TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de ATPS- Higienização das mãos

Por:   •  26/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

A NATUREZA DAS DOENÇAS ADQUIRIDAS POR MÁ HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Muitas patologias adquiridas, que acabam resultando em uma epidemia na população podem ser evitadas pelo simples ato de lavar as mãos corretamente e nos momentos necessários do cotidiano de cada um.

A falta de conscientização da população a respeito da higienização das mãos é um grande fator que encadeiam a proliferação de microrganismos patogênicos, que estão presente em diversos ambientes do nosso dia a dia, tais como: maçanetas, banheiros, transportes públicos, ambientes com aglomeração de pessoas, assim como o ato de manipular dinheiro, celulares, alimentos e o contato físico com outras pessoas. Dentre as doenças que podem adquiridas neste contexto podemos citar:

• Hepatite A: O indivíduo pode contaminar-se e transmitir a outros, ao não fazer a higienização das mãos após a eliminação das fezes, manipular e fazer ingestão de alimentos infectados.

• Gripe: É transmitida pelo vírus Influenza, através do ar, e ao entrar em contato com as vias respiratórias, e também pelas mucosas, secreções e contato direto (físico) entre as pessoas ou indireto (locais contaminados).

• Conjuntivite: Pode ser contraída pelo ar, agentes poluidores, cloro utilizado para a limpeza de piscinas, o portador do vírus pode transmitir de forma direta pelo contato com outras pessoas.

• Infecção hospitalar: Ocorre durante o processo de assistência ao paciente, após 72 horas da sua internação. Por via de contato direto entre um paciente e outro, através dos profissionais de saúde que não utilizou os métodos corretos para a assistência, e podendo passar a infecção de um local para um que estava ausente de infecção.

Diante deste quadro de patologias transmitidas por via da má higienização das mãos, a fim de bloquear essa cadeia de manifestações dos microrganismos que estão alojados tanto nos objetos quanto na pele e mucosas do corpo humano, a conscientização da higienização tanto dos profissionais da saúde quanto da população em geral, pois a falta desta prática acarreta em um segmento de doenças que resulta em despesas para os órgãos públicos para que tenha seu controle, desta forma que fiscalização da saúde como a ANVISA, recomenda a utilização dos métodos corretos de higienização das mãos, e podendo diminuir o risco de contrair esses tipos de patologias, conforme ilustração abaixo:

Fonte: ANVISA (Técnicas de lavar as mãos)

É importante lembrar que para uma boa higienização das mãos, além das técnicas para este fim, é preciso retirar as joias e objeto, manter as unhas aparadas dentro do parâmetro que remova as impurezas, pois esses acessórios podem carregar microrganismos que transmitem doenças, pois mesmo com a correta utilização de higiene, esses agentes ficam instalados nesses acessórios, e dando origem a probabilidade de contaminação.

Referências Bibliográficas:

Disponível em: <http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2013/05/15/10-doencas-que-podem-ser-evitadas-pelo-simples-habito-de-lavar-as-maos> Acesso em: 02/04/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com