TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM/8º PERÍODO

Por:   •  30/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.996 Palavras (12 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 12

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM/8º PERÍODO

SUMÁRIO [pic 2][pic 3]

1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

4

2 NOSSA RESPOSTA AOS OBJETIVOS

5

2.1 OBJETIVO GERAL

5

2.2 RESPOSTA AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

5

2.2.1 Identificar os principais diagnósticos que acometem os paciente internado

5

2.2.2 Resgatar a teoria referente aos problemas de saúde  na terceira idade

6

2.2.2.1 Patologias relacionadas ao sistema músculo-esquelético

10

  1. Patologias relacionadas ao sistema cardiovascular

11

  1. Patologias relacionadas ao sistema endócrino

13

  1. Câncer na terceira idade

14

2.2.3 Elaborar uma cartilha com orientações básicas para melhoria da qualidade de vida na terceira idade

15

2.2.4 Elaborar uma cartilha com dicas para a melhoria da qualidade de vida do cuidador

25

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

36

REFERÊNCIAS                                                          

37

2 NOSSA RESPOSTA AOS OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Promover a qualidade de vida na 3º idade com pacientes portadores de doenças graves e suas seqüelas, internados na Ala Coração de Jesus da Irmandade Senhor Bom Jesus dos Passos e Imperial Hospital de Caridade.

2.2 RESPOSTA AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

2.2.1 Identificar os principais diagnósticos que acometem os paciente internado

Para atendermos este objetivo específico, inicialmente, fizemos um levantamento nos prontuários dos pacientes internadaos na Ala Coração de Jesus, buscando identificar os diagnósticos mais frequentes, uma vez que, em análise preliminar observamos que mais de 80% dos pacientes ali internados faziam parte do grupo etário da terceira idade (acima de 60 anos, sendo a faixa etária dos mesmo entre 49 e 90 anos).

Os diagnósticos mais frequentes relacionados a tereceira idade foram: cardiopatias diversas, como ICC e IAM, acidente vascular encefálico e suas sequelas, anemia carencial grave, gastrite erosiva, diabete mellitus, infecção do trato urinário, insuficiência respiratória aguda, câncer de intestino, câncer de rim com metástase óssea, câncer de bexiga  câncer de ovário, câncer de pulmão, câncer de cérebro,câncer de laringe e câncer de traquéia.

Mais de 80% destes pacientes encontravam-se com uma ou mais das seguintes limitações: acamados ou parcialmente dependentes para o auto-cuidado, em fluidoterapia, em nutrição parenteral e/ou enteral, usando fraldão geriátrico e/ou com sonda vesical de foley, com sonda nasoenteral, com traqueostomia, com ostomias intestinais e gástricas (íleo/colostomia e gastrostomia), em quimioterapia e/ou radioterapia, em pré ou pós operatório de angioplastia, prótese de quadril (por osteoporose), retosigmóidectomia, linfodectomia pélvica, discectomia lombar, gastrectomia, sem condições de comunicação verbal ou desorientados

2.2.2 Resgatar a teoria referente aos problemas de saúde  na terceira idade

Antes de iniciarmos a revisão de literatura referente aos principais problemas de saúde que acometem os individuos na terceira idade, resolvemos abordar a fisiologia do processo de envelhecimento nos sistemas corporais, como segue.

De acordo com Zaslavsky; Gus (2002), a velhice não é doença. É uma etapa da vida com características e valores próprios, em que ocorrem modificações no indivíduo, tanto na estrutura orgânica, como no metabolismo, no equilíbrio bioquímico, na imunidade, na nutrição, nos mecanismos funcionais, nas características intelectuais e emocionais. São estas modificações que dificultam a adaptação do indivíduo no seu meio, exatamente pela falta de condições que favoreçam o envelhecimento bio-psico-social.

Para agravar essa situação existem vários fatores demográficos, sócio-culturais e epidemiológicos, como aposentadoria, perda de companheiros de trabalho, aumento de tempo livre, mudanças nas normas sociais, impacto da idade sobre o indivíduo, impacto social da velhice, perda de segurança econômica, rejeição pelo grupo, filhos que se afastam, dificuldades citadas pela sociedade industrializada, contaminação do ar afetando a sua saúde, aumento da freqüência de determinadas enfermidades entre outras coisas (ZASLAVSKY; GUS, 2002).

O envelhecimento seria a conseqüência de todas as modificações fisiológicas e bioquímicas que com o tempo sofrem os seres vivos, um processo biológico multifatorial que evolui de forma contínua, de acordo com as características intrínsecas de cada indivíduo. (FARINATTI, 2008).

Conforme Farinatti (2008) cada indivíduo reage de forma única ao avanço da idade. Segundo Brasil (2007), o maior desafio encontrado na atenção à pessoa da terceira idade é conseguir contribuir para que, apesar do aumento das limitações que possam ocorrer, elas possam redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível.

Muitas pessoas idosas são acometidas por doenças e agravos crônicos não transmissíveis (DANT) que requerem um acompanhamento constante, pois não têm cura. Essas condições crônicas tendem a se manifestar de forma expressiva na idade mais avançada e, freqüentemente, estão associadas à comorbidades. Podem gerar um processo incapacitante, afetando a funcionalidade das pessoas da terceira idade, ou seja, dificultando ou impedindo o desempenho de suas atividades do cotidiano de forma independente. Ainda que não sejam fatais, essas condições geralmente tendem a comprometer de forma significativa a qualidade de vida dos idosos (BRASIL, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com