TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA TEMÁTICA: A importância da amamentação restrita nos seis primeiros meses de vida.

Por:   •  31/8/2020  •  Resenha  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Graduação em Enfermagem

Unidade Betim

RESENHA TEMÁTICA:

A importância da amamentação restrita nos seis primeiros meses de vida.

Betim

2016

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO RESTRITA NOS SEIS PRIMEIROS MESES DE VIDA.

A amamentação restrita nos seis primeiros meses de vida de uma criança é de extrema importância para o desenvolvimento, além de ser uma grande fonte nutricional. Com o passar dos anos a redução do ato de amamentar está cada vez maior, esta questão se deve muitas vezes por fatores que estão presentes na realidade da mulher moderna. Existem inúmeros fatores que interferem de forma direta na interrupção precoce da amamentação e é de extrema importância que os profissionais de saúde e principalmente o enfermeiro exerçam o poder da orientação dos pais para os benefícios dessa prática.

        Escobar et al (2002) realizaram um estudo sobre o aleitamento materno em relação as questões  que levam ao desmame precoce tendo em vista fatores socioeconômicos-culturais, avaliando diversos fatores que poderiam refletir na amamentação com enfoque no desmame precoce.

        De acordo com Escobar et al. (2002) a introdução de outros alimentos também é um fator relevante para o desmame precoce incluindo relatos das mães como “leite fraco”, “leite secou” e a “criança largou o peito”, demonstrando a falta de conhecimento e insegurança reforçando a necessidade de informação sobre o tema.

Além da prevenção de doenças, à amamentação tem um papel fundamental na recuperação do peso pré-gestacional. Durante a gravidez a mulher acumula reservas de calorias a serem utilizadas na produção do leite materno. Segunda Rea (2004) “[...] se a mãe pára de amamentar precocemente, conserva as calorias que seriam usadas para fabricar leite materno.” Deste modo, a mãe deverá ter um atraso na perda de peso.

        Rea (2004) ao longo do artigo descreve fatores positivos e negativos do aleitamento materno, ambos baseados em estudos publicados, além disso, é citado a importância dos profissionais de saúde na orientação da mulher, para que a mesma possa ter o poder de escolha baseada em informações corretas.

Segundo Almeida et al (2010), é de competência do profissional da saúde que presta assistência para as mulheres e crianças buscar ações que estimulam o aleitamento materno, e desenvolver métodos que incentive, promove e sensibilize  o desenvolvimento dessa prática.

Foi possível perceber, através destes estudos, que ainda é preciso evoluir em relação ao aleitamento materno e os fatores que envolvem essa prática, e que a atuação do enfermeiro como facilitador e educador é de extrema importância. É necessário também explorar o nível de conhecimento e entendimento dessas mulheres.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Inez Silva et al. Amamentação para mães primíparas: perspectivas e intencionalidades do enfermeiro ao orientar. Cogitare Enfermagem, v. 15, n. 1, 2010.Jan/Mar. p19-25 Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/cogitare/article/viewArticle/17139. Acesso em: 28 mar. 2016.

ESCOBAR, Ana Maria de Ulhôa et al. Aleitamento materno e condições socioeconômico-culturais: fatores que levam ao desmame precoce. Rev. bras. saúde matern. infant, Recife, v. 2, n. 3, p. 253-261, Set/Dez .2002. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com