TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL E CAPS SAUDE MENTAL

Por:   •  6/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

 CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA MARIA DA SILVA

PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:

SERVIÇO SOCIAL E CAPS SAÚDE MENTAL: Uma análise do processo de inserção do serviço social no âmbito  CAPS.

[pic 3]

Ituibaba-MG

                2015

[pic 4]

Ana maria da silva

PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:

SERVIÇO SOCIAL E CAPS SAÚDE MENTAL: Uma análise do processo de inserção do serviço social no âmbito CAPS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, referente as disciplinas de Instrumentalidade em Serviço Social, Movimentos Sociais, Politicas Setoriais Contempoiranes, Pesquisa Sociais e Oficina de Formaçao.,

Professores: Amanda Boza, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira e Rodrigo Zambon

Ituiutaba-MG

2015

 

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................................4

DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA..........................................................................5

JUSTIFICATIVA...................................................................................................6

METODOLOGIA..................................................................................................7

CRONOGRAMA  DE PESQUISA   .....................................................................8

RESULTADOS ESPERADOS.....................................................................9  

REFERENCIAS ........................................................................................10

1INTRODUÇÃO

Atenção Básica tem como objetivo os primeiro passos acessar as pessoas ao sistema de saúde. e se adequando a demanda em especial a saúde mental O qual iremos abordar neste contexto . Onde mostra a realidade apresentada sobre o CAPS- CENTRO ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, observamos que ele veio para diminuir os hospitais Psiquiátricos para trazer estas pessoas para o convívio junto a sociedade, dando-se assim prioridades aos usuários internos e familiares RESPEITO DIGNIDADE E LIBERDADE. Em Minas Gerais tinha-se cerca de 8000 leitos psiquiátricos distribuídos em 36 hospitais os quais a maioria eram  privados e conveniados ao SUS, hoje com a atuação do CAPS diminuiu para 3500 leitos em 20 hospitais, hoje tem- se cerca de 100 centros de ATENÇÃO PSICOSSOCIAL onde seu publico alvo são portadores de sofrimentos severo e persistente acolhidos ao regime de tratamento intensivo sobre tudo nas situações de surtos e crises.   Apesar de ser uma área inovadora a presença dos assistentes sociais nos CAPS já passa a ser uma realidade em evolução, em meio a processos históricos e sócio-institucionais, como também as relações sociais, familiares e comunitárias que influenciam na vida destes.

O Assistente Social trabalha com uma postura interdisciplinar articulando-se com toda equipe interna, onde todas as decisões, planejamentos, discussões, atividades individuais e em grupo e elaboração de projetos são debatidos pela equipe multidisciplinar.
A equipe é multiprofissional, deste modo, o Serviço Social se relaciona com outras áreas como a Enfermagem, Psiquiatria, Terapia ocupacional, Psicologia, Nutrição e outros Para a saúde mental todas as conquistas colocam-se de forma organizada como uma política pública constituída a partir de práticas sociais, que se ampliam enquanto promovem disseminação em meio aos valores da sociedade capitalista. As lutas sociais, principalmente diante da classe trabalhadora, buscando o reconhecimento dos direitos sociais diante das condições que levaram a um processo de produção consciente e autônomo.  

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Como habilitar uma pessoa com transtornos se nós mesmos os tutelamos ao estado?   Na atualidade existem dois desafios que se apresentam no campo da saúde mental: compreender as famílias, considerando-se a especificidade e a diversidade dos contextos culturais onde estão inseridas e prestar lhes assistência condizente com sua realidade própria.  Perseguir esses desafios requer aproximações e relacionamentos entre profissionais de saúde e famílias, É um momento de tomada de decisões que podem ser fáceis ou não, há que adaptar uma postura diferente para que o problema seja solucionado, neste caso, para que a pessoa internada atinja o estado de saúde ou, no caso de não se encontrar doente, que possa retornar a casa. O apoio familiar é muito importante, sendo mais ainda durante o tratamento, porém esse papel no trato com o doente não é fácil, pois vários são os sentimentos que ela pode apresentar diante dessa situação, tais como culpa preconceito e incapacidade. E para quebrar este paradigma a oportunidade tem que ser lançada, dando-lhe oportunidades junto a sociedade para que se sintam úteis e capazes, para que não voltem ao mundo do vicio das drogas, álcool e para que não surtem pois os maiores culpados se tornam é a sociedade que ao invés de ajudar joga suas  responsabilidades encima do governo se ela própria ajudasse quebrando estes paradigmas talvez as re-internações seriam menos.  Além do preconceito que os portadores de transtornos mentais e dependentes químicos sofrem da sociedade, eles também são submetidos aos da família, que se sente envergonhada pela sociedade pelo simples fato de não terem conseguido formar um individuo “saudável” e preparado para cumprir com suas obrigações sociais. Não é possível julgá-las, pois também são vitimas da sociedade assim como o doente, mas é possível reconhecer a importância dela na vida de qualquer ser humano. os quais resultem numa construção conjunta de possibilidades terapêuticas. para garantir o acompanhamento e desenvolvimento completo de seus usuários considerando inúmeros fatores inclusos socialmente e que afetam de forma direta ou não a vida humana, buscando trabalhar não somente a desintoxicação, mas sim o seu convívio junto a sociedade e com a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (254.3 Kb)   docx (286.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com