TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros socorros

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Intoxicação alimentar                                        

A intoxicação alimentar é causada por ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias (ex: Salmonela, Shigella, E. coli, Staphilococus), vírus (Rotavirus) ou até mesmo por componentes tóxicos encontrados em alguns vegetais (ex: comigo-ninguém-pode, mandioca brava etc). Os casos mais comuns de se encontrar são os de ingestão de alimentos contaminados ou até mesmo estragados.

 Os sintomas mais comuns são encontrados nas vitimas são: diarréia, náusea, vômitos, febre, sono, confusão mental, convulsão, mudança na cor dos lábios, cheiros estranhos no corpo ou na boca e dor abdominal.

Como socorrista você deve tentar descobrir a fonte da intoxicação, provocar o vomito na vitima, deixar a vitima evacuar e vomitas quantas vezes forem necessárias, feito isso, tente acalmá-la e à coloque em repouso. Após 20 minutos de vomito, oferecer, água, água de coco, soro, para garantir o equilíbrio eletrolítico do corpo e evitar que a vitima se desidrate.

              [pic 1]                      [pic 2]

Intoxicação dérmica

Por ocorrer por contato com produtos químicos utilizados em na limpeza domestica ou em laboratórios.

Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, olhos irritados, machas na pele, temperatura da pele aumentada e coceira.

Como socorrista você deve remover as roupas contaminadas, lavar o local com água corrente e sabão, se tiver atingido os olhos, lave com bastante água por 15 minutos e cubra com pano limpo. Procurar saber por quanto tempo a vitima ficou em contato com a substância tóxica.

                                [pic 3]

Intoxicação medicamentosa

Geralmente ocorre por ingestão de medicamentos com doses acima da quantidade indicada.

Os sintomas mais comuns são: fortes dores abdominais, perda da consciência, paralisia, convulsões, vômitos, dificuldade para respirar, suor excessivo, diarréia, sensação de queimação na boca na garganta e no estomago e mudança de cor dos lábios.

Como socorrista você deve provocar o vomito na vitima (apenas se ela estiver consciente), não oferecer nada para a vitima beber, prestar atenção quanto a respiração da vitima, tentar encontrar a embalagem do medicamento, pois será de total ajuda para o atendimento medico.

Curiosidade: as crianças são as principais vitimas de intoxicação medicamentosa, os remédios são bem semelhantes aos doces que as crianças geralmente comem e as cores dos medicamentos são bem atrativas para elas.

                  [pic 4]        [pic 5]

Intoxicação inalatoria

As causas mais habituais são os acidentes profissionais e domésticos, a falta de conhecimento sobre a toxicidade dos produtos e as tentativas de suicídio. Embora existam muitos gases e substâncias voláteis que podem provocar intoxicação, os que o fazem com maior freqüência são o monóxido de carbono e os dissolventes orgânicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (247.9 Kb)   docx (426.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com