TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Apresentado ao Curso de Engenharia de Controle Automação da Instituição Faculdade Pitágoras.

Por:   •  18/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

BRUNO RAFAEL BELLINI

automação residencial de facil acessibilidade

Goiânia

2021

BRUNO RAFAEL BELLINI

automação residencial DE acessibilidade

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Controle Automação da Instituição Faculdade Pitágoras.

Orientador: Bruno Vieira


Goiânia

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        16

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        17

REFERÊNCIAS        19

1. INTRODUÇÃO

A Automação residencial (Domótica) é uma junção das palavras romana domus, que se refere casa, com a palavra robótica que se refere a realização de algo controlado por robô. Quando utilizado estes dois elementos em conjunto, resulta na no processo de automatização residencial ou doméstica, simplificando o modo de vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança. Além do termo domótica é utilizado de forma mais simples de ser correlacionado é o termo Smart Houses (Casas Inteligentes).

A Domótica tem como objetivos a segurança e o conforto de seus usuários, de forma que o usuário realize controle dos diversos equipamentos de uma casa de perto ou longa distância, com a inclusão de motores elétricos e controladores a tudo o que pode ser móvel, como portões, portas de garagens, venezianas e toldos, tudo que podem ser controlados preferencialmente por meio de controles remotos, assim também interruptores inteligentes controlado por Wi-Fi, tornando a vida mais confortável e mais segura.

Os sistemas mais simples, só funcionam quando solicitados pelo usuário. Já em sistemas mais avançados, com mais informações, ele não apenas descreve as partes, mas também busca as condições (as informações transmitidas através de um sensor) para detectar uma vigilância interna, detectando algo diferente e informando ao usuário. Trabalhando com diversas formas de controle como: temperatura, programação de uma cafeteira, um clico de lavagem de roupa e outros.

  1. O PROBLEMA

Conciderando que essa tecnologia atinge só uma parte da população, as de maiores porderes aquisitivos como deve ser aplicado a mesma tecnologia com baixa custo? Derivado dessa questão inevitavelmente leva está condição uma baixa demanda o que em muitos casos, essa tecnologia é associada a sistemas caros, com isso a população de baixo poder aquisitivo não tem o acesso a mesma tecnologia. Tirando a possibilidade do mesmo confortoe seguraça.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

O principal objetivo deste trabalho é explanar sobre um sistema de automação residencial, capaz de otimizar o uso cotidiano, aplicando conceitos de automação residencial, ler dados e transmiti-los e do controle de cargas elétricas responsáveis pelo acionamento de dispositivos de iluminação, ventilação e outros. Através deste, deseja-se demonstrar uma solução de baixo custo que permitem um número maior de pessoas para se beneficiarem das vantagens e confortos proporcionados pela domótica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (215.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com