TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PACIENTES DE CLÍNICA MÉDICA

Por:   •  5/10/2019  •  Artigo  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PACIENTES DE CLÍNICA MÉDICA

INTRODUÇÃO

Uma intervenção de enfermagem é considerada como: “ações realizadas em resposta a um diagnóstico de enfermagem com a finalidade de produzir um resultado de enfermagem” (CONSELHO INTERNACIONAL..., 2011).

Como o evento de quedas é muito frequente nos ambientes hospitalares e que autores relatam que a taxa intra-hospitalar varia de 3 a 13 por pacientedia/1000 (CHEN; CHIEN; CHEN, 2009), é importante que o enfermeiro participe dos programas de prevenção de quedas com intervenções atualizadas e eficazes para reduzir o incidente.

Em um estudo realizado na região centro sul do Estado de São Paulo, no periodo de 2004 a 2006 foram registrados 80 boletins sobre o incidente de quedas. Nestes boletins 55% foram de quedas do leito, em seguida 38,8% de quedas da própria altura (PAIVA; PAIVA; BERTI, 2010).

Em outro estudo realizado na região sul do Brasil, mostrou que foi encontrado 18 prontuários de pacientes com 60 anos e mais idade que deram entrada no hospital por motivo de quedas. As autoras elaboraram uma proposta de ação de enfermagem para as necessidades emergentes (FREITAS et al., 2011).

Os programas de prevenção de quedas realizados em ambientes hospitalares são constituídos por intervenções individuais e multifatoriais. Encontrou-se estudos randomizados que utilizaram em seus programas, intervenções individuais que não mostraram significativa redução de quedas nesses contextos (DONALD et al., 2000; HAINES; BELL; VARGHESE, 2010). O mesmo resultado foi encontrado com as intervenções multifatoriais (CUMMING et al., 2008; HEALEY et al., 2004; STENVALL et al., 2007; VASSALLO et al., 2004a).

A sociedade geriátrica americana e a sociedade geriátrica britânica consideram que os equipamentos como protetores de quadril, grades de cama, posição baixa do leito e alarmes de saída de cama ainda não foram confirmados como intervenções eficazes para prevenção de quedas e lesões de pacientes (AGS/BGS, 2011; ANDERSON; BOSHIER; HANNA, 2011).

O mesmo é valido para os instrumentos de avaliação de risco de quedas e as estratégias de prevenção, pois, apresentando pouco progresso na redução de taxas de quedas (KRAUSS et al., 2008; OLIVER; HOPPER; SEED, 2000). Segundo Degelau et al. (2012) afirmaram a avaliação de risco de quedas, e à implementação de intervenções são inconsistente, inclusive à falta de comunicação do risco do evento ou de assistência adequada aos pacientes de risco elevado.

2.1 Tema

Proposta de intervenção de enfermagem para prevenção de quedas em pacientes de clínica médica

1.2 Objeto

Quedas e risco de lesões em ambientes hospitalares

1.3 Objetivo

1.3.1 Geral

Elaborar uma proposta de intervenções de enfermagem para prevenção de quedas em paciente de clínica médica a partir da literatura.

1.3.2 Específico

-Identificar as intervenções de enfermagem para prevenção de quedas em pacientes de clínica médica;

-Entender a importância de conhecer as intervenções para melhorar o atendimento prestado.

1.4 Problema

Quais intervenções de enfermagem para prevenção de quedas em pacientes de clínica médica podem ser listadas a partir da literatura?

1. 5 Justificativa

Essa temática desperta atenção, pois acredita-se que selecionando as intervenções mais frequentes em um grupo específico de pacientes, o enfermeiro poderá desenvolver e refinar o seu atendimento ao cliente e poderá também alimentar bancos de dados dos computadores para uma análise futuras dos cuidados prestados pela enfermagem.

1. 6 Relevância

A relevância está na contribuição para a prática de enfermagem com um rol de intervenções de enfermagem para prevenção de quedas em pacientes de clínica médica facilitando assim o direcionamento do cuidado no ambiente hospitalar e colaborando com a padronização da linguagem de enfermagem.

2. REVISÃO DE LITERATURA

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE® ) foi publicada pelo Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE) em 1996. A CIPE® vem sendo utilizada em vários países, inclusive no Brasil. A finalidade da classificação é de estabelecer uma padronização na linguagem de enfermagem mundialmente, de forma que essa represente os conceitos e a prática da profissão (NÓBREGA, 2011).

Atualmente a classificação encontra-se disponibilizada na versão CIPE® 2011 com 5.148 conceitos, cuja maioria inclui diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem (NÓBREGA, 2011).

Segundo Lee e Lee (2006), ao identificar intervenções de enfermagem por meio de uma linguagem padronizada, pode-se ver o que a enfermagem faz, o que ela representa e o seu papel diante dos sistemas de saúde.

Um estudo realizado em uma das clínicas de um hospital escola do município de João Pessoa/Paraíba mostrou que foi possível melhorar o direcionamento das ações de enfermagem e da qualidade da assistência a pacientes com pênfigo vulgar utilizando a CIPE® (FERREIRA, et al., 2013).

Outro estudo mostrou que de 12 intervenções de enfermagem mais significativas utilizando a taxa de utilização, seis delas foram inversamente associadas com quedas quando o paciente está internado são elas: cuidados com a úlcera por pressão; tratamento da dor; alimentação por sonda enteral; administração de medicamentos; manutenção da saúde bocal. E seis foram positivamente associadas com quedas como: preparação para a dieta; projeções de saúde; monitoramento neurológico; restrições; controle do humor; controle de náusea (TITLER et al., 2011).

3 METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, nas bases de dados MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), e LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Os descritores utilizados serão “acidentes por quedas” and “intervenções de enfermagem” and “hospitalização” and “prevenção de quedas” e os medical subject headings (MeSH) serão “acidental falls” and “nursing intervention” and “hospitalization”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com