TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório ATPS Comportamento Organizacional Etapa 3

Artigo: Relatório ATPS Comportamento Organizacional Etapa 3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

Para se iniciar esta etapa, o grupo fez uma leitura no artigo Definindo e classificando grupos – a formação dos grupos. O artigo, como seu título já diz, fala sobre a definição dos grupos e a maneira como ele é classificado. Os grupos tem uma classificação entre formal e informal, e uma subclassificação que pode ser feita em 4 categorias, que são os grupos de comando, grupos de tarefas, grupos de interesses e grupos de amizade.

O artigo também diz quais são os principais motivos para as pessoas se reunirem em grupos, que são, segurança, status, autoestima, associação, poder e alcance de metas.

Após a leitura o grupo se reuniu e começou para utilizar os novos conhecimentos adquiridos e efetuar a etapa 3 da ATPS.

Foi feita uma análise de como são formados os grupos dentro da organização, e de como é o relacionamento dentro da Pet Glamour. Após essa análise o grupo colocou em uma tabela quais são os grupos, quem são seus integrantes e os conflitos dentro de cada grupo, que pode ser visto:

Tabela de Grupos Formais

Grupos Integrantes Conflitos

Banho e Tosa (Grupo de comando A) Alba, Anita, Léa e Éder O Egocentrismo de Éder que causa um desconforto em suas colegas de equipe Anita e Léa

Administração Geral (Grupo de comando B) João, Rui, Elaine e Leila A falta de comprometimento de Alba na empresa como um todo.

Banho e Tosa (Grupo de Tarefa A) Anita, Léa e Éder. A falta de Controle dos produtos por parte do banho e tosa, Anita Léa e Éder que afetam o gerente Rui.

Vendas (Grupo de Tarefa B) Leila e Elaine. A falta de comprometimento da equipe de vendedoras Elaine e Leila, com suas faltas e atrasos.

Administração e Gerência (Grupo de Tarefa C) Rui e João -

Gestão do Pet Shop (Grupo de Tarefa D) João e Alba. A falta de comprometimento de Alba na empresa como um todo

Após o passo 2, foi submetido um teste a cada grupo da organização chamado de Escala de Desenvolvimento de equipe-EDE. Esse teste definiu como é o relacionamento dos integrantes de cada grupo usando uma escala de ponto entre 1 a 7 em vários itens, que podem ser visto na tabela abaixo junto com a pontuação de cada grupo;

Escala de Desenvolvimento de Equipe – EDE

Banho e Tosa (Grupo de comando A) Administração Geral (Grupo de comando B) Banho e Tosa (Grupo de Tarefa A) Vendas (Grupo de Tarefa B) Administração e Gerência (Grupo de Tarefa C) Gestão do Pet Shop (Grupo de Tarefa D)

Grau de confiança recíproca 2 1 3 2 6 1

Comunicações 3 4 2 2 5 5

Grau de apoio recíproco 2 1 2 2 5 1

Objetivos da equipe 7 3 7 3 4 3

Tratamento dos conflitos dentro da equipe 1 1 1 1 4 1

Utilização das habilidades dos membros 1 4 4 2 6 5

Método de controle 5 4 3 3 4 4

Ambiente organizacional 4 4 4 4 4 4

Pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com