TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Ensino pelo Trabalho

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

PET, programa de ensino pelo trabalho, é um projeto do Ministério da Saúde, para as instituições de ensino superior para auxilio da formação do profissional. Através das diversas experiências nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, que desenvolve juntamente com o Sistema Único de Saúde SUS – BH, a PUC Minas tem identificado a necessidade de ampliar e consolidar sua participação na organização de serviços de saúde, especialmente os serviços de atenção básica.

O PET saúde do idoso possui características extensionistas, de pesquisa e de formação dentro do sistema de saúde publica do Brasil e foca no publico idoso que cresce constantemente.

Varias instituições de curso superior, publica e privadas, tem participado do projeto PET, criando projetos sobre variados temas na área da saúde, e um desses temas foi a saúde do idoso. O projeto vem com a intenção de “melhoria da qualidade de vida... implementadas pelo Ministério da Saúde, como realização de concursos, fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), alem de UPA’s (unidade de pronto atendimento) e PSF’s (Posto de Saúde da Família) entre outros, porque mais saúde é direito de todos os brasileiros.” (MAIS SAUDE, 2007)

1.1. Objetivos

O PET saúde do idoso tem como principal objetivo trabalhar as redes de atenção a saúde do idoso, visando à prevenção de doenças desta faixa etária.

1.2. Justificativa

O PET Idoso vem com a intenção de auxiliar o aumento considerável do numero de idosos com mais de 80 anos no centro de saúde do Vale do Jatobá na região do Barreiro, através da promoção da saúde, prevenção de agravos de doenças, com ênfase no estímulo às atividades físicas, alimentação saudável, vigilância, prevenção e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e das Doenças Transmissíveis de interesse da Saúde Pública.

1.3. Público-alvo

População idosa a partir de 80 anos, contando com 414 idosos cadastrados no Centro de Saúde pelas equipes, até a presente data.

1.4. Resultados Esperados

O PET Saúde do Idoso tem como resultados a serem esperados a prevenção dos agravos que vêem com a idade, como queda, doenças como gripe, pneumonia; o controle de medicamentos e a manutenção da saúde, encaminhamento correto em caso de doenças, cuidando para que essas doenças não se agravem com a idade. A partir dos resultados alcançados no questionário sócio-clínico-demográfico que serão feitas as intervenções com o publico alvo.

1.5. Resultados alcançados

Ainda não há resultados alcançados, pois o projeto não foi concluído e o questionário sócio-clínico-demográfico está sobre avaliação do Comitê de Ética, para melhor atender a população idosa. A partir dos dados levantados no questionário, será realizada a proposta de intervenção. Parte do projeto é feito no Centro de Saúde e parte feita em casas a partir de leituras e pesquisas, e comunicam entre si através de um e-mail coletivo para contato entre todos os alunos e profissionais envolvidos no projeto. Há resultados dentro da própria instituição como a aproximação do centro de saúde com os alunos, criando uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com