TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CAMPO DE ESTÁGIO EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS

Por:   •  12/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SISTEMA EDUCACIONAL SOLUTO CURSO DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM

SAMARA LIMA DA SILVA

RELATÓRIO DE CAMPO DE ESTÁGIO EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS

SAMARA LIMA DA SILVA

RELATÓRIO DE CAMPO DE ESTÁGIO EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS

Relatório de Campo de Estágio em Unidade Básica de Saúde orientado pela Tutora e Preceptora Leidiane de Sá Macedo como avaliação final do Módulo Estágio em Unidade de Pronto Atendimento 24horas

Sumário

SAMARA LIMA DA SILVA        1

SAMARA LIMA DA SILVA        2

INTRODUÇÃO        4

ESTRUTURA FÍSICA DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO        5

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL        6

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        6

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS        7

TRIAGEM        7

Sala Vermelha        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

INTRODUÇÃO

O presente relatório foi desenvolvido como parte do estágio curricular obrigatório na  matéria Urgência e Emergência , no qual foi realizado no período de 10/11/2022 á 16/11/2022 no horário de 18:00 ás 22:00horas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sobre a supervisão da Enfermeira Leidiane de Sá Macedo . A UPA UPA 24HS TUCURUI EROSTACIO CORREA FILOCREAO IOIO fica no seguinte endereço: RUA PEDRO VIGIA, S/N no bairro de SANTA MONICA em Tucuruí no Pará

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.Desta forma, a população terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

Para isso, A UPA se baseia num sistema de classificação de risco que define, através de cores, uma prioridade de atendimento e um tempo estimado entre a entrada no serviço de saúde e o atendimento médico. Esse pré-atendimento é realizado por um enfermeiro no momento em que a pessoa dá entrada na unidade. Ele avalia os sinais e os sintomas do paciente para definir entre as cores vermelha, amarela, verde ou azul.   A finalidade desta classificação é a de atender o cidadão no tempo certo e de acordo com a gravidade.  O significado das cores: 

COR VERMELHA (prioridade zero, emergência) - O atendimento médico e de enfermagem deverá ser imediato na Sala de Emergência.  

COR AMARELA (prioridade 1, urgência) - Condições que podem evoluir para um problema sério se não forem atendidas rapidamente. O atendimento médico e de enfermagem deverá ser realizado em até 30 minutos.  

COR VERDE (prioridade 2, semi-urgência) - Condições que apresentam um potencial para complicações, início e duração dos sintomas, aparência física e resposta emocional. O atendimento médico e de enfermagem deverá ser realizado em até 60 minutos.  

COR AZUL (prioridade 3, não urgência) - Condições não agudas, não urgentes ou problemas crônicos sem alterações dos sinais vitais, que não necessitam de atendimento médico no momento, ou seja, podem esperar consulta no ambulatório ou posto de saúde. O atendimento médico e de enfermagem deverá ser realizado em até 120 minutos. Os pacientes classificados com a pulseira azul serão orientados a procurar a atenção Básica de sua referência.  

ESTRUTURA FÍSICA DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

A estrutura física da UPA conta com: ampla sala de recepção; sala de triagem; três consultórios clínicos de adulto e dois pediátricos; sala de raio- x; sala de sutura e curativos; sala coletiva de inalação e administração de medicamentos, com poltronas individuais e confortáveis; laboratório para realização de exames de urgência e emergência; sala de coleta; enfermaria adulta e pediátrica, para pacientes que precisarem ficar em observação, sala vermelha, para atendimentos de emergência de pacientes trazidos pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) o onde o paciente será estabiliza do e atendido e se necessário e encaminhado para o HRT (Hospital Regional de Tucuruí), composta por quatorze leitos para observação que são divididas em observação feminina, masculina e infantil, distribuídos em quatro enfermarias, uma sala vermelha com capacidade para três leitos destinados para alta complexidade, onde a mesma dispõe de equipamentos de monitoramento multiparametros, duas salas para medicações, sendo uma delas para nebulização, outras separadas para raio-x, eletrocardiograma e laboratório de exames.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

A equipe deste setor é composta por médicos de plantão, enfermeiros que ficam divididos em gerencia de enfermagem e assistência nas salas de triagem, sala de emergência, posto da ala de observação e posto de medicação e se revezam em turnos de doze horas. A equipe é composta por quatro médicos de plantão, sendo dois clínicos e dois pediatras, vinte e seis enfermeiros que ficam divididos em: gerencia de enfermagem, sala de triagem, sala de emergência, posto da ala de observação e posto de medicação

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Controlar os sinais vitais dos pacientes; Auxiliar na recepção dos
pacientes, pequenas cirurgias, suturas e curativos; transportar pacientes; Auxiliar durante o processo de reanimação cardiorrespiratória; administrar medicamentos por via oral, muscular, subcutânea e venosa; Monitorar pacientes graves e pacientes engessados; Instalar as bombas de infusão e monitorar pacientes. Durante o estágio pode-se observar e fazer parte da dinâmica da unidade e da equipe de enfermagem, acompanhar os encaminhamentos realizados para solucionar conflitos que se instalaram na equipe nesse período, presenciar discussões entre os funcionários a respeito de folgas, rotinas da unidade e demais questionamentos que surgem no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com