TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: “Notas Sobre Enfermagem – o que é e o que não é”

Por:   •  25/9/2019  •  Resenha  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  1.975 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: “Notas Sobre Enfermagem – o que é e o que não é”

        “Notas Sobre Enfermagem – o que é e o que não é” foi escrito por Florence Nightingale, em 1859, e discute os princípios da Enfermagem Moderna. No livro, são descritos os pilares do cuidado (compromisso com os horários, principalmente relacionado aos medicamentos; a limpeza e manutenção das enfermarias/quartos; garantia do silêncio) e que os mesmos são de responsabilidade da Enfermeira.

        O profissional deve cuidar do enfermo de forma integral e zelosa, pois a falta de um desses pilares pode ser prejudicial para a recuperação completa do paciente. Florence também ressalta que, até os indivíduos saudáveis devem seguir esse padrão, como forma de prevenção.

        No livro, é ressaltada a importância dos ambientes limpos e apropriados e ela relaciona isso com a mortalidade infantil, que na época ocorria principalmente pela falta de higiene nos ambientes onde as crianças viviam e a dificuldade de muitas mães entenderem isso.

        É citado também a importância de se conservar o ar que o paciente respira tão puro quanto o ar externo, porém sem deixa-lo com frio, ou seja, a importância de ambientes ventilados e arejados, mas se preocupando se o ar está com poluição (nessa época, na Inglaterra, ocorria a Revolução Industrial, o que deixou o ar muito poluído).

        É muito frisada a importância de se manter as janelas abertas, com os pacientes agasalhados caso necessário, por isso o Enfermeiro deve estar sempre atendo à seus pacientes e suas necessidades.

        Jamais deixar as lixeiras destampadas e manter sempre o ambiente limpo deve ser sempre lembrado, tanto em cuidados hospitalares quanto em cuidados em casa. Florence trouxe os cinco pontos da limpeza: Ar Puro, Água Pura, Rede de Esgoto Eficiente, Limpeza e Iluminação.

        Sobre a atuação da Enfermagem em âmbito de gerenciamento, o livro mostra que uma boa administração de uma Enfermeira só pode ser considerada boa se a mesma se mantêm firme quando a Enfermeira não está, ou seja, existem certas atitudes que a Enfermeira deve cobrar, e o restante deve se sentir na obrigação de cumprir. Não deixar o paciente sozinho por muito tempo, manter o silêncio, são alguns exemplos.

        Mesmo naquela época, a 160 anos atrás, a noção do cuidado já era descrita como algo que o profissional de Enfermagem deve fazer com muito zelo e empatia, sempre respeitando o paciente, objetivando sempre a sua melhora, mas também tendo noção de prevenção de doenças e agravos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com