TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Orientado

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO ORIENTADO

A escrita é parte essencial da comunicação moderna e para que um bom texto seja formulado, o domínio dos mecanismos fundamentais de construção textual, a coesão e a coerência, devem ser respeitados. Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem é essencial que faça sentido para o leitor. Além disso, deve ser harmonioso, para que a mensagem flua de forma segura, natural e agradável aos ouvidos. Para uma melhor absorção do que será transmitido devemos esclarecer como estes mecanismos funcionam.

    A coesão é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.  

      Enquanto a Coerência é a relação lógica das ideias de um texto que decorre da exposição dos conhecimentos do autor do texto. Um texto contraditório e redundante ou cujas ideias iniciadas não são concluídas, é um texto incoerente. A incoerência compromete a clareza do discurso, a sua fluência e a eficácia da leitura. Assim a incoerência não é só uma questão de conhecimento, decorre também do uso de tempos verbais e da emissão de ideias contrárias.

    Note que coesão e coerência são coisas diferentes, a coesão textual tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Já a coerência textual trata da articulação externa e mais profunda da mensagem. Não podemos assim, escrever de forma coesa e produzir um texto incoerente. Um texto incoerente é aquele que possui frases como: “Deborah esquentou a água, por isso o chá está frio”. Déborah esquentou a água, o chá deveria estar quente. Ou seja, não há sentido entre os elementos da frase. As ideias precisam ter uma relação lógica de causa e consequência para fazer sentido.  Dizer que “Ana era uma estudante exemplar. Havia um quadro com seus objetivos e notas, livros e revistas espalhados por todo o quarto”, pode notar que as frases estão conectadas, há uma relação de sentido e de relevância entre elas.

    Os exemplos acima são bastante simples, mas demonstram como um texto bem articulado é um todo significativo de ideias que apresentam relações lógicas e complementares umas às outras.

    Concluímos que uma sequência deve dar sentido à próxima e fazer referência à sentença anterior, utilizando assim elementos conectivos para fazer a coesão e ser lógico para ter coerência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com