TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DA OFICINA DE HANDEBOL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL CIDADESCOLA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  19/7/2021  •  Monografia  •  8.737 Palavras (35 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1]

André de Souza Caetano

OS BENEFÍCIOS DA OFICINA DE HANDEBOL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL CIDADESCOLA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Presidente Prudente

2019

André de Souza Caetano

OS BENEFÍCIOS DA OFICINA DE HANDEBOL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL CIDADESCOLA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, para obtenção do título de Bacharel em Educação Física

Orientador: Prof. Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho

Presidente Prudente

2019


[pic 2]

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos os meus familiares, minha mãe Circelia dos Santos Pereira de Souza Caetano, meu pai Marino Teixeira Caetano e minhas irmãs Amanda e Aline. Foram de extrema importância, dando a força e sustentação, longe ou perto, nos momentos fáceis e difíceis, de erros e acertos, para que eu pudesse firme na caminhada até o final. Suportaram a carga imposta por esses longos anos de estudo e que agora vibram com minha vitória. Eu amo muito vocês.

Gostaria de deixar claro que não são alguns parágrafos de agradecimentos que vão expressar minha gratidão a todos que contribuíram para essa conquista de alguma forma. Deixo meu obrigado a todos que estiveram diretamente envolvidos no crescimento pessoal e profissional desde o começo dessa grande jornada. Agradeço ao Prof. Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho pela orientação do trabalho, por auxiliar e dar forma ao trabalho, pela paciência e principalmente, por abraçar esse projeto sobre o esporte que é uma das paixões de minha vida, o Handebol. Sou grato aos professores que compuseram a banca avaliadora, Professora Dra. Camila Buonani da Silva e Professor Dr. Rodrigo Lima Nunes estes que dispuseram de seu tempo para participarem do desfecho e dar a contribuição a este trabalho. Agradeço ao Professor Péricles Jr. pela confiança me fornecendo a oportunidade de trabalhar com a iniciação esportiva do handebol, com as crianças da educação municipal. Agradeço a todos os funcionários, gestores e alunos da Escola Municipal Prof.ª Vilma Alvares Gonçalves pela parceria ao longo do ano. Agradeço também a todo corpo docente do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente - SP. Em conjunto a isso saúdo a todos os profissionais da FCT-Unesp, que com sua estrutura permitiu consolidar mais uma etapa de minha vida. Gostaria de lembrar aos meus amigos e colegas que foram indescritíveis a convivência e o crescimento mútuo que tivemos durante esse longo período. Muitos trabalhos, aprendizados e desenvolvimento de atividades que proporcionaram um grande crescimento pessoal e profissional.


RESUMO

 

Quando se fala em iniciação esportiva, muitas vezes, o cenário que pode se destacar na concepção do ouvinte é desenvolvimento da criança para torná-la um futuro(a) atleta olímpico(a). Porém, a iniciação esportiva deve desenvolver a criança por completo, ou seja, nos aspectos cognitivo, motor, emocional e social, tanto no esporte escolar como no de alto rendimento. A prática esportiva, quando adequadamente orientada pelo professor na escola, poderá proporcionar situações diversas que, certamente, tornar-se-ão imprescindíveis ao processo de construção de sujeitos sociais mais conscientes, melhores preparados para viver sua cidadania e construir uma sociedade melhor para todos.  O objetivo do presente projeto é avaliar, através de questionário, a contribuição psicossocial que a oficina de handebol do programa de ensino integral Cidadescola proporciona aos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Prof.ª Vilma Alvares Gonçalves, e identificar se houveram mudanças nas perspectivas de futuro dentre os alunos participantes da oficina. 20 alunos foram submetidos a um processo de treinamento e a um questionário avaliativo, porém no dia da aplicação, 4 alunos não compareceram. O treinamento ocorreu no período de 7 meses e posteriormente foi aplicado uma avaliação através de questionário com objetivo de identificar os benefícios da prática para o desenvolvimento psicológico dos sujeitos. Dos dados encontrados, 87,5% reconheceram qualidades individuais que ajudam a equipe, 81% dos alunos responderam que gostariam de continuar a prática do handebol fora da escola Podemos afirmar, que o handebol como esporte coletivo, cria as condições para o desenvolvimento multilateral dos seres humanos e que o papel desse importante objeto cultural, o esporte, volta-se para a realização dos seres humanos e, nesse sentido, nosso papel como professores de educação física assume importância fulcral na nossa sociedade.

A valorização do trabalho do professor de educação física com modalidades desportivas a apropriação do handebol como um objeto essencial da cultura corporal de movimento é uma atividade educativa vital para as crianças e jovens na escola.  

 

Palavras-chave: Iniciação esportiva. Handebol. Ensino fundamental. Projeto cidade Escola. desenvolvimento psicológico.


LISTA DE FIGURAS

Gráfico 1 - A quanto tempo conhece o handebol?        22

Gráfico 2 - O que mais gostou ao participar da oficina de handebol?        23

Gráfico 3 - O que não gostou da oficina de handebol?        24

Gráfico 4 - O que aconteceu de mais importante na oficina de handebol?        25

Gráfico 5 - O que você aprendeu na aula de handebol?        26

Gráfico 6 - Como a oficina de handebol te ajudou com os colegas de sala?        27

Gráfico 7 - Como a oficina de handebol te ajudou com a professora?        28

Gráfico 8 - Como a oficina de handebol te ajudou em casa?        29

Gráfico 9 - O que você está sentindo sabendo que irá participar de um campeonato de handebol?        30

Gráfico 10 - O que você que precisou aprender para jogar o campeonato?        31

Gráfico 11 - Quais características suas vão ajudar a equipe a vencer o campeonato?        32

Gráfico 12 - O que mudou em você após a oficina de handebol?        33

Gráfico 13 - No que você melhorou após a oficina de handebol?        34

Gráfico 14 - O que o handebol mudou em sua vida?        35

Gráfico 15 -Você gostaria de treinar handebol fora da escola?        36

Figura 16 – Premiação Festival de Handebol........................................................59


LISTA DE TABELAS

Tabela. 1 - Questionário Avaliativo        21

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (733 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com