TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Nacional de Vacinação

Por:   •  24/7/2021  •  Seminário  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

Referencial teórico

O programa Nacional de Imunizações (PNI) é elaborado pelo Ministério da Saúde e tem como finalidade definir o calendário de vacinações obrigatórias de forma estruturada, é instituído pela lei 6.259 de 30 outubro de 1975, e reconhecido mundialmente pelo sucesso. "É uma referência internacional de política pública de saúde, fornecendo acesso gratuito à população a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)” (BRASIL 2021).

Como bem nos assegura Brasil  (2021), pode-se dizer que a utilidade do  Programa Nacional de Imunização (PNI) esta visível  nos  resultados  atuais, que comprovam o  um controle das doenças  imunopreveníveis. Neste contexto, fica claro que hoje temos como exemplo a extinção do sarampo, o tétano neonatal e o gerenciamento da difteria, coqueluche, febre amarela caxumba e outras. .

Segundo SES (2021)  a vacinação  pode ser conceituada como   uma das  medidas fundamentais de se prevenir e imunizar contras doenças. Então, é preciso assumir que ação de vacinar é o processo de adquirir uma proteção e resistência contra as enfermidades que são infecciosas. Certamente se trata da imunidade que na verdade consiste em um estado de resistência vinculado aparecimento de anticorpo. 

 O Guia pratico de imunizações para trabalhadores da sala de vacinação (SES, 2021, p.5) conceitua vacina como:

[...] preparações contendo microrganismos atenuados ou inativados ou suas frações, possuidoras de propriedades antigênicas. Induzem o sistema imunológico a produzir anticorpos. Imunoglobulinas: já contém os anticorpos necessários para combater uma doença ouintoxicação e podem se apresentar na forma homóloga (origem humana) ou heteróloga (origem animal).

Conforme Guia Brasil (2021) As vacinas podem ser vivas atenuadas, e inativas. As vivas atenuadas patógeno nocivos a saúde e produzidos de maneiras variadas nas culturas de atenuação, repete-se as doses para falhas da vacinação anterior e as não vivas são paralisadas por meio de procedimentos químicos, físicos ou controle genético precisa ter vários reforços para que se tenha uma boa imunidade.

Como bem nos assegura SBIM (2020) as coberturas vacinas no Brasil são programadas e obedecem o calendário de vacinação  como consta o gráfico abaixo:  

Figura 1: Calendário de vacinação do nascimento á terceira idade.

[pic 1]

    Fonte: SBIM 2021

Conforme imagem acima o calendário Nacional de vacinação atinge a todas idades, raças sexos ou etnia são disponibilizadas 19 vacinas para mas 20 enfermidades, começa  ainda na fase de recém-nascido e vai se estendendo nas demais idades. Por meio deste calendário é possível saber as vacinas a serem tomadas de acordo com a idade atendendo a diferentes publico alvos.

Uma das ações fundamentais da saúde é a imunização, pois evita a mortalidade é comprovado a sua eficácia. Como bem nos assegura Santos (2018), agentes comunitários de saúde ao realizar o seu trabalho de integração com as famílias por meio de visitas domiciliares, torna-se um veículo de comunicação, orientação e prevenção, pode-se dizer que o trabalho dos (ACS) tem acesso a informações além de criar um vinculo com as famílias da sua microáreas. Neste contexto, fica claro que existe uma facilidade para instruir as famílias com prevenção das doenças e no processo de imunização.

Pode-se dizer que as falta de imunização tanto as crianças, como adulto acontece por falta de orientação. Neste contexto, para Sá (2017) Agente comunitário de saúde pode orientar no seu trabalho com as famílias a atualização do cartão de vacina para ver se esta de acordo com o calendário da vacina instruir a família da necessidade da vacina e seus benefícios, divulgação do esquema de vacinação, fica claro que o trabalho dos (ACS) é de grande importância. O mais preocupante, contudo, é constatar que muitas crianças não são vacinadas por falta de acesso  aos serviços de saúde, outras comparecem ao serviço e não são vacinadas, seja por não estar na data estabelecida ou por fata de materiais e apesar das campanhas muitas não tem informação necessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (568.2 Kb)   docx (503.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com