TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE EVENTOS NA UNIDADE DE SAÚDE

Por:   •  19/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE EVENTOS NA UNIDADE DE SAÚDE

Grupo: Aloma Guedes, Joana Paula, Lucas Ihan, Raiane Magalhães, Valdinéia Caetano

Supervisora: Andréia Vieira

Campo de Estagio: UBS Paraiso

Disciplina: Estágio Supervisionado I em Rede Básica

INTRODUÇÃO

A cada ano, mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica no País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse tipo de violência, apesar de sistêmica, tem sido combatida com a defesa do direito das mulheres.

A Lei do Feminicídio, por exemplo, colocou a morte de mulheres no rol de crimes hediondos e diminuiu a tolerância nesses casos. Mas, talvez, a mais conhecida das ações seja a chamada Lei Maria da Penha. O projeto foi construído pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), em conjunto com grupos da sociedade civil.

OBJETIVO

        O objetivo do presente projeto é conscientizar a população feminina local de abrangência da unidade, sobre a importância de manter vigilância aos abusos domésticos por seus parceiros entre outros e disseminar informação sobre denuncia e penas do abuso contra mulher.

JUSTIFICATIVA

O Brasil ocupa hoje o 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica e, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tramitam no Judiciário cerca de 900 mil processos sobre o tema, sendo 10 mil deles sobre casos de Feminicídio (crime de morte envolvendo uma mulher pelo fato de ser mulher, uma questão de gênero). Segundo dados da Secretaria de Governo do governo Federal, 15 mulheres são mortas por dia pelo fato de serem mulher. Por ano, 500 mil mulheres são vítimas de estupro e estima-se que apenas 10% dos casos chegam à polícia.

Assim, faz-se necessária a conscientização desse grupo sobre seus direitos e cuidados a serem desenvolvidos com relacionamentos abusivos.

METODOLOGIA

        Para aplicação do projeto foi convidada a participar como palestrante a advogada Cátia Guimarães, professora e coordenadora do curso de direito da UniFG. Os alunos prepararam um vídeo que foi apresentado aos ouvintes presentes, onde relatou a vivencia de mulheres em relacionamentos abusivos. Após as mulheres oram convidadas a se expressar através de dúvidas ou relatos vividos. Para finalizar foi declamada uma mensagem de apoio a classe feminina e oferecido um coffe break a participantes e organizadores. A organização do evento contou com a ajuda da equipe da unidade onde é realizado o estágio.

RESULTADOS ESPERADOS

        Espera-se que a população participante se conscientize sobre a importância de procurar seus direitos, bem como repassar as informações obtidas a população em geral. Espera-se também que através desta intervenção, mulheres que passam por essa situação se sintam motivadas a mudar a situação vivida

CONCLUSÃO

        O evento foi de grande valia para a comunidade e pessoas envolvidas, pois contribuiu para captação de informação da população atendida e identificar possíveis casos de agressão, bem como intervir de forma ética para prevenir males futuros. Além disso, proporcionou aos alunos envolvidos vivencia pratica de organização de evento para comunidade atendida, assim como também como lidar com possíveis questões éticas em enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (71.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com