TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto Biossegurança

Por:   •  18/10/2016  •  Monografia  •  6.100 Palavras (25 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

FACULDADE DE COLIDER – FACIDER

ELIKAENE DA SILVA SOUSA

RELAÇAO DO USO DE EPIs COM A FREQUENCIA DE ACIDENTE DE TRABALHO DURANTE O ANO DE 2011 EM UM HOSPITAL DO MÉDIO NORTE MATOGROSSENSE

COLIDER/MT

2012

[pic 2]

FACULDADE DE COLIDER – FACIDER

ELIKAENE DA SILVA SOUSA

RELAÇAO COM USO DE EPIs COM A FREQUENCIA DE ACIDENTE DE TRABALHO  DURANTE O ANO DE 2011 EM UM HOSPITAL DO MÉDIO NORTE MATOGROSSENSE

Pré projeto apresentado à coordenação do curso de graduação bacharelado em Enfermagem, como exigência parcial para obtenção de título de graduação no curso de Enfermagem, da Faculdade de Colíder – FACIDER.

Profª Orientador: Maria Gorete Nicolette Pereira

COLIDER/MT

2012



1 INTRODUÇÃO

        O ambiente hospitalar é o local onde se tem fontes potenciais de riscos tanto para os profissionais da área da saúde que exercem suas atividades, quanto para os pacientes que ali se encontram.

Os cuidados adequados aos pacientes são prestados na sua grande maioria pelos profissionais da equipe de enfermagem e também por promoverem e preservarem a saúde (SÊCCO; GUTIERREZ; MATSUO, 2002).

 Durante o exercício da profissão pode haver o contato físico com enfermos, com substâncias tóxicas, equipamentos e materiais contaminados, submetendo a equipe de enfermagem aos riscos de contrair doenças infecto-contagiosas e de acidentes no ambiente hospitalar, que por sua vez é considerado insalubre por admitir pacientes com diversas patologias e utilizar procedimentos que podem gerar danos à saúde dos profissionais (BALSAMO; FELLI, 2006; SÊCCO; GUTIERREZ; MATSUO, 2002; ODA et al. apud CONSIGLIERI; HIRATA, 2002).

De certa forma a equipe de enfermagem se expõe com uma intensidade maior aos riscos ocupacionais, ao prestar os cuidados direto aos pacientes pela presença de sangue, secreções, fluidos corporais por incisões, sondagens e cateteres, um ponto a se atentar é pela dependência de cuidados por parte dos pacientes, ao elevado número de procedimentos e de intervenções terapêuticas que necessitam de uso de materiais perfurocortantes e de equipamentos, aumentando possibilidade do profissional adquirir infecções e doenças não confirmadas. Os riscos a que os profissionais estão sujeitos estão relacionados com os riscos dos pacientes que atendem (NISHIDE; BENATTI, 2004).

Sendo assim torna-se imprescindível a importância da orientação e educação dos profissionais de enfermagem em controlar os agentes de risco, utilizar os EPI´s e participar dos controles administrativos, programas de exames médicos e sempre adotar medidas de segurança (FUNDEN apud NISHIDE; BENATTI, 2004; GIR et al., 2004).

Definido pela NR n.º 06 Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo meio ou dispositivo pessoal destinado a proteger a integridade física do trabalhador durante a atividade de trabalho e neutralizando ou impedindo a disseminação de um possível agente agressivo contra o trabalhador, este equipamento deve ser aprovado perante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e é de fornecimento gratuito e obrigatório aos empregados que dele necessitarem. Fabricante e importador, empregado e empregador têm obrigações com relação a seu uso.  (BRASIL, 2004).

A equipe de enfermagem apresenta-se vulnerável aos riscos à saúde, assim, faz-se necessário que a equipe se conscientize sobre a importância do uso de EPIs como elementos indispensáveis à pratica de enfermagem, que  dá-se através da técnica de lavagem das mãos e equipamentos como luvas, jaleco, máscaras, touca, etc.

É de grande importância que todos os profissionais na área da saúde, compreendam que a biossegurança é uma normatização de conduta visando a segurança e a proteção da saúde de todos aqueles que trabalham na área da saúde e não apenas um conjunto de regras criadas com o simples objetivo de atrapalhar ou dificultar a rotina de atendimento. 

        Assim sendo tem-se como problema de pesquisa: será que os profissionais da área da saúde tem se preocupado com os riscos a que estão expostos pela falta do uso dos EPIs durante sua atividade laboral?

        Os profissionais da área da saúde constantemente se questionam sobre os riscos a que estão expostos, porém torna-se imprescindível que cada vez mais estudos sejam realizados sobre o uso correto dos EPIs em todos os procedimentos realizados pelos profissionais da área da saúde, desta forma objetivo principal deste trabalho e identificar a frequência dos acidentes de trabalho e sua relação com uso de EPIs durante o ano de 2011 em um hospital do médio norte mato-grossense,        este trabalho buscará levantar as causas dos acidentes por setor, bem com constatar o uso de EPIs respectivo no momento do acidente e identificar o índice de absenteísmo dos trabalhadores provocado pelos acidentes.

Desta forma essa pesquisa assume importância relevante, pois o estudo proporcionara aos profissionais de enfermagem a conscientização sobre a necessidade de adesão a hábitos e procedimentos necessários para a proteção de sua saúde durante suas atividades laborativas.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 O trabalho

        O trabalho pode ser entendido como, toda e qualquer atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento. (FERREIRA, 2001).

        De acordo com Aquino et al (1993),  o trabalho poderá ser entendido como a aplicação das atividades físicas e intelectuais, serviço e esforço aplicado.

Há muitos anos o trabalho tem assumido significados, sentidos, definições e percepções diferentes, motivos esses que tem gerado discussões por diversos profissionais, sendo que no inicio da humanidade o trabalho esteve vinculado à noção de sacrifício, dor, tortura, fardo, fadiga, sofrimento, de algo esgotante para quem o realiza (TRIGUEIRO, 2010). Essa mesma autora ainda acrescenta que;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (324.9 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com