TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Orientado

Por:   •  12/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

Processofólio de sociologia

Aula nº 05

Data: 20/10/2014

Tema da aula:

O tema da aula deve expressar a idéia principal do professor em sala de aula naquele dia.

Conteúdo desenvolvido em sala de aula pelo professor

        A Sociedade Moderna incumbiu a escola a missão de resolver todos os problemas que estão “integrados” à ela. Se o problema é desemprego, a culpa é da escola que não deu uma qualificação adequada, o problema é violência, a escola não instruiu ao aluno a cidadania necessária, e entre outros. Para essa sociedade, a escola é culpada por todos os males, como se a mesma fosse o trajeto errado para a resolução de tudo que tem de errado.

        Se opondo ao pensamento da sociedade moderna, um dos conceituados Sociólogos, classificou a escola como reflexo da cidade, sendo assim se os componentes da escola têm apresentado atos de violência é porque a cidade é violenta, na escola os alunos têm usado drogas é porque na cidade têm drogas, se a escola aparenta desestruturação é porque a cidade é desestruturada.

        A escola em si tem a missão de além de transmitir um conhecimento a todos, a mesma deve reproduzir uma adaptação dos indivíduos na sociedade, levando a população compreender a consequência de seus atos e escolher, como exemplo citado em sala pelo Professor Arthur, onde a sintetização relata a escolha de uma em mãe abandonar seu filho em determinado espaço físico, a mesma será julgada por abandono de incapaz, sendo o fato visto pela sociedade como algo de extrema crueldade, pois os laços familiares nos submetem a uma relação social mais próxima e que é cobrada por toda sociedade. Outro exemplo relacionado a escola e citado pelo Professor foi o também de uma mãe que em se perguntava os aspectos que fizeram com seu filho escolhesse a bolsa da faculdade de música, ao invés da bolsa no Senac, a mesma não entendia o porquê de seu filho escolher este status na sociedade, melhor dizendo essa representação simbólica no contexto social.

A importância deste conteúdo para a prática docente

      Para a sociedade os professores ou estudantes de qualquer licenciatura, precisam sabe as perguntas feitas por cada indivíduo. Por exemplo: Se estamos cursando Português e Inglês, as pessoas vem até nós com o intuito de perguntar significados de palavras do vocabulário americano, ou solicitam que realizemos os exercícios de análise sintática propostos a eles, nos caracterizando pelo nosso atual ou futuro status social. Esse status pode estar sempre em modificação através do conhecimento adquirido.

      A partir dos conteúdos que aplicamos em sala estamos contribuindo para a evolução do indivíduo na sociedade, um dos exemplos citados em aula sobre esse pensamento é tentarmos conseguir um emprego na carreira docente, sem possuirmos o Certificado de Conclusão da Licenciatura. Podemos nos destacar e até mesmo receber o título interno de melhor da turma, mas não poderíamos de fato exercer a profissão, porque além do enriquecimento do seu conhecimento, a sociedade valoriza “um pedaço de papel” como foi referido pelo Professor Arthur. O certificado para nós representa basicamente a chancela que o educando passou a se tornar educador, levando em consideração que por trás daquele “pedaço de papel” agrega todo um conjunto de saberes adquirido através da prática da pesquisa científica, do relacionamento social, e entre outros pontos trabalhos no curso.

Questionamentos a partir do conteúdo dado

  1. Em um pequeno livro intitulado “Sala de Aula: que espaço é este?”, os autores apresentam uma consistente discussão sobre o ambiente escolar. Merece especial atenção o artigo escrito por Régis de Morais apropriadamente intitulado “Entre a jaula de aula e picadeiro de aula” no qual descreve duas situações de sala de aula. Explique o significado dos termos “Jaula de aula” e “Picadeiro de aula”, sintetizando os mesmos com a sala de aula.

Resposta: Jaula de aula – Os estudantes são submetidos, inclusive pelo uso da força, a uma posição de inferioridade, de absoluta submissão as ordens autoritárias do professor, a uma prisão de pensamentos, no qual o aluno não pode escapar, se não estará condenado.

Picadeiro de aula – A sala se transforma em um circo, onde a figura do professor não existe ou simplesmente submete autoritarismo dos alunos.

  1. Qual é a tarefa da escola?

Resposta: Permitir que estudantes e professores caminhem juntos, compartilhando saberes e engrandecendo-se igualmente pela prática educativa e pela formação humana.

Leitura dos textos e os conteúdos de sala de aula

  • O texto sintetiza os aspectos sociais que fazem parte do contexto escolar, reforçando que os problemas da sociedade são refletidos na escola.

  • Pessoas tem conservado o pensamento de que a escola é um lugar ócio (de repouso), se caracterizando como o avesso do trabalho.
  • Assim como na aula o texto apresenta o paradoxo, onde a educação é caracterizada como ferramenta essencial de reconstrução social, mas vive uma realidade de extrema precarização das condições de trabalhos dos professores. Se a educação é uma ferramenta importantíssima, a mesma deveria ter um investimento compatível com o seu grau de importância.
  • Reflexão sobre o trabalho docente, analisado como se dão algumas relações entre os diferentes públicos escolares no interior da escola e como os professores se constituem-se (ou como deveriam se constituir).
  • Assim como no texto, a aula fez menção não somente no autoritarismo do governo, mas também das escolas. 

Autoavaliação e/ou comentários sobre as aulas: dificuldades, participações e impressões sobre o desenvolvimento dos conteúdos.

      A escola exerce o papel de instruir a sociedade com conteúdos de extrema relevâncias, agora como os mesmos são aplicados na realidade de cada indivíduo é da escolha do mesmo.

      Essa como outras aulas de Sociologia e os textos complementares refletem sobre uma visão escolar muito distinta do que é apresentado atualmente por uma população.

      Podemos considerar essa aula como um divisor de águas que nos fez compreender o verdadeiro significado da palavra “professor”, que deve ser a profissão de fé numa crença como religião. E nossa religião é o saber (o conhecimento).

      Não culpar a escola por todos os problemas da sociedade, mas compreender que a mesma é formada pela sociedade problemática nos faz refletir o quanto é fácil atribuirmos os erros a outros fatores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com