TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de introdução ao curso de enfermagem

Por:   •  9/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDRAL DO PIAUÍ

CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

RAIZA SOUSA LIMA

RELATÓRIO DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 2016.2

TERESINA PIAUÍ

2016

RAIZA SOUSA LIMA

RELATÓRIO DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 2016.2

Relatório final da Disciplina Introdução ao curso de Enfermagem do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí - UFPI, ministrada pela Professora Dra. Fernanda Valéria Vilar Teixeira Nunes, como requisito parcial para obtenção da nota da disciplina.

TERESINA – PI

2016

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO.........................................................................................3

2        DESENVOLVIMENTO..............................................................................5

2.1 Conhecendo o Curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado – da UFPI...................................................................................................5

2.2 A UFPI por dentro: direitos e deveres dos educandos; e estrutura física da instituição....................................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................9

REFERÊNCIA.............................................................................................10

ANEXOS................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Abrigada inicialmente em Teresina e constituída por institutos - Ciências Exatas e Naturais, Filosofia, Humanas e Letras, Direito, Odontologia, Medicina e Escola de Enfermagem -, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi instalada em 1971, embora sua criação tenha sido anos antes com a Lei nº 5.528 de 12 de dezembro de 1968. Nascida sob a forma de fundação (Fundação Universidade Federal do Piauí - FUFPI).

Hoje, contamos com 05 (cinco) campis da UFPI. A sede na capital Teresina, campus Ministro Petrônio Portela (CMPP), ao norte o campus de Parnaíba, Ministro Reis Veloso e ao sul o campus Almicar Ferreira Sobral, em Floriano, campus Helivideo Nunes de Barros, localizado na cidade de Picos e o campus Professora Cinobelina Elvas em Bom Jesus.

        Em Teresina, a estrutura da Universidade se dá através de centros com áreas afins de graduação e, muitas vezes, pós-graduação. São 06 (seis) os centros da UFPI CMPP: o Centro de Ciências da Educação (CCE); Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL); Centro de Tecnologia (CT); Centro de Ciências Agrárias (CCA); onde está localizado o Colégio Agrícola de Teresina (CAT). Escola técnica Federal; o Centro de Ciências da Natureza (CCN); e o Centro de Ciências da Saúde (CCS), este com funcionamento na sede (Bairro Ininga) e no complexo de saúde de Teresina (Bairro Centro).

        Para além dos centros específicos onde estão dispostos os cursos de graduação e pós-graduação, a UFPI possui um espaço comum aos cursos, visto que possibilita interação desses a partir do esporte. Esse espaço é denominado Setor de Esportes.

        Com o intuito de conhecer a UFPI, orientados pela docente responsável pela disciplina de Introdução ao Curso de Enfermagem, os discentes do 1º período do Curso de Bacharelado em Enfermagem reuniram-se e, em parceria com o Centro Acadêmico de Enfermagem (CAEnf) “Rosa Luxemburgo” e o Diretório Central dos Estudantes (DCE livre da UFPI) realizaram passeio pela instituição.

        No tocante ao curso de Graduação em Enfermagem, da UFPI, como os demais cursos desta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) está alicerçado sob o pilar do Ensino-Pesquisa-Extensão.

        Fundado em 1970, o curso de Bacharelado em Enfermagem é diurno com disciplinas ofertadas preferencialmente no turno da manhã (de 07 às 13 horas), regime de créditos, seriado e distribuído em nove blocos letivos.

        De acordo com o Projeto Pedagógico de Graduação, Bacharelado em Enfermagem UFPI (2012, p. 12), “o corpo docente é qualificado, comprometido com o conhecimento científico, com os princípios filosóficos e pedagógicos”. Assim, vale ressaltar que a proposta do curso de Enfermagem é desenvolvida cotidianamente pelo corpo docente da instituição.

Com relação aos calouros de 2016.2, da 82º turma, a alegria do ingresso na UFPI, a melhor Instituição de Ensino Superior (IES) do estado e uma das melhores do Nordeste, e a ânsia pela aprendizagem fazem parte desses primeiros momentos como universitários do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFPI.

2 DESENVOLVIMENTO

        A disciplina Introdução ao Curso de Enfermagem, ofertada pelo Departamento de Enfermagem, ministrada pela professora Dra. Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino, cujo objetivo era apresentar o curso e a universidade aos recém ingressos.

O curso foi apresentado através da análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem, sua matriz curricular e o fluxograma do curso. No tocante à Universidade, foram apresentados os direitos e deveres do discente e a estrutura física e organizacional da UFPI.

2.1 Conhecendo o Curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado – da UFPI

        O primeiro contato com o curso na disciplina se deu a partir da constituição de mesa composta por representantes do curso e instituição (docente e discente), a partir de breves falas de saudação. Em seguida, foi realizado ritual da passagem da tocha (símbolo da enfermagem). Na oportunidade, foi discorrida sobre a história do curso. Após cerimônia, a abordagem sobre “Cuidados centrado no paciente: lacunas e possibilidades” foi tema da aula inaugural apresentada pela Professora Dra. Silvana Rocha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (523.5 Kb)   docx (389.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com