TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO – UBS ALVORADA

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – TARDE

ALUNA: REGIANE MARTINS FELIPE

RESUMO DO PROJETO DE INTERVENÇAO – UBS ALVORADA

PACATUBA-CE.

2017

1 INTRODUÇÃO

 Segundo Brasil (2012), a diarreia consiste em uma alteração intestinal, com perda de água e eletrólitos, e os sintomas clínicos da se pelo aumento do número de evacuações ou pela diminuição da consistência das fezes. Pode também vir associado com vômitos e náuseas, tornando assim uma doença de notificação.

O autor ainda afirma que ela é uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil nos países em desenvolvimento. Trazendo consigo uma série de problemas para a criança, como a desnutrição e a desidratação, podendo levar até a morte.

No Brasil, mais especificamente no Nordeste, boa parte da população vive em condições precárias, fortalecendo ainda mais o surgimento de casos de diarreias em crianças menores de cinco anos, constituindo um grave problema de saúde pública.

Durante meu estágio na UBS José Batista Leandro, situado no município de Pacatuba-Ce, observei a procura de mães para atendimento de seus filhos cuja queixa era diarreia. Além da observação nas consultas de enfermagem, foi verificado a situação epidemiológica do município, com base nos últimos boletins de Monitorização de doenças diarreicas agudas (MDDA) de 2016, ocorreram 477 casos, deste 109 fazem parte da faixa etária de 0 a 5 anos.

Uma das possíveis causas alta incidência de casos de diarreia entre crianças menores de 05 anos deve está relacionados ás mudanças climáticas, aos hábitos de higiene inadequados, á falta de informação, ao grau de instrução da mãe, á má alimentação e ao desmame precoce.

E o papel da enfermagem é fundamental no que tange a diminuição dos casos de diarreias agudas em crianças menores de 05 anos. Realizando práticas educativas, juntamente com as gestante para incentivar o aleitamento materno, diminuindo o desmame precoce e com as mãe das crianças, incentivando o uso de terapia de reidratação oral (TRO).

Assim, a presente pesquisa justifica seu interesse em realizar intervenções educativas junto ás mães de crianças menores de 05 anos e as futuras mamães que estão fazendo pré- natal, todas residentes na comunidade atendida pela UBS Alvorada.

Dentro de todo o contexto a ser apresentado, o trabalho buscará intensificar de forma clara e sucinta apresentar as intervenções educativas realizadas com ás mães de crianças menores de 05 anos e as futuras mamãe que estão fazendo pré- natal. As informações trazidas poderão subsidiar planejamento e ações preventivas para outra equipes de saúde família.

2 OBJETIVOS

 2.1 Objetivo geral

Apresentar as intervenções educativas realizadas com ás mães de crianças menores de 05 anos e as futuras mamãe que estão fazendo pré- natal.

3 METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência vivenciada na Estratégia Saúde da Família no município de Pacatuba no contexto da Unidade Básica de Saúde do Alvorada. A intervenção foi realizada no período de 09 á 16 de maio tendo como facilitadores os autores deste trabalho.

A intervenção consistiu em práticas educativas junto ás mães de crianças menores de cinco anos e ás futuras mães que estão fazendo pré-natal, todas residentes na comunidade atendida pela UBS. Bem como o treinamento das ACS para o fortalecimento das orientações nos domicílios. Utilizou-se de metodologias como roda de conversa e foi produzido também um banner de fácil linguagem de acordo com as bibliografias estudadas, explicando como se dava a doença, suas causas, alimentação sugerida e o plano A e B que são realizados nos casos da doença, bem como ensinando como fazer o soro caseiro e a diluição correta do soro oral distribuído pelas UBS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com