TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estágio em Saúde e Saúde Mental no CAPS

Por:   •  15/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACCAMP

                         BACHARELADO EM PSICOLOGIA

Thaise Góes Carneiro – RA: 27347

PROJETO – ESTÁGIO SAÚDE E SAÚDE MENTAL

Triagem e Acolhimento no âmbito do CAPS

Campo Limpo Paulista

2021

Thaise Góes Carneiro – RA: 27347

PROJETO – ESTÁGIO SAÚDE E SAÚDE MENTAL

Projeto de estágio obrigatório em Saúde e saúde mental, apresentado ao Curso de Psicologia da Unifaccamp, como requisito parcial para obtenção do título Bacharel em Psicologia

Orientador: Prof. Wagner Ribeiro Junior

Campo Limpo Paulista

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVO        4

3. JUSTIFICATIVA        5

4. METODOLOGIA        6

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

6. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        8

7. CRONOGRAMA        9

8. RESULTADOS ESPERADOS E OBTIDOS        10

9. CONCLUSÃO        11

1. INTRODUÇÃO

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) surgiu após a reforma psiquiátrica, que teve como objetivo a erradicação dos maus tratos em hospitais psiquiátricos e manicômios. O ano de 1978 foi marcado por diversas conquistas para a saúde mental, sobretudo a partir do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM), em que houveram as denúncias relacionadas às violências que os pacientes sofriam nos manicômios (BRASIL, 2005).

O primeiro CAPS brasileiro foi inaugurado no ano de 1986, na cidade de São Paulo, sendo que os demais foram se consolidando mediante a criação da portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002. Este serviço é ofertado pelo Sistema Único de Saúde e tem como objetivo acolher os pacientes que sofrem de alguma patologia mental, bem como restabelecer o mesmo de modo que ele possa ser reinserido no convívio social (MIRANDA – SÁ JUNIOR, 2007).

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, profissionais de serviços gerais, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem, dentre outros a depender da classificação e demanda. As atividades desenvolvidas neste ambiente são individuais e em grupo, bem como comunitárias e familiares (BRASIL, 2004).

Muito se tem falado em Acolhimento no sistema público de saúde. O acolhimento surge como um instrumento de trabalho, que não se limita somente a recepção do paciente, mas sim em uma sequência de atos e modos, que são parte integrada do processo de trabalho em saúde.

O acolhimento é um espaço de escuta, onde segundo Mascarenhas, pode ser também compreendido como uma postura que propõe uma atitude por parte do trabalhador de receber, escutar e tratar de forma humanizada o usuário e suas demandas, é inclusive uma técnica que instrumentaliza procedimentos e ações organizadas que facilitam o atendimento na escuta, na análise, na discriminação do risco e na oferta acordada de soluções ou alternativas aos problemas demandados, o acolhimento é (re)orientador dos processos de trabalho que pontua problemas e oferece respostas a questões referentes à organização dos serviços de saúde.

2. OBJETIVO

O estágio supervisionado teve como objetivo conhecer as atividades diárias do CAPS, bem como realizar um projeto de Acolhimento, e ainda, compreender através da vivência como o psicólogo atua no Acolhimento dentro do sistema público de saúde e saúde mental, mais especificamente no âmbito do CAPS,

Compreender não somente o acolhimento, mas também o processo de triagem e encaminhamento dos pacientes que procuram os serviços de saúde mental.

Inserir-se também no cotidiano do caps, para compreender a dinâmica entre os colaboradores e usuários do serviço, assim possibilitando a compreensão do papel do psicólogo neste ambiente de saúde mental.

Assim, é importante ressaltar a relevância desse aprendizado durante a graduação para que o aluno possa colocar em prática a teoria aprendida.

3. JUSTIFICATIVA

É importante para os alunos vivenciarem como profissionais as demandas cotidianas que surgem no caps, seja pelos usuários do caps ou pelos colaboradores que lá trabalham.

E além dos alunos, esse projeto beneficia também os usuários do caps, proporcionando a eles um atendimento mais rápido, pois com a inserção dos estagiários de psicologia neste local, as filas de espera tendem a diminuir, pois os mesmos estão proporcionando o apoio psicológico a estas pessoas que há tempos esperam por um atendimento.

Todo este projeto proporciona aos alunos conhecimento teórico e prático, pois somente na prática é que se aprende o real papel do psicólogo no contexto de saúde e saúde mental.

4. METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a realização da parte teórica do projeto foi a de levantamento bibliográfico, para que fosse possível ter fundamentação teórica para realizar a parte prática do projeto na instituição.

A parte prática envolveu observação participante em alguns momentos, juntamente com a função de exercer o papel de psicólogo na instituição.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O acolhimento se trata de uma ação tecno-assistencial que propõe uma mudança da relação profissional/usuário através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e como um participante ativo no processo de produção da saúde. Segundo Andrade o acolhimento é, portanto, um modo de operar os processos de trabalho, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com