TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de unidades produtivas

Por:   •  8/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.108 Palavras (17 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

CAMPUS TRÊS LAGOAS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PROJETO DE UNIDADES PRODUTIVAS

“ESMALTERIA”

Gerente: Júlia da Silva Greve
Felipe R. A. Nascimento de Oliveira
Tatiane Fernanda Ventura

TRÊS LAGOAS

2018

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
  1. Tipo de Empresa

A empresa projetada é uma prestadora de serviço, classificada como microempresa devido a sua rentabilidade anual e número de funcionários, do ramo da beleza e estética, mais especificamente uma esmalteria, ou seja, um local onde os clientes podem ir fazer as unhas, sem a necessidade de agendamento prévio, um serviço rápido, perfeito principalmente para o público feminino, que trabalha e tem um cotidiano corrido, mas pode passar a qualquer momento na empresa para fazer o serviço referente a unhas.

  1. Mix de produtos/serviços

A esmalteria tem como mix de serviços ofertados, as unhas tradicionais e as unhas com a tecnologia de gel.

As unhas tradicionais acabam sendo o serviço principal, pois tem maior índice de demanda, visto que as unhas em gel ainda não são tão populares no mercado estético brasileiro, por isso ganham a posição secundária dentro do mix de serviços ofertados pela esmalteria.

  1. Localização

Algumas questões básicas são cogitadas quando se pensa na melhor localização da unidade projetada, como por exemplo, se é melhor a unidade estar perto da fonte de matéria prima ou da mão-de-obra, ou ainda do mercado consumidor. No caso do projeto da esmalteria, descartaram-se os primeiros questionamentos, pois se tratando do ramo do negócio e da empresa ser uma prestadora de serviços sabe-se que o ideal é estar perto do mercado consumidor.

Decidido que a instalação deve estar perto do mercado consumidor, ou seja, sabendo-se que deverá estar dentro do perímetro urbano do município de Três Lagoas, resta agora a decisão da localização exata da empresa. Para isso usa-se da ferramenta de Ponderação Qualitativa (Tabela 1), onde são escolhidas opções de locais e atribuídos a elas pesos e critérios de pontuação, onde o local com maior somatório de pontos é eleito como a melhor localização possível para a esmalteria.

Para escolha do local da empresa foram cogitados três locais, no caso, três bairros possíveis para localização do imóvel a ser locado.[a] 

Local 1

Local 2

Local 3

Critério

Peso

CENTRO

VILA NOVA

INTERLAGOS

Valor aluguel

5

5

6

8

Dimensão

2

9

8

4

Proximidade do centro

3[pic 1]

9

6

5

PONTUAÇÃO

70

64

63

Tabela 1: Ponderação Qualitativa para escolha do local da Esmalteria.
                
Fonte: Autoria própria.

A maior pontuação levou a decisão de locação de um imóvel no centro do município de Três Lagoas, analisando o site de imobiliárias locais o imóvel (Figura 1) com melhor custo/benefício que poderia ser escolhido seria na Av. Antônio Trajano (Figura 2) próximo a igreja matriz da cidade.

[pic 2]     [pic 3]

Figura 1: Imóvel a ser locado.                      Figura 2: Localização.
Fonte: Sol Imóveis.                                       Fonte: Google Maps.

  1. Tecnologia empregada

A cerca das unhas tradicionais oferecidas na Esmalteria, não há uso de nenhuma tecnologia envolvida. O serviço é feito através de ferramentas tradicionais de manicures que serão listadas no Tópico 4 deste relatório.

Entretanto, a unha de gel, utiliza-se da tecnologia da “cabine de led” (Figura 3), onde é emitida a luz ultravioleta que fixará o gel de maneira correta na unha do cliente. A cerca de tecnologia esse seria o mais investimento, como investimento secundário tem-se a compra e uso de um software para controle de caixa e gerenciamento interno de estoque.

[pic 4]
Figura 3: Cabine com radiação ultravioleta.
Fonte: Google Imagens.

  1. DESCRIÇÃO DO MERCADO
  1. Demanda

A demanda da esmalteria foi baseada em uma pesquisa feita pelo Data Popular (2013), onde foi concluído que 29% das mulheres brasileiras visitam esmalterias ou salões pelo menos duas vezes por mês.

Considerando que a população feminina de Três Lagoas entre 20 a 54 anos corresponde a 27.497 habitantes, as esmalterias e salões recebem em média 7.974,13 mulheres ao ano, o equivalente a uma demanda de 22 mulheres por dia.

  1. Concorrentes

A cidade de Três Lagoas já possui algumas esmalterias (Figura 4), assim, os concorrentes encontrados são as próprias esmalterias e os salões de beleza já existentes, além de manicures e pedicures autônomas.

A seguir pode-se observar os maiores concorrentes que se encontram nas proximidades do local escolhido para a nova esmalteria.

[pic 5]

Figura 4: Salões e Esmalterias já existentes em Três Lagoas nas proximidades do local da nova esmalteria.

Fonte: Adaptado do Google Maps.

  1. Logística de Distribuição

Devido às esmalterias oferecerem serviços com necessidade presencial do seu cliente, não há canais de distribuição. O serviço se restringe apenas no cliente chegar ao local de atendimento e receber o determinado serviço no próprio estabelecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (788 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com