TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem da Instituição Faculdade Pitágoras de Londrina

Por:   •  27/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  1.828 Visualizações

Página 1 de 5

                                  [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Londrina

2016


PEDRO LUIZ ANDRE NETO[pic 6]

[pic 7]

ADESÃO EM SAÚDE MENTAL,

Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem da Instituição Faculdade Pitágoras de Londrina .
Orientador: Heloise.


LONDRINA

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 O Problema        

2 OBJETIVOS        

2.1 Objetivo Geral ou Primário        

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        

3 JUSTIFICATIVA        

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5 METODOLOGIA        

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICE        

ANEXO        

1 INTRODUÇÃO item não corrigido

A pesquisa trata-se da adesão ao tratamento farmacológico em saúde mental, por parte dos pacientes com algum tipo de transtorno mental ou necessidade de intervenção medicamentosa. Avaliando diversos fatores, tais como, informação, acessibilidade ao tratamento, aceitação, entre outros. Evidenciando então a dificuldades de adesão a um tratamento farmacológico ou a conclusão do mesmo. Através de pesquisas e estudos científicos já realizados.

 1.1 O Problema

Quais as maiores dificuldades na realização de um tratamento farmacológico, por parte de pacientes com algum tipo de transtorno mental ?

 


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Identificar quais os fatores mais importantes para a realização de um tratamento farmacológico.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

Evidenciar também, que através das informações obtidas na pesquisa, não só o enfermeiro, mas qualquer pessoa que faça parte da de um paciente com transtorno mental realizando um tratamento farmacolóigo, ou que pretende realizar um tratamento, ou que encontra-se inseguro ou sem informação, pode promover ações educativas, com familiares de pacientes e com o próprio paciente, auxiliando ao tramento.

Compreender as principais dificuldades apresentadas por parte dos pacientes, na não realização do tratamento, seja ela com relação aos efeitos colaterais de medicamentos ou fatores externos.

Mostrar ao paciente a importância do tratamento farmacológico, pois através da compreensão segura de que é necessário a intervenção medicamentosa, tem-se resultados melhores nos quesitos recaídas e constância do uso do medicamento.

3 JUSTIFICATIVA

Como já pesquisado anteriormente e com base em resultados também já obtidos através desses estudos, tal pesquisa tem a importância de evidenciar os principais fatores de um tratamento farmacológico, tanto na parte em que o paciente consegue concluir o tratamento e sanar a intercorrência mental, quanto nas dificuldades também.

De tal modo, pacientes que por ventura necessitarem de intervenção medicamentosa sobre um tratamento para qualquer tipo de transtorno mental, tem como instrumento de informação, dados de quais as maiores relevantes de um tratamento farmacológico, pontos crucias, quais os perigos de não executar o tratamento farmacológico corretamente e qual o caminho menos laborioso para a conclusão do mesmo.

No intuito de abranger cada vez mais pessoas ligadas a um tratamento farmacológico para paciente com transtorno mental, evidencia também quais os pontos que devem ser levados em conta bem como noções e uma didática instrutiva afim de lograr êxito perante um tratamento de um paciente que participa de tratamento farmacológico e que faça parte do mesmo ciclo vivencial do paciente.

Com a mesma base instrutiva, tem importância para os profissionais de saúde e da comunidade científica, que lidam com esse tipo de paciente, seja no campo do cuidado ou no campo da pesquisa, de nortear cuidados e evidenciar pontos significativos para um bom atendimento ao cliente que faz uso de tratamento farmacológico.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA item não corrigido

Afinal, porque da-se tanto trabalho para conseguir a conclusão ou bons resultados perante um tramento farmacológico em pacientes com transtorno mental?

Segundo a literatura nos trás, ceca de 60% dos pacientes que iniciam um tratamento, não conseguem dar sequência ao mesmo, ou exercer uma regularidade no uso dos medicamentos. Acredita-se muito na ideia de que a relação, informação/compreensão/família/paciente é crucial para se obter êxito no tratamento, como já evidenciado em estudos antertiormente.

Lima, Mirla da Silva; Aguiar, Ana Caroline Leite de; Sousa, Mabel Melo. Artigo Científico : “O cuidado compartilhado em saúde mental como potencial de autonomia do usuário.”

Miasso, Adriana Inocenti; Sousa, Ligiane Paula da Cruz de; Vedana, Kelly Graziani Giacchero Artigo Científicico :

Adesão ao tratamento medicamentoso por pessoas com transtorno de ansiedade.”

Fonseca, Francisco Noé da; Gondim, Ana Paula Soares; Fonteles, Marta Maria de França. Artigo Científico : “Influência dos grupos terapêuticos em Centro de Atenção Psicossocial entre usuários com dependência de cocaína/crack”

Maria Cecília Galletti – 2004 Oficina em saúde mental: instrumento terapêutico ou intercessor clínico?

Sheila L. Videbeck – 2016 Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria.


5 METODOLOGIA

A metodiliga empregada será a pesquisa bibliográfica, ou seja, através de livros acadêmicos; e artigos científicos relacionados ao tema já publicados e disponíveis em portal eletrònico BIREME.

Com o objetivo de uma melhora e o êxito completo no tratamento farmacológico de pacientes com transtorno mental o seguinte estudo foi desenvolvido através de varios artigos já publicados. Para tanto, foram analisados em portal BIREME, com critério de inclusão : Adesão (and) Saúde mental, texto completo, entre 2011 e 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (189.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com