientação alimentar para o desmame; Assistência e Controle das infecções respiratórias agudas; Imunização; Controle de doenças diarreicas; Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.

2- PAISC-PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE DA CRIANÇA

2.1 COMO E QUANDO FOI CRIADO

A saúde da criança já estava há várias décadas na agenda política do Brasil. Em 1937 foi criado o primeiro programa nessa área, que tinha como objetivo realizar proteção durante a maternidade, infância e adolescência, e esses cuidados eram de responsabilidade do MES (Ministério da Educação e Saúde).

Em 1975 foi criado o Programa Nacional de Saúde Materno-Infantil, a fim de reduzir a morbimortalidade da criança e da mulher.

Em 1983 a Divisão Nacional Materno-Infantil (DINSAMI) criou o Programa de Assistência Integral á Saúde da mulher e da Criança (PAISMC), com o objetivo de desenvolver ações para melhorar as condições de saúde.

Em 1984 houve uma separação, onde o PAISMC foi desmembrado em: Programa de Assistência Integral á Saúde da Mulher (PAISM), e Programa de Assistência Integral á Saúde da Criança (PAISC), as ações do PAISM eram voltadas somente para a saúde da mulher, enquanto o foco do PAISC era a saúde da criança. E foi nesse ano de 1984 que aconteceu a criação do PAISC-Programa de Atenção Integral á Saúde da Criança.

2.2 COMO FUNCIONA

PAISC- Programa de Atenção Integral á Saúde da Criança funciona com enfoque nas ações básicas de saúde, fazendo acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, aleitamento e orientações para o desmame, teste do pezinho, controle de doenças diarreicas, de infecções respiratórias agudas e de doenças que se podem prevenir por imunização. Em consequência disso, sabe-se que as diretrizes trabalham mais de forma preventiva diminuindo o índice de morbimortalidade infantil, incluindo assim todos os cuidados necessários para as crianças que são atendidas pelo programa. Caso necessário à criança pode ser atendida por dentistas, psicólogos, entre outros profissionais. O programa realiza a promoção e prevenção à saúde e tem o compromisso de prever a qualidade de vida para que a criança possa ter um bom desenvolvimento. Normalmente essa assistência é dada para crianças com até cinco anos de vida.

2.3 ATUAÇÃO DE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com