TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro “As Formas Elementares da Vida Religiosa” de Émile Durkheim.

Por:   •  20/5/2023  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Lucas Matheus de lima nogueira  

Resenha do livro “As formas elementares da vida religiosa” (Introdução; Livro I, cap. I) de Émile Durkheim.

O livro “As formas elementares da vida religiosa” de Émile Durkheim, publicado originalmente em 1912, e uma obra clássica da sociologia da religião, e pode ser estudado sob três pontos de vista: uma descrição e análise do sistema de clãs e do totemismo de certas tribos australianas; uma teoria da essência da religião: por fim, uma introdução à sociologia do conhecimento.

Na introdução, Durkheim apresenta a ideia central do livro, de que a religião é um fenômeno social que deve ser estudado cientificamente. Ele argumenta que a religião não é apenas uma questão de crenças individuais, mas sim parte integrante da vida em sociedade. Durkheim propõe uma abordagem sociológica para entender a religião, enfatizando sua dimensão coletiva e simbólica.

No capítulo 1 do livro I, será explicado pelo autor que as formas elementares da vida religiosa são representadas por crenças e práticas da sociedade primitiva. Durkheim vai dizer que as sociedades possuem uma religião comum, que não é particular a nenhum individuo em si, mas sim a toda a coletividade, e que essa religião e uma manifestação da consciência coletiva. Podemos dizer que a religião e uma produto da sociedade e da forma como a sociedade pensa sobre si mesma.

Será destacado por Durkheim que nas sociedades primitivas, a religião vai ser concentrar em torno de conceitos como o totemismo, que pode aparecer como objeto, animal, planta ou um fenômeno da natureza – que vai ser considerado algo sagrado e que vai representar o grupo em questão. A religião será um instrumento que garantira a um grupo social a coesão, a identificação e os códigos morais compartilhados, e Durkheim argumenta que a religião será expressa por meio de rituais e práticas simbólicas, que servem para reforçar a unidade da coletividade e lembrar seus membros de sua ligação com o grupo.

Durkheim vai explicar o totemismo, através do clã e do totem. O clã será um grupo de parentesco que não é formado por laços de sangue, que emite sua identidade tomando como referência uma planta ou animal. Nas tribos australianas estudadas pelo autor cada totem tem seu emblema e seu brasão. Atualmente nas sociedades podemos mostrar as bandeiras como um exemplo equivalentes do churinga australiano. Ela exerce um caráter sagrado atribuído à pátria.

Em considerações finais a obra “As formas elementares da vida religiosa” será uma obra fundamental para o estudo da religião. Mas algumas críticas sobre a obras foram levantadas como um subposto evolucionismo ou a se o estudo das sociedades primitivas é realmente coerente e util. Mas a obra e muito rica em informações e pode te levar a pensar a religião na sociedade Contemporânea.

Referências bibliográficas

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo, Edições Paulinas, 1989 (Introdução; Livro I, cap. I).


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com