TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia Invest

Por:   •  21/9/2023  •  Ensaio  •  4.325 Palavras (18 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

CUIABÁ

2023


 ADRIELY CRISTINA GRACIANO NEVES[pic 4]

ESPECTRO AUTISTA

INCLUSÃO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia Invest

Orientador: Maurício Benedito da Silva Vieira


CUIABÁ

2023

SUMÁRIO

1.        PALAVRAS CHAVES        4

2.        RESUMO        4

3.        INTRODUÇÃO        4

3.1 O PROBLEMA        5

4.        OBJETIVOS        5

4.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

5.        JUSTIFICATIVA        6

6.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

7. METODOLOGIA        9

8. QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR PROFESSORES COM RESPOSTAS        10

9. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        21

10. REFERÊNCIAS        22

  1. PALAVRAS CHAVES

Palavras-chave: Autismo, Inclusão, Educação Infantil, Desenvolvimento, Intervenção.

  1. RESUMO

Resumo: O espectro autista, uma condição neurodesenvolvimental com diferenças na comunicação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos, requer inclusão efetiva na educação infantil. Este estudo visa identificar barreiras específicas enfrentadas pelas crianças autistas, analisar estratégias pedagógicas, avaliar o papel dos educadores e fornecer recomendações práticas para promover a inclusão.

Abstract:  The autistic spectrum, a neurodevelopmental condition characterized by significant differences in social communication, repetitive behaviors, and restricted interests, demands effective inclusion in early childhood education. This study aims to identify specific barriers faced by autistic children, analyze pedagogical strategies, assess the role of educators, and provide practical recommendations to promote inclusion

  1. INTRODUÇÃO

O espectro autista, uma condição neurodesenvolvimental caracterizada por diferenças significativas na comunicação social, comportamentos repetitivos e padrões de interesse restritos, tem sido objeto de crescente atenção e compreensão nas últimas décadas. Essa diversidade intrínseca nas características e necessidades das pessoas no espectro autista desafia nossos sistemas educacionais a se adaptarem e evoluírem para garantir uma inclusão verdadeira e eficaz. Nesse contexto, a inclusão do espectro autista nos anos iniciais da educação infantil emerge como um aspecto crítico da construção de sociedades mais inclusivas e justas.

A compreensão do espectro autista evoluiu consideravelmente ao longo do tempo, passando de uma visão estigmatizada para um enfoque mais centrado nas capacidades e potencialidades das pessoas autistas. É crucial reconhecer que o espectro autista é vasto e diversificado, abrangendo indivíduos com uma ampla gama de habilidades e desafios. No entanto, independentemente do ponto do espectro em que uma pessoa se encontra, a educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas essenciais.

A inclusão do espectro autista nos anos iniciais da educação infantil não é apenas uma questão de equidade e direitos, mas também uma oportunidade valiosa de enriquecer o ambiente educacional para todas as crianças. Ao adotar abordagens inclusivas que reconhecem e respondem às necessidades individuais de cada criança, estamos moldando um futuro em que a diversidade é celebrada e onde todas as crianças podem florescer em um ambiente educacional que valoriza suas diferenças. Este texto explorará as nuances dessa inclusão, destacando suas vantagens, desafios e estratégias eficazes para garantir que os anos iniciais da educação infantil sejam um período de aprendizado positivo e inclusivo para todas as crianças, incluindo aquelas no espectro autista.

3.1 O PROBLEMA

Como promover a inclusão efetiva de crianças no espectro autista nos anos iniciais da educação infantil, de modo a proporcionar um ambiente educacional inclusivo, estimulante e acolhedor que atenda às suas necessidades específicas de desenvolvimento e aprendizado?

  1. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

"Realizar uma análise aprofundada das barreiras específicas que crianças no espectro autista enfrentam ao ingressarem nos anos iniciais da educação infantil, com foco na identificação de obstáculos sociais, comunicativos e sensoriais que possam afetar sua integração e participação no ambiente escolar."

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

Identificar as principais barreiras e desafios enfrentados por crianças no espectro autista ao ingressarem nos anos iniciais da educação infantil.

Analisar as estratégias pedagógicas e de suporte necessárias para promover a inclusão de crianças no espectro autista na educação infantil.

Avaliar o papel dos educadores e profissionais de apoio na criação de um ambiente inclusivo e de apoio para crianças no espectro autista.

Proporcionar recomendações práticas para escolas e educadores que visam melhorar a inclusão de crianças no espectro autista nos anos iniciais da educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com