TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Melasma

Por:   •  8/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------------------------4

2- DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------------------------------4

2.1- TIPOS DE MELASMA-------------------------------------------------------------------------------------------4

2.2- FATORES QUE CAUSAM O MELASMA--------------------------------------------------------------------5

2.3- FATORES DE RISCOS------------------------------------------------------------------------------------------5

2.4- SINTOMAS DO MELASMA-----------------------------------------------------------------------------------6

2.5- TRATAMENTO--------------------------------------------------------------------------------------------------6

2.6- PREVENÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------------------7

3- CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------------------------7

4- REFERÊNCIA-------------------------------------------------------------------------------------------------------8

5- ANEXO A: DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO------------------------------------------9

6- ANEXO B: GRÁFICOS OBTIDOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO-------------------------------------10

1- INTRODUÇÃO 4

Neste trabalho falaremos sobre a doença melasma a qual atinge principalmente mulheres, e muito importante, pois se trata de um problema que afeta de forma profunda a estética do rosto e consequentemente a auto-estima feminina. Melasma é uma dermatose comum que altera a cor da pele normal e resulta do aumento da atividade dos melanócitos. A palavra melasma (melas) é derivada do grego que significa negro. É caracterizada por máculas acastanhadas, de intensidades diferentes, em áreas expostas, especialmente na face, fronte e têmporas. Serão estudados ainda os tipos de melasmas, a manifestação clínica, os fatores que causam o melasma, prevenção e o tratamento, contudo as pessoas que passam por esse problema tem a oportunidade de fazer tratamentos que podem ajudar a melhorar a aparência das manchas. Tem como objetivo mostrar os motivos que facilitam o surgimento desta dermatose, como prevenir e trata-las por profissionais dermatologistas e técnicos em estética .

2- DESENVOLVIMENTO

Melasma é um distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Ocorre mais frequentemente em mulheres. Acontece em cerca de dez por cento nos homens. Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma. Melasma é uma consequência de aumento de melanina na pele. Clinicamente o melasma se caracteriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.

Tipos de melasma

Melasma em definição simples, são manchas escuras na pele, principalmente no rosto a vários fatores internos e externos. Existem três tipos de melasma que, de acordo com a profundidade em que se localiza o pigmento na pele, determina o tipo de melasma, podem ser:

-Epidérmico - mais superficial e que responde melhor ao tratamento; -Dérmico - mais profundo e de tratamento difícil; -Misto - quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme e em outras regiões. O diagnostico de profundidade do melasma é feito utilizando a lâmpada de WOOD.

FATORES QUE CAUSAM O MELASMA 5 Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez. A maior parte das pessoas com melasma possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, embora também suspeita-se que o calor seja um fator subjacente. É mais comum em mulheres, aproximadamente 90% dos casos, e àquelas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de apresentar a doença. São diversos os fatores que podem desencadear o surgimento do melasma, dentre eles:  Exposição ao sol, pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina). Apenas uma pequena quantidade de exposição solar pode fazer com que o melasma retorne, mesmo em uma pessoa que já o tratou anteriormente, e essa é uma das principais razões de porque os casos aumentam no verão.  Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide  Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma.

FATORES DE RISCOS

São vários e diversos os fatores que aumentam o risco da pessoa contrair melasma, entre eles:  Ser mulher, pois elas representam aproximadamente 90% do total dos casos de melasma conhecidos  Ter um tom de pele mais escuro, como as africanas e afrodescendentes, indianas, hispânicas e asiáticas, pois são mais propensas a contrair melasma por possuírem mais melanócitos ativos para a produção de melanina (pigmentação da pele)  Estar gestante também contribui devido às alterações hormonais  Algum familiar direto já ter tido melasma  Altas temperaturas, exposição ao sol e período de verão

SINTOMAS DO MELASMA 6 Os sintomas do melasma são escurecimento de áreas da pele expostas ao sol, majoritariamente no rosto. As cores variam de acordo com o tom de pele da pessoa e o formato é irregular e, normalmente, simétrico, sendo igual dos dois lados do rosto.

TRATAMENTOS Os tratamentos para melasma variam, mas é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta e a luz visível, além de procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais. Para iniciar o tratamento é necessário cuidar da proteção contra os raios solares, e, para isto, se deve aplicar um bom protetor solar com fator de proteção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com