TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE CHG

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.716 Palavras (15 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 15

FMU – FACULDADES UNIDAS METROPÓLITANAS

CURSO DE ENFERMAGEM  SALA 109.

RESUMO DE CHG

ALUNAS:

KEILLA JOSINA BISPO GASTARDI

GABRIELA COSTA CAVALCANTE.

LETHICIA ROSA I DE OLIVEIRA

FLAVIA RODRIGUES DE OLIVEIRA

MARA LUCIA PINHEIRO DA SILVA

CARLA DANIELE ARAUJO

SÃO PAULO – 2014

 

                                                                 O Citoplasma

As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Apesar da grande variedade de animais , plantas , fungos protistas e bactérias , existem somente dois tipos básicos de célula, as procariontes e as eucariontes.
Diferenciação Celular
 Durante a evolução dos metazoários  as células foram aos poucos se modificando e especializando, passando a exercer certas funções. O processo de especialização denomina-se diferenciação celular.
A diferenciação celular também é um processo importante durante o desenvolvimento embrionário.
 Principais constituintes das células
As células apresentam duas partes fundamentais, o citoplasma e o núcleo. Os diversos componentes do citoplasma geralmente não são vistos nos preparados comuns corados pelas hematoxilinas.

 Citoplasma 


O componente mais externo do citoplasma e a membrana plasmática, ou plasmalena , que o separa do ambiente extracelular. No citoplasma se localizam o citoesqueleto , as organelas e os depósitos ou inclusões , geralmente temporários , de hidratos e carbono, proteínas lipídios ou pigmentos. São exemplos de organelas, as mitocôndrias, o reticulo endoplasmático, o aparelho ou complexo de golgi , os lisossomos e os peroxissomos. O espaço entre as organelas e os depósitos é preenchido pela matriz celular de consistência variável entre um sol e um gel contendo diversas substancias, como aminoácidos, proteínas e outras macromoléculas, nutrientes energéticos e íons.A membrana plasmática contem proteínas denominadas integrinas  que se ligam a filamentos do citoesqueleto localizados no citoplasma e a macromoléculas extracelulares.
 

Membrana plasmática


 A membrana plasmática e invisível ao microscópio óptico, pois sua espessura varia entre 7,5 e 10nm. Ao microscópio eletrônico aparece como uma estrutura trilaminar denominada de unidade de membrana. Admite-se que essa membrana seja composta por duas camadas de moléculas de fosfolipídios, glicolipidios e colesterol, com seus grupamentos não polares (hidrofóbicos) voltados para o centro da membrana. Os grupamentos polares (hidrofílicos) desses lipídios ficariam nas duas superfícies da membrana. 
Nas membranas, a composição lipídica de cada metade da bicamada é diferente , criando uma assimetria. O microscópio eletrônico confirmou a existência de moléculas, que se inserem parcial ou totalmente na membrana. Algumas destas moléculas apresentam poros funcionais, por onde transitam água e íons.  Outras são proteínas especificas que atuam como receptores de hormônios e de outras moléculas. Uma função importante da membrana é a manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do liquido extracelular.
As proteínas que representam aproximadamente 50 % do peso da membrana plasmática, pode ser divida em 2 grupos  Proteínas Integrais: estão diretamente incorporada na estrutura da membrana, e que só podem ser extraídas após a destruição da estrutura membrana e a Proteína periférica que estão fracamente associada a membrana, podem ser facilmente extraídas por meio de soluções salinas.Existe também as proteínas integras que são denominadas transmembrana que atravessam inteiramente a membrana , fazendo saliência tanto na face intracelular como na superfície externa , certas destas proteínas transmembrana possuem moléculas longas e dobradas que atravessam a membrana varias vezes , por isso podem ser dividas em proteínas de passagem única  e proteínas de passagem múltipla. 
 

Lipídios: apresentam em sua estrutura uma região polar e outra apolar. Formam uma dupla camada (bicamada) sendo que as regiões polares, que tem afinidade pela água, estão voltadas para a água do meio extracelular e intracelular e as regiões apolares estão voltadas para o interior da bicamada, já que não apresentam afinidade pela água.

As regiões hidrofóbicas das moléculas lipídicas são alongadas enquanto suas partes hidrofóbicas apresentam-se globosas.
Na superfícies externa da membrana existem moléculas de hidratos de carbono ligadas as proteínas e aos  lipídios . Na superfície interna da membrana observam se proteínas citoplasmáticas ligadas as proteínas da membrana . A porção media das moléculas protéicas contem aminoácidos hidrofóbicos que interagem e ligam-se aos lipídios ancorando as proteínas na membrana.
A integração das proteínas na membrana depende principalmente da interação dos aminoácidos lipofílicos da superfície da proteína com os lipídios da membrana . Mas a posição das proteínas em relação ao plano da membrana plasmática geralmente é determinada pela associação com moléculas do citoesqueleto as proteínas podem deslizar ao longo do plano da membrana isto é possível porque a porção lipídica fluida. A distribuição das proteínas em mosaicos na membrana plasmática, associada a sua fluidez, deu origem ao modelo mosaico fluido aceito presentemente. Como ocorre com os lipídios, a distribuição das proteínas da membrana e diferente nas duas camadas da membrana.
Quando esta travessia ocorre com consumo de energia (ATP), recebe o nome de transporte ativo. Outras vezes a penetração se realiza com a participação de proteínas carreadoras localizadas na membrana, mas sem gasto energético, pelo processo chamado de transporte facilitado. nos três casos, a transferência de moléculas do meio extracelular para o meio intracelular não e acompanhada de modificações morfológicas da membrana. A entrada de substancias nas células pode ocorrer em bloco, por meio de processos que envolvem modificações visíveis na membrana plasmática, a entrada de material em quantidade dá-se o nome de Endocitose é um termo mais geral que indica a penetração do material na célula , graças a atividade da membrana , compreendendo pinocitose e a fagocitose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (238.6 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com