TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propedêutica e Saúde do Adulto.

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.641 Palavras (15 Páginas)  •  3.321 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 3]

Prezado aluno seja bem vindo a disciplina de Estudos Disciplinares ( ED)

Nesta sessão traremos 20 questões de múltipla escolha, as quais deverão ser respondidas individualmente embasadas na literatura atual.

Serão aprovadas somente as questões que apresentarem a alternativa correta e sua devida justificativa.

Questões com acertos de alternativa, porém com justificativas inconsistentes, incompletas, incompreensíveis serão reprovadas pelo tutor da disciplina. Não será possível estornar questões ou retroceder o sistema uma vez finalizado pelo aluno, portanto tutor e/ou coordenador não poderá modificar o status da questão.

Desta forma solicito a máxima seriedade na realização das justificativas em questão e atenha ­se aos prazos estipulados pela Coordenação do seu campus para a finalização de inserção das respostas e correção pelo tutor no sistema on line.

A contabilização da nota será feita a partir da correção do tutor e o cálculo é feito proporcionalmente ao número de questões corretas, automaticamente ao final do semestre letivo pelo sistema on line. Docente e coordenação não possuem acesso para alteração de notas.

Aproveitem essa oportunidade de estudos! Qualquer dúvida procure sua coordenação local. Até breve!

Exercício 1:

Marcos foi internado na clínica médica por dor abdominal a esclarecer. Ao realizar o exame físico a enfermeira Juliana utilizou as quatro técnicas propedêuticas. Verificou abdome tenso e queixa de dor em quadrante superior esquerdo E, quando fez a palpação Marcos referiu “­ Dói mais quando solta que quando aperta...” . A ausculta percebeu que os ruídos estavam normais.    Na inspeção identificou que o abdome estava abaulado.

Qual das afirmativas abaixo reflete a descrição correta do exame físico abdominal do paciente:

A ­ Abdome globoso, flácido, RHA­, doloroso a palpação superficial em QSD.


[pic 4][pic 5]

[pic 6]

B ­ Abdome plano, flácido, RHA+, com descompressão brusca positiva em QSD. C ­ Abdome globoso, tenso, RHA+, com descompressão brusca positiva em QSE D ­ Abdome plano, tenso, RHA­, com descompressão brusca positiva em QSE

E ­ Abdome globoso, tenso, RHA+, com dor a palpação superficial em QSE

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C ­ Ao relatar que a dor abdominal era maior durante a palpação profunda, descrevemos que a descompressão brusca é positiva!

 

Exercício 2:

Maria Lúcia está internada na clínica cirúrgica de um hospital do interior de São Paulo no 2º PO de Laparotomia com histerectomia. Tem um cateter venoso central em veia subclávia direita por onde recebe soro fisiológico. Apresenta incisão cirúrgica com drenagem de média quantidade de secreção serosanguinolenta. Analise as afirmações abaixo:

  1. O curativo do cateter deve ser feito primeiro que o curativo da incisão cirúrgica.
  2. Os curativos do cateter e da incisão cirúrgica podem ser realizados com clorexidine.
  3. A cobertura do curativo da incisão cirúrgica pode ser feita com gaze estéril e micropore ou com filme transparente
  4. A manipulação do cateter deve ser realizada com luva estéril

Assinale a alternativa correta:

A ­ Todas estão corretas  B ­ Todas estão incorretas

C ­ Apenas as alternativas I e III estão corretas D ­ Apenas a alternativa I está correta

E ­ Apenas as alternativas II e III estão corretas

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

B ­ Ao realizar um curativo em incisão cirúrgica não deve ser utilizado antisséptico e somente ao manipularmos algum cateter, o uso de luva estéril não é obrigatório. C ­ Ao realizar um curativo em incisão cirúrgica não deve ser utilizado antisséptico e somente ao manipularmos algum cateter, o uso de luva estéril não é obrigatório.

[pic 7]

Exercício 3:


Mário está internado na Clínica Médica de um hospital do interior de São Paulo há três dias por Acidente Vascular Encefálico + Broncopneumonia. Evolui consciente, orientado no tempo e no espaço, hemiplégico a D, dislálico e disfágico. Estável hemodinamicamente, dispneico, a ausculta pulmonar MV+ com roncos difusos e bilaterais. Abdome globoso, flácido, RHA+, recebe dieta por SNE, evacuações presentes. Diurese presente por SVD, refere não sentir vontade de urinar. MID edemaciado, com pulsos filiformes, pele fria e com presença de  cianose em dedos. Com acesso venoso periférico em MSE. Pele ressecada e descamativa..[pic 8][pic 9][pic 10]

Você acredita que o uso da SVD ainda é necessário para esse paciente?

A ­ Sim, pois o risco de lesão sacral é alto

B ­ Sim, pois nesse caso é necessário o controle do débito de diurese C ­ Não, pois o controle de débito não é necessário para esse paciente

D ­ Não, pois a percepção sensorial do paciente permite que ele solicite dispositivo específico para desprezar diurese como “papagaio”

E ­ Sim, pois a percepção sensorial do paciente permite que ele solicite dispositivo específico para desprezar diurese como “papagaio”

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

A ­ Uma vez que o paciente encontra­se hdn estável e sem sinais de retenção hídrica, o uso de svd não é necessário.

B ­ Uma vez que o paciente encontra­se hdn estável e sem sinais de retenção hídrica, o uso de svd não é necessário.

C ­ Uma vez que o paciente encontra­se hdn estável e sem sinais de retenção hídrica, o uso de svd não é necessário.[pic 11]

Exercício 4:

Mariana é enfermeira em uma Clínica Cirúrgica, onde está internado o Srº João, diabético, que faz uso de insulina NPH 25 UI as 08:00. As 14:00 o auxiliar de enfermagem Julio relatou à Mariana que o valor de glicemia capilar do Sr João é 200 mg/dl. A prescrição médica mostra a seguinte relação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com