TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES PARA ESTUDO ORIENTADO - FISIOLOGIA DA GESTAÇÃO

Por:   •  19/4/2017  •  Seminário  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário de Brasília - UNICEUB[pic 1]

Faculdade de Ciências da Saúde

Curso de Enfermagem

Disciplina Saúde da Mulher 2

Professora Gilmara Lima Nascimento

QUESTÕES PARA ESTUDO ORIENTADO - FISIOLOGIA DA GESTAÇÃO

Entregar digitado, impresso e encadernado em 17/03/2017

  1. Descreva o processo de ovulação, fertilização e gestação até a 8ª SEMANA? Descreva a origem e ação de cada hormônio atuante neste processo.
  2. Descreva a formação dos folhetos embrionários, organogênese e caracterização de cada folheto.

  1. Onde e quando são formadas as principais células sanguíneas do embrião?

        Surgem no mesoderma do saco vitelínico ainda muito precocemente. Logo depois o fígado e o baço tornam a funcionar como órgãos hemacitopoéticos (fazem o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos). Já no segundo mês de vida intra uterina já se inicia a ossificação da clavícula que dá inicio também a formação da medula óssea (que se tornará ainda mais importante como órgão hemocitopoético.

  1. Qual a duração completa da gestação humana? Caracterize as fases d TERMO e PRÉ-TERMO.

        A gestação humana completa dura em média 40 semanas, calculado a partir o primeiro dia da ultima menstruação e por exames de ultrassom. Porém o parto pode ocorrer de 10-14 dias antes ou depois da data prevista verificada de acordo com esses cálculos, ou seja, a gestação pode durar também ate 37 semanas ou 42 semanas sem acarretar nenhum problema, sendo considerado normal. Com isso, podemos caracterizar as fazes de pré termo que refere ao bebê que nasceu antes de 37 semanas de gestação, e a fase termo refere-se ao bebê que nasceu no período normal, entre 37 e 41 semanas.

  1. Como calcula a idade embrionária e a idade gestacional?

        A idade gestacional é o tempo, medido em semanas e em dias, decorrido desde o início da última menstruação. Por exemplo, a idade gestacional é medida em períodos completos, pelo que o 1º dia do cálculo é o dia "zero" e não o dia "um", e os dias 0 a 6 correspondem à "semana zero". Por isso um feto com 25 semanas e cinco dias é considerado como um feto com 25 semanas

        

  1. Por que o período que vai da 3ª à 8ª semana da embriogênese é tão importante para o desenvolvimento normal e por que é o mais sensível à indução de defeitos estruturais?

Relacione os principais agentes teratógenos com as possíveis malformações congênitas.

        É no período da 3ª à 8ª semana que os principais órgãos do feto são formados, por isso, o desenvolvimento do bebê pode ser prejudicado por fatores externos como medicamentos, radiações ionizantes e drogas ilícitas, também é nessa fase onde acontece a maior parte dos abortos. Malformações congênitas são quadros patológicos que se originam durante a embriogênese devido à falha de um ou vários mecanismos do desenvolvimento. Agentes teratogênicos são as causas que afetam os mecanismos de desenvolvimento e produzem malformações congênitas, como radiações ionizantes, substâncias químicas (medicamentos também fazem parte), agentes infecciosos, fatores nutricionais ou metabólicos, reação autoimune e fatores vinculados ao aumento da idade materna. 

  1. Discuta a relação entre a barreira placentária, hematoencefálica e as infecções congênitas, especialmente zika vírus, sífilis e toxoplasmose.

        

  1. Durante a gestação, o organismo materno passa por diversas alterações/modificações com o objetivo de adaptar-se para ao processo da gestação, parto e nascimento e a presença do concepto. Tais modificações são fisiológicas, anatômicas, psicológicas e sociais. Estudem quais são essas modificações: psicológicas e sociais, fisiológicas e anatômicas e faça um resumo DETALHADO de tais modificações segundo cada sistema:
  1. Sistema cardiovascular
  2. sistema músculo-esquelético/locomotor
  3. sistema gastrointestinal
  4. sistema tegumentar
  5. sistema reprodutor
  6. sistema renal
  7. Desconfortos comuns da gestação e orientações para amenizá-los/saná-los
  1. Pesquise sobre utilização de medicamentos na gestação, identificando os critérios e utilizados para prescrição de medicamentos.
  2. Uma mulher jovem que está planejando ter um bebê procura aconselhamento sobre o ácido fólico e outras vitaminas. Ela deve tomar algum suplemento vitamínico ou mineral? Quais e por quê?

        Gravidas devem tomar vitaminas que vão ajudar no desenvolvimento ideal do bebê, reduzindo os riscos de defeitos neurais, prevenindo a perda óssea e ajudando a formação do DNA e do crescimento do feto, além de auxiliar também a gravida prevenindo principalmente a anemia. Os principais medicamentos prescritos para gestantes são sulfato ferroso e ácido fólico, que devem ser tomados de acordo com a orientação médica, pois a quantidade varia de mulher para mulher.

  1. Descreva os processos de circulação fetal, e a transição da circulação fetal para a circulação neonatal. Identifique as diferenças entre a circulação neonatal e a circulação de uma pessoa adulta.

        Na circulação fetal, o sangue oxigenado chega da placenta através da veia umbilical. Ao se aproximar do fígado o sangue passa diretamente para o ducto venoso, um vaso fetal que comunica a veia umbilical com a veia cava inferior. Percorrendo a veia cava inferior, o sangue chega no átrio direito e é direcionado através do forame oval para o átrio esquerdo. Assim, neste compartimento o sangue com alto teor de oxigênio vindo da veia cava se mistura com o sangue pouco oxigenado vindo das veias pulmonares, já que os pulmões extraem oxigênio e não o fornece. O ducto arterial, ao desviar o sangue da artéria pulmonar para a artéria aorta, protege os pulmões da sobrecarga e permite que o ventrículo direito se fortaleça para a sua total capacidade funcional ao nascimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com