TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pedagógico Câncer de Mama

Por:   •  27/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.506 Palavras (23 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 23

– Projeto Educação em Saúde sobre Outubro Rosa (Câncer de Mama).

[pic 1]

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA-UNAMA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE OUTUBRO ROSA (CÂNCER DE MAMA): Orientações e condutas a comunidade em uma igreja Quadrangular de Ananindeua/PA.

ADRIELE SOUSA BASTOS

CÍNTIA MARIA DA SILVA GOMES

HELLEM CRISTINA BRAGA SANTIAGO

JÉSSICA CORRÊA FERNANDES

KARINA PRISCILA ALVES MELO

STEPHANIE SOELI LIMA MELÉM

ANANINDEUA/PA

2019

EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA: Orientações sobre o câncer de mama, autoexame das mamas, prevenção, diagnóstico precoce e onde conseguir ajuda para a comunidade em uma igreja quadrangular de Ananindeua/PA.

Projeto Pedagógico de Conclusão de Estágio Supervisionado I, apresentado como requisito para obtenção de nota parcial do 9º e 10º Período do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade da Amazônia - UNAMA, sob a orientação da Enfermeiro Diego Arrais.

ANANINDEUA/PA

2019

SUMÁRIO

1    INTRODUÇÃO        4

2    JUSTIFICATIVA        6

3     SITUAÇÃO PROBLEMA        7

4     OBJETIVOS        9

4.1  OBJETIVO GERAL        9

4.2  OBJETIVOS ESPECÍFICO        9

5     RESULTADOS ESPERADOS        10

6     REFERENCIAL TEÓRICO        11

6.1  DEFINIÇÃO        11

6.2  EPIDEMIOLOGIA        11

7     ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO        15

8     AS METODOLOGIAS NO PROCESSO DE APREDIZAGEM DA EDUCAÇÃO 16

 EM SAÚDE

9     PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS                                                                  17        

9.1   LÓCUS DA PESQUISA        17

9.2   PERÍODO DE REALIZAÇÃO        17

9.3   SUJEITO DO PROJETO        17

10    CONCLUSÃO                                                                                                                 18                                                                                      

11    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        19

12    ORÇAMENTO        20

REFERÊNCIAS        21

APÊNDICE A: Registro da prática pedagógica.        24

1 INTRODUÇÃO

O câncer de mama é definido como uma doença que resulta da multiplicação das células anormais da mama, que ocasiona a formação de um tumor. É classificado como o tipo mais comum de câncer entre as mulheres do mundo e do Brasil, responsável por cerca de 28% dos casos novos a cada ano (INCA, 2016).

O câncer de mama pode ser detectado nas suas fases iniciais, o que aumentam as chances de tratamento e, consequentemente, de cura. Para que haja o controle do câncer de mama, é necessárias ações no âmbito da promoção da saúde, proteção especifica como também do diagnóstico precoce (SILVA, et al.,2011).

O conhecimento da mulher em relação ao seu corpo é extremamente importante para a detecção precoce, pois a maior parte dos cânceres de mama é descoberto pelas próprias mulheres. (INCA, 2016). Nesse contexto, o diagnóstico precoce configura-se como a melhor estratégia no âmbito da prevenção secundária, este podendo ser realizado através da mamografia, exame clínico das mamas (ECM), além da pratica sistemática do autoexame das mamas (SILVA, et al. 2015).

O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com maior taxa estimada de incidência de câncer de mama (68,78%) e também a unidade da federação com maior mortalidade (18,8%), segundo estimativas elaboradas pelo INCA para o biênio 2018-2019. Os números preocupantes no Rio de Janeiro são resultado de fatores como o envelhecimento da população, a inatividade física e a obesidade. Das mulheres com indicação etária para exames de mamografia (50 a 69 anos) a cada dois anos, 60% fizeram o procedimento em 2013, segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde. Destas, a maior parte está no Sudeste (67,9%) e a menor, no Norte (38,7%). Se esses números forem observados pela ótica da escolaridade, uma nova discrepância é constatada: mulheres com curso superior completo – portanto, em tese, com mais acesso à informação – representam 81% das que fizeram mamografia contra 51% das que não têm instrução ou possuem o ensino fundamental incompleto. Mais uma vez, o Norte do País apresenta a maior distorção – menos de 30% com baixo nível de escolaridade se submeteram à mamografia (INCA, 2019).

A educação em saúde configura-se como uma proposta política pedagógica que procura proporcionar a melhoria da atenção à saúde, por meio da prevenção de doenças, como também, estimulando a participação da população por meio de ações educativas (SILVA, 2015). Portanto, a educação em saúde visa preparar a população, propiciando a prática de comportamentos preventivos e intervindo nos processos que comprometem a saúde. Na tentativa de controle do câncer de mama, em 1990, nasceu um movimento popularmente conhecido como Outubro Rosa, visando compartilhar informações sobre câncer de mama, promover a conscientização da população sobre a doença, propiciar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, assim como, contribuir para a redução da mortalidade (INCA 2016). Sendo assim, a conscientização da população sobre o câncer de mama e o incentivo às mudanças de comportamento, são essenciais para a prevenção primária dessa doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (213 Kb)   docx (62.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com