TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parasitologia

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]FESAR- Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida  

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO À SAÚDE NO COMBATE AS PARASITOSES INTESTINAIS: Cryptosporidium parvum

CAMARGO, Caroline Macedo; LOBO, Eloah de Oliveira1; ARANTES, Nayza Dourado2; SILVA, Valquiria de Jesus3

INTRODUÇÃO:

A CRIPTOSPORIDÍASE é uma doença causada pelo Cryptosporidium parvum, que atinge as células epiteliais das vias gastrointestinais, biliares e respiratórias do homem.

OBJETIVO:

Orientar a população através de palestras educativas à conscientização sobre Educação Ambiental e Higiene na busca de prevenção das doenças parasitárias.

DISCUSSÃO:

Infecção causada por protozoário coccídeo, parasito reconhecido como patógeno animal. É responsável por diarréia esporádica em todas as idades, diarréia aguda em crianças e a diarréia dos viajantes. Em indivíduos imunocompetentes, esse quadro é auto-limitado, entre 1 e 20 dias, com duração média de 10 dias. Em imunodeprimidos, particularmente com infecção por HIV, ocasiona enterite grave, caracterizada por diarréia aquosa, acompanhada de dor abdominal, mal-estar, anorexia, náuseas, vômitos e febre. Esses pacientes podem desenvolver diarréia crônica e severa, acompanhada de desnutrição, desidratação e morte fulminante. Nessa situação, podem ser atingidos os pulmões, trato biliar ou surgir infecção disseminada.  O homem, o gado e animais domésticos são reservatórios desse protozoário. O modo de transmissão ocorre pela via fecal-oral, de animais para o homem ou entre pessoas, pela ingestão de oocistos, que são formas infecciosas e esporuladas do protozoário.

CONCLUSÃO:

Estratégia de promoção e prevenção no combate as parasitoses intestinais, enquanto acadêmicos, nos permite perceber a grande importância do profissional de enfermagem no comprometimento com a ética e constante capacitação da população bem como dos profissionais de saúde a respeito da importância da educação ambiental e das medidas de prevenção.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: aspectos clínicos, de vigilância epidemiológica e de controle - guia de bolso/elaborado por Gerson Oliveira Pena et al. - Brasília: Ministério da Saúde: Fundação Nacional de Saúde, 2000. 49 p.

Acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem – 4° Período – FESAR- Redenção- PA, 2014.

Prof° Orientador Esp. Anderson Brito

                 Parasitologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com