TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: EQUIDADE: SEUS CONCEITOS, SIGNIFICAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA O SUS

Por:   •  7/12/2017  •  Resenha  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: EQUIDADE: SEUS CONCEITOS, SIGNIFICAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA O SUS

SALVADOR/BA

2016

BARROS, Fernando Passos Cupertino de; SOUZA, Maria Fátima de. Equidade: seus conceitos, significações e implicações para o SUS. Saúde Soc. São Paulo, 2016.

Fernando Passos Cupertino de Barros é um médico brasileiro, graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, doutor em Ciência da Saúde pela Universidade de Brasília e com especialização em ginecologia e obstetrícia. Possui mestrado também em Música pela Universidade Federal de Goiás. Leciona na cadeira de Medicina Comunitária na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e é, também, servidor da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e consultor em sistemas de serviços de saúde. Presidiu o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde- Conass, duas vezes, onde, hoje, trabalha como assessor técnico e coordena a Comissão Temática da Saúde, Segurança Alimentar de Nutricional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, desde 2015. Compõe, também, músicas eruditas e tem ao todo 28 produções bibliográficas e três CDs gravados.

Maria Fatima de Sousa é doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Saúde Coletiva e graduada em Enfermagem, também pela UFPB. Tem pós-doutorado pelo Centre de Rechcerche sur la Communication et la Santé, da Université du Québec à Montréal e foi professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde, onde, atualmente, é diretora. Foi a primeira a coordenar o Mestrado Profissionalizante do Programa de Pós- graduação em Saúde coletiva e implantou a Unidade de Estudos e Pesquisas em Saúde da Família na UnB. Foi, também, ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, gerente nacional do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, assessora no Programa Saúde da Família, com o Ministério da Saúde e consultora nas Secretarias Municipais de Saúde e do Verde e Meio Ambiente, em São Paulo. Possui 17 livros publicados.

O artigo Equidade: seus conceitos, significações e implicações para o SUS é distribuído em seis partes correlacionadas e dependentes de um amplo entendimento sobre as causas e consequências que o problema traz para a sociedade brasileira. Os pontos são abordados com maestria pelos autores Fernando Passos Cupertino de Barros e Maria Fátima de Sousa no decorrer da obra.

Na introdução e na temática seguinte permanece o foco na desigualdade e suas implicações. A equidade de direitos é um tema tratado como prioridade hodiernamente em diversas nações no mundo. A intensa perscruta pela disponibilidade dos direitos básicos necessários ao homem, a exemplo da moradia, educação de qualidade e o acesso à água potável são de extrema preocupação no século XXI, pois observa-se um crescimento exacerbado de discrepâncias sociais como a mortalidade , a fome e a miséria. No Brasil em especial, uma das principais problemáticas a ser solucionada é referente à saúde dos cidadãos que apresenta-se deficitária e desigual em decorrência da ausência de estrutura e do recorrente descaso do governo para com os brasileiros .

No restante da obra o destaque gira em torno do tema trivial do artigo, a saúde e as barreiras encontradas pelas pessoas para alcançá-la. O acesso á saúde é direito essencial de qualquer ser humano e é assegurado no país desde a formulação da Constituição Brasileira de 1988. A carta Magna do Brasil é reconhecida como “Constituição Cidadã” e é lembrada pela introdução do neoconstitucionalismo no país ,assim como a consequente seguridade dada aos cidadãos relacionada à acessibilidade dos recursos inerentes ao homem citados previamente , neste documento foram abordados pontos importantes de cunho social, dentre eles o apoio ao Movimento de Reforma Sanitária que garante às pessoas valores sociais referentes a um melhor sistema de saúde.

O SUS (Sistema Único de Saúde) é fator basilar no que se diz respeito à saúde do povo “canarinho” visto que uma grande parcela da população tem o programa como única maneira de se conseguir consultas e tratamentos médicos. Tal parte da população geralmente é a mais carente de direitos e acesso à qualidade de serviços, percebe-se que a situação desses cidadãos encontra-se cada vez mais complicada, pois muitas vezes o SUS não tem condições ou não possui a infraestrutura necessária para abranger à total demanda de pessoas que lhes é requisitada diariamente no Brasil.

Entretanto, o déficit em torno da saúde não é algo que surgiu recentemente, haja vista que é mais um caso do famoso “efeito dominó”, ou seja, é consequência da aglutinação de fatores negativos da carência de políticas sociais e investimentos baseados nas áreas mais desiguais e necessitadas da sociedade. Anualmente por exemplo são divulgados dados advindos da OMS (Organização Mundial da Saúde) informando que o Brasil ao menos atualmente tem um gasto satisfatório dedicado ao âmbito da saúde, porém tal cenário não é observado no cotidiano dos brasileiros que pelo contrário estão sofrendo ainda mais com o passar dos anos. O investimento realizado muitas vezes não chega aos seus respectivos destinos, visto que a verba atribuída às resoluções de tais problemas sociais recorrentemente são desviadas e impedidas de chegarem em sua totalidade para sanar as deficiências do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com