TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do farmacêutico hospitalar em uma equipe multidisciplinar

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

O papel do farmacêutico hospitalar em uma equipe multidisciplinar

                               Carina de Castro Bezerra¹

  • Introdução

A equipe multidisciplinar de saúde é formada por um grupo de profissionais de saúde que trabalham em conjunto a fim de chegar a um objetivo comum.(1)

A necessidade de trabalho multidisciplinar nos cuidados com a saúde é reconhecida por todos e vem sendo incorporada de forma progressiva na prática diária.

O Serviço Farmacêutico Hospitalar é um departamento com autonomia técnica e científica, sendo a direção obrigatoriamente assegurada por um farmacêutico hospitalar, e constitui uma estrutura importante aos cuidados de saúde dispensados no meio hospitalar. É igualmente responsável pela orientação de pacientes internados e ambulatoriais, visando sempre à eficácia terapêutica, racionalização dos custos, o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional. (2)

  • Objetivo

Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da atuação farmacêutica na equipe multidisciplinar no âmbito hospitalar,visando o cuidado ao paciente.

  • Desenvolvimento

A atuação multidisciplinar do farmacêutico, com outras profissões e áreas é um aspecto muito importante no cenário da saúde. A atuação desses profissionais em equipes multidisciplinares é apontada como condição importante para garantir o sucesso do tratamento do paciente.

A confiança é fator fundamental nas relações entre o farmacêutico-paciente e o farmacêutico e os demais profissionais da saúde, não só na condução de uma orientação técnica que traga benefícios ao tratamento, como também na forte atuação em ministrar treinamento aos membros da equipe, responsáveis pela preparação e administração das fórmulas, garantindo a eficácia da prescrição e a qualificação dos profissionais envolvidos.

A comunicação integrada na equipe traz o resultado de um trabalho de sucesso. Possuir dados precisos sobre os benefícios e os riscos atrelados a cada prescrição, evita ocorrências de efeitos adversos.(4)

Estabelecer um vínculo de parceria entre os médicos, enfermeiros, terapeutas, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos é a grande meta de todas as clínicas e hospitais, como forma de prevenção aos erros de medicação que ocorrem com determinada frequência.(4)

As falhas nas prescrições são atualmente um problema mundial de saúde pública. Dados provenientes de pesquisas mostram que os erros na medicação representam 30% dos casos. Uma triste realidade no trabalho dos profissionais de saúde, com sérias consequências para pacientes e organização hospitalar.(3)

Um estudo, publicado na revista Acta Paulista de Enfermagem, aponta: erros de tempo na administração dos medicamentos (77,3%), erros de dosagem respondem por 14,4% dos casos, seguido de erros de vias de administração (6,1%), de medicamento não autorizado (1,7%) e de troca de paciente (0,5%) .(3)

O resultado do estudo reflete a necessidade de obter uma equipe multidisciplinar, trabalhando em perfeita harmonia, conectada e cruzando informações com dados da história clínica do paciente. Para que isso ocorra, é imprescindível o absoluto entendimento dos profissionais e da equipe de saúde no processo de utilização dos medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com