TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS: Efeito tóxico

Por:   •  30/4/2020  •  Resenha  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4
  1. REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS:
  • Efeito tóxico

As intoxicações ocorrem como resultado de doses excessivas do medicamento, ou em situações especiais como incapacidade do organismo para metaboliza e eliminar o medicamento. As intoxicações são previsíveis, na medida em que são dependentes de dose e estão relacionadas com ação farmacológica conhecida de medicamentos.

  • Superdosagem relativa e absoluta

A superdosagem relativa ocorre quando um fármaco e administrado em doses habituais, mas suas concentrações plasmáticas extrapolam a janela terapêutica, por variações farmacocinéticas. Exemplo: maior índice de surdez entre pacientes com insuficiência renal tratados com antibióticos aminoglicosídeos. Absoluta a administração de doses elevadas de uma droga.

Reação de rebote

  • Síndrome de abstinência

  • Efeitos teratogênicos

Trata-se de manifestações anormais no desenvolvimento fetal gerado por fármacos usados durante a gestação, principalmente usado nos três primeiros meses de gestação temos o maior exemplo talidomida entre outros medicamentos como misoprostol, ácido retinóico, entre outros. Lembrando que também temos outros tipos agentes teratogênicos que não estão relacionados aos medicamentos como infecções congênitas, doenças maternas, radiações, substâncias químicas e outras drogas como álcool, cigarro, cocaína entre outros.

  • Reação de hipersensibilidade e tipos

Hipersensibilidade se refere às reações excessivas indesejáveis uma resposta imune adaptativa prejudicial contra antígenos não associados a agentes infecciosos, resultando em reação inflamatório ou dano tecidual. São dividas em quatro tipos; tipo 1 (Anafilática) que tem mecanismo imunológico mediada pelas IgE, ativando mastócitos. Tipo 2 (Citotóxica) tem mecanismo imunológico mediada pela IgG, fagócitos e complementos. Tipo 3 (Imunecomplexos) que tem mecanismo imunológico mediada por IgG, complexos imunes e fagócitos. Tipo 4 (Celular ou tardia) que tem o mecanismo imunológico mediada por Linfócitos T th1, th2 ou tc. Tipo 5 (Doença auto imune) que tem mecanismo imunológico mediada pelo IgM ou IgG e complemento.

1.2 Apresentar dois exemplos de reações adversas a medicamentos.

RAM, é qualquer efeito prejudicial ou indesejável, não intencional, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas nos homens para a profilaxia, o diagnóstico e o tratamento de uma enfermidade. Podem provoca danos graves à saúde, ocasionando, muitas das vezes internações e até mesmo o óbito.

 Exemplos os efeitos colaterais: que são característicos da própria ação farmacológica do medicamento, porém, seu aparecimento é indesejável em determinado momento da sua aplicação.

 Exemplos: broncoespasmo provocado por betabloqueadores, sonolência pelos benzodiazepínicos e arritmias provocadas por glicosídeos. Os efeitos secundários ocorrem como consequência do efeito desejado do medicamento por exemplo a tetraciclina, ela é um antimicrobiano de ação bacteriostática e pode depositar-se nos dentes descolorindo o esmalte e ossos provocando redução do crescimento ósseo, se utilizada na pediatria.

  1. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:

2.1 Dar 1 (um) exemplo de cada um dos tipos de interações medicamentosas:

 Medicamento x Medicamento: Digoxina e Diazepam o diazepam pode reduzir a excreção renal da digoxina, com aumento da meia vida plasmática e risco de toxicidade esse efeito é também relatado com o alprazolam.

Medicamento x Alimento: Leite e tetraciclina os íons divalentes e trivalentes (Ca2+, Mg2+, Fe2+ e Fe3+) presentes no leite e em outros alimentos são capazes de formar quelatos não absorvíveis com as tetraciclinas, ocasionando a excreção fecal dos

 Medicamento x Bebida Alcoólica: Ansiolíticos, hipnóticos e sedativos uma interação muito relevante é a potencialização do efeito depressor do sistema nervoso central (SNC) do álcool por ansiolíticos, hipnóticos e sedativos. A depressão resultante dessa interação pode causar até a morte por falência cardiovascular, depressão respiratória ou grave hipotermia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (215.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com