TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção em saúde comunitária

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Disciplina: ENFERMAGEM COMUNITÁRIA

Docente:

ATIVIDADE

  • Elaborar um projeto de Ação Comunitária de Saúde. Considere os aspectos trabalhados nas temáticas de planejamento e mobilização.

 

Equipe 1: ______________________________________________________

Introdução

O homem no percurso da história passou a ampliar sua preocupação com a sua própria saúde. Descobriram-se novos métodos e técnicas com bases científicas que proporcionam o avanço da prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças atualmente.  Isso significa que a realidade de saúde das pessoas é dinâmica, mutável, e pode ser melhorada quando o indivíduo ou grupo analisa criticamente sua situação, propõe ações conjuntas, organiza-se para realizá-la e avalia sua eficácia. No processo de Educação em Saúde haverá uma troca de conhecimento entre os profissionais de saúde e a população, melhorando a comunicação e transmissão de conhecimento para a comunidade, facilitando e estimulando hábitos de vida mais saudáveis.

        É importante levar a sociedade a pensar mais em saúde comunitária, e não somente na saúde ilhada e isolada, contextualizando a saúde como um bem alcançado coletivamente. A saúde atua como uma rede complexa de indivíduos importantes tanto para a prevenção de doenças, quanto para repassar os conhecimentos adquiridos, tornando todos os indivíduos responsáveis pelo bem-estar comunitário.  A primeira conferência mundial de promoção da saúde a conceituou como sendo “o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo” (Carta de Otawa).  Nesse sentido a enfermagem comunitária ultrapassa as barreiras industriais e culturais e consegue observar diretamente na realidade local a necessidade, possibilitando intervenções e a promoção de saúde no local onde ocorrem, considerando o contexto de vida e valorizando a participação da população.

Justificativa

A Saúde Coletiva é uma nova forma de pensar e de agir em relação à problemática da saúde e ao trabalho dos profissionais da área de enfermagem, articulado com os demais trabalhadores da área de saúde para atingir determinados objetivos.

O trabalho em saúde coletiva implica ações combinadas para planejar, programar e gerenciar o novo Sistema de Saúde (SUS), bem como, administrar, ensinar e agir frente à Saúde Coletiva.

Neste contexto, o profissional de enfermagem deve atuar junto à população de uma determinada comunidade, pois esta é a primeira aliada no processo de prevenção e promoção da saúde. Sendo assim, é de extrema importância levar aos cidadãos informação e educação em saúde, além de oferecer serviços de saúde variados com acesso facilitado.

Para que se alcance um número mais abrangente de pessoas e se possa ofertar tais serviços, torna-se necessária a realização de uma ação em saúde para a comunidade dos bairros mapiri e liberdade, no dia 01 de Dezembro de 2014, das 08:00 às 12:00h.

Objetivos:

GERAL:

Possibilitar o acesso ampliado aos serviços de Atenção Básica em saúde, no âmbito da promoção e prevenção da saúde, possibilitando também o diagnóstico precoce e acompanhamento de patologias pré-existentes.

ESPECÍFICOS:

  • Ampliar a cobertura vacinal evitando doenças imunopreveníveis;
  • Ampliar o acesso ao exame PCCU possibilitando o diagnóstico precoce do câncer cervico-uterino;
  • Levar informação à população através da educação em saúde sobre Higiene, tratamento de água, alimentação saudável.
  • Ampliar o acesso ao cartão SUS, Consulta de enfermagem, Consulta Médica, acompanhamento do Crescimento e desenvolvimento Infantil, exame Papanicolaou(PCCU);
  • Possibilitar o acesso e orientação à testagem Anti-HIV, glicemia, aferição da Pressão Arterial.

Equipe 2: ___________________________________________________________.

DESCRIÇÃO DA AÇÃO:

Local: Unidade de Saúde Mapiri/Liberdade;

Horário: 08:00 às 12:00h;

Ações a desenvolver (método); intervenções

-Ação? Objetivo? Quem? Pessoas atendidas? Onde? Quando?

Crescimento e Desenvolvimento infantil: será desenvolvido o acompanhamento de crianças em desenvolvimento, observando se o que é preconizado pelo ministério da saúde para as evoluções de cada fase da infância. O publico alvo será crianças de 06 meses aos 05 anos.

Consulta Enfermagem: Será realizado consulta de enfermagem aos usuários que precisarão de intervenções de enfermagem que estiverem presentes no dia da ação. Público alvo será de todas as idades e sexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com