TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA AO CAPS: SAUDE MENTAL

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  13.591 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA – SOROCABA

ENFERMAGEM / NOTURNO / 5º SEMESTRE

ELISANGELA LÚCIA LEITE                                    R.A: 8073836150

ROSELÉIA MARIA DA SILVA OLIVEIRA               R.A: 8237880562

VANESSA RAFAELA DE OLIVEIRA LIMA             R.A: 8483184692

                                                 

SAÚDE MENTAL

RELATÓRIO DE VISITA AO CAPS

SOROCABA

MARÇO/2016

CAPS III – ARTE DO ENCONTRO

Rua Pascoal Leite Paes, 285 – Vila Progresso

O CAPS III é um serviço de atendimento psicossocial de portas abertas que recebe pessoas para um acolhimento e vinculação ao serviço.

O CAPS visitado possui atendimento 24 horas, eles possuem hospitalidade de dia com 6 leitos, onde os pacientes vem de suas residências para serem observados quanto a medicação, higiene além da hospitalidade integral que são os pacientes que estão se adequando a algum medicamento, que estão em algum surto e precisam de uma observação, o acolhimento noturno nos feriados e finais de semana são com no máximo 3 leitos para repouso e observação se for necessário e fica limitado de sete dias corridos ou dez dias intercalados no período de trinta dias. Todos os pacientes desse CAPS vieram de um hospital psiquiátrico e estão divididos em 15 residências terapêuticas de homens e mulheres com um técnico e um cuidador, sendo então, 10 em cada casa.

O CAPS  possui várias oficinas, como: música, auto-estima, poesia, caminhada, mosaico, desenho, grupo de dança, aproximação familiar, cuidados e higiene, futebol, grupo educativo, bate-papo, entre outros. Os pacientes vem de suas residências sozinhos e vão a onde querem ir e quando chegam no CAPS  são eles que escolhem as oficinas que querem fazer (no dia da visita os pacientes estavam realizando uma oficina de páscoa).

Os pacientes assistidos em um turno de 4 horas recebem uma refeição diária; os que ficam em um turno de 8 horas recebem duas refeições e os que permanecem durante 24 horas recebem 4 refeições diárias. O CAPS possui portas abertas, e quando percebem que tem algum paciente na rua correndo risco, eles vem, conversam e se o paciente e a família quiserem eles fazem o atendimento, ninguém  é obrigado  a nada.

Nosso grupo realizou vídeos com a enfermeira do CAPS mostrando como é o funcionamento do local, mas não foi permitido ter algum contato verbal com os pacientes. Porém durante a visita, percebemos que a diferença no atendimento e cuidado com esses pacientes, o local é limpo e aparentemente promove uma sensação de bem estar, diferente dos hospitais psiquiátricos onde muitos ficaram internados em situações críticas e até desumanas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com