TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS DE ITAQUAQUECETUBA: PIM 1

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.492 Palavras (14 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS DE ITAQUAQUECETUBA: PIM 1

Ferraz de Vasconcelos

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS DE ITAQUAQUECETUBA: PIM 1

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Técnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador:

Ferraz de Vasconcelos

2018


RESUMO

A Unidade de Pronto Atendimento 24h é um equipamento de saúde implantado em 2008 através da Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde. A unidade de Itaquaquecetuba, UPA 24h Sadako Sedoguti, foi inaugurada em 2014 e está operante até os dias atuais. O Projeto Integrado Multidisciplinar tem como objetivo levantar e analisar aspectos organizacionais da UPA 24h de Itaquaquecetuba, baseado nos conteúdos estudados em Fundamentos de Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Através das informações levantadas é possível aplicar os conceitos das matérias citadas acima, sua importância e como eles podem ser positivos ou negativos dentro da organização. Pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica foram os métodos utilizados para a realização do trabalho. Desenvolver as informações estudadas e aplica-las na prática é a base do Projeto requerido pela Universidade Paulista.

Palavras-chave: Pronto-atendimento, Itaquaquecetuba, Gestão.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        05

2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO        07

2.1 Denominação e forma de constituição        07

2.2 Origem e Estrutura da Unidade        07

2.3 Unidade de Referência para Procedimentos de Alta Complexidade        07

2.4 Funcionários        08

2.5 Organograma        08

2.6 Fornecedores        09

2.7 Prestadores de serviço        10

2.8 Dados de atendimento        10

2.9 Análise da prática atual da Unidade        11

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        12

3.1 Redes de comunicação        12

3.2 Comunicação Interna e Externa        12

3.2.1 Ouvidoria        13

3.3 Canais e veículos de comunicação        14

3.3.1 Relatórios        15

3.4 Comunicação verbal e não verbal        15

4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        17

4.1 Software de Sistemas e Software de Aplicações        17

4.2 Redes de computadores        18

4.3 Redes de computadores        18

4.4 Internet        19

4.5 Backup         19

5. CONCLUSÃO        20

6. REFERÊNCIAS        21


1. INTRODUÇÃO

Para a obtenção do título de Gestão Pública, é preciso apresentar como requisito legal o Projeto Integrado Multidisciplinar I. Este tem por objetivo o relacionamento da teoria estudada até o momento com a prática, e, reconhecer os impedimentos e as conveniências para a introdução e manutenção dos modelos administrativos, da comunicação empresarial e das técnicas de informática de qualidade aplicados na empresa escolhida.

Neste trabalho, abordaremos um equipamento de saúde de competência federal juntamente com a administração municipal, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h), situada no município de Itaquaquecetuba.

Em fundamentos de administração destacaremos o modelo de administração da unidade e todas as suas características. Em técnicas de informática apresentaremos a tecnologia utilizada no equipamento e, em comunicação empresarial, demonstraremos o fluxo de comunicação existente.

As informações contidas nesse projeto referente a unidade foram coletadas no setor de Recursos Humanos e no setor de Informações e Faturamento da própria unidade.

A UPA 24h foi implantada pelo Ministério da Saúde em 2008, através da Política Nacional de Urgência e Emergência para reorganizar, qualificar e fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RAU), o qual ela faz parte. Está situada no nível de complexidade intermediário, entre a atenção básica (baixa complexidade) e a atenção hospitalar (alta complexidade) ao qual está vinculada, juntamente com o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU 192) e domiciliar (MINISTÉRIO DA SAÚDE).

Criada para diminuir filas nos prontos-socorros de hospitais de alta complexidade, a UPA 24h é referência quando o usuário apresenta hipertermia (febre), hipertensão, fraturas e cortes pequenos, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC), traumas (com ou sem risco de fratura), cólica renal, êmese (vômito), falta de ar intensa, fortes dores no peito e epilepsia. Quando o médico constata que há necessidade de um suporte maior, pede remoção do usuário para hospital de alta complexidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE).


2. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

2.1 Denominação e forma de constituição

Nome Empresarial: Município de Itaquaquecetuba

Nome Fantasia: UPA Sadako Sedoguti

CNES: 7494068

2.2 Origem e Estrutura da Unidade

A UPA 24h de Itaquaquecetuba, foi inaugurada em 18 de maio de 2014, sito na rua João Batista Pedroso, número 452, Jardim Flamboyant e está distribuída em dois pavimentos, sendo o térreo e o subsolo. No subsolo está a área administrativa, que compreende Recursos Humanos, Diretoria e Núcleo de Informações e Faturamento; Almoxarifado, Depósito de Materiais de Limpeza (DML), Depósito de Materiais Estéreis (DME), Expurgo (Roupa Suja), Rouparia (Roupa Limpa), Refeitório, Cozinha, Conforto Médico, Conforto de Enfermagem, Conforto Administrativo e sanitários para os colaboradores. No térreo está a recepção, o saguão de espera, consultórios pediátricos e clinica geral, laboratório, sala de triagem, sanitários para os usuários, sala de medicação, sala de medicação intramuscular (Sala IM), sala de eletrocardiograma (ECG), sala de sutura, sala de coleta, Raio X, Sala de Emergência (Sala Vermelha), Morgue (necrotério), Farmácia (para dispensação interna), dois quartos para isolamento, um posto de enfermagem e três salas de observação (sala Amarela), sendo ala masculina, ala feminina e ala pediátrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (246.4 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com