TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA DOS CONCEITOS E FERRAMENTAS DA EPIDEMIOLOGIA E INDICADORES DE SAÚDE

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 4

No vídeo sobre Conceitos e Ferramentas da Epidemiologia- Sistema de Informações em Saúde (SIS) podemos conhecer o perfil epidemiológico da população através das informações coletadas na internet por via do DATASUS, como por exemplo, quais os principais motivos de internações no SUS residentes nos municípios ou estado nas últimas décadas.

Um sistema de informação de saúde bem estruturado e bem utilizado dão suporte para o planejamento, avaliação e ações em saúde, resultado de um planejamento baseado em informações concretas é muito mais eficaz que uma ação feita sem parâmetros e sem indicadores, ajudando para a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir de sistemas de informação de saúde disponível na internet, diversos indicadores de saúde importantes para o planejamento e avaliação podem ser construídos. No Brasil os principais são:

SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade): com eles podemos pesquisar as principais causas de morte no município ou região de atuação e com esses dados podemos calcular os indicadores de mortalidade.

SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos): coleta dados de todo o Brasil, independente da instituição, a partir da declaração de nascidos vivos.

SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação): os profissionais da saúde devem notificar aos gestores do SUS a ocorrência de casos suspeitos ou confirmados de determinadas doenças ou agravos. É uma forma do Estado saber quais riscos podemos estar expostos. Para o Ministério da Saúde o SINAN é um grande instrumento de descentralização do SUS.

SIH-SUS (Sistema de informações Hospitalares do SUS): são informações sobre motivos, taxas e duração de internações.

SIAB (Sistema de informação de atenção básica): os agentes de saúde visitam as casas para estratégias de saúde da família, é próximo na coleta de dados, na análise e na possibilidade de subsidiar ações locais.

Apenas o SIAB, que possui informações sobre o bairro não está na internet, para obtê-los pode ir na secretaria de saúde do município, a partir deles podemos criar ferramentas de planejamento e avaliação na atenção básica.

Uma base de dados bem estruturada prove aos profissionais da equipe de saúde da família suporte para o planejamento e a avaliação de ações políticas, além de ser importante ferramenta de cidadania e mecanismo de participação popular.

No vídeo de Indicadores de Saúde aprendemos que são a partir deles que podemos descrever as condições de saúde da população e suas características demográficas e seu objetivo é perceber a importância dos indicadores de saúde no planejamento de ações efetivas.

Os indicadores de saúde permitem diagnosticar as condições de vida e de saúde da população, implementar políticas para o controle de doenças e avaliar a eficácia das ações que são desenvolvidas. São frequências relativas compostas por um numerador e um denominador que fornecem informações relevantes sobre atributos e dimensões relacionadas as condições de vida da população e ao desempenho do Sistema de Saúde e podem ser medidas do tipo razão, proporão ou taxa. A maioria dos indicadores apresentam limitações quando os denominadores e numeradores são pequenos, como por exemplo, em município de menor porte e áreas de unidades de saúde, nesses casos a alternativa é o uso de indicadores agregados por área ou períodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com