TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO: NOTAS SOBRE SUJEITO E AUTONOMIA NA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Por:   •  3/9/2017  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE PITÁGORAS DE BELO HORIZONTE

Psicologia

Maristela Roza dos Santos

        

RESENHA DO TEXTO: NOTAS SOBRE SUJEITO E AUTONOMIA NA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Belo Horizonte
2017

Faculdade Pitágoras

Curso de Psicologia

Disciplina: Estágio Básico l

Professor: Adelson Bruno dos Reis Santos

Aluno(a); Maristela Roza dos Santos

MIRANDA AFONSO, Maria Lúcia. Notas sobre sujeito e autonomia na intervenção psicossocial. Psicol. Ver. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 17, n.3,p. 445-464, dez.2011. Disponível em . Acesso em 08 ago. 2017.

Maria Lúcia Miranda Afonso é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1976, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 1981 e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1997. Em 2009 fez pós doutorado pela UFSJ, com bolsa da FAPEMIG. Foi professora na UFMG de 1977 a 2003, então se aposentou. Foi editora da revista eletrônica Pesquisas e Práticas Psicossociais, no período de agosto de 2006 a agosto de 2010. Atualmente é professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (mestrado profissional e interdisciplinar) do Centro Universitário UNA-BH. Atua ainda em clínica e como consultora para políticas e programas sociais. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Intervenção psicossocial, Família, Processos Grupais, Comunidades, Relações de Geração e de Gênero, atuando principalmente em intervenção e atenção psicossocial com grupos, famílias e comunidades no contexto das políticas públicas.

O texto faz uma revisão teórica com foco na autonomia do sujeito na intervenção psicossocial. Já de início enfatiza que a autonomia está ligada à capacidade do sujeito de produzir sentidos e de fazer escolhas dentro do contexto social.

 Citando teóricos, o artigo prossegui fazendo relação entre o discurso interior e exterior. Faz ainda uma reflexão sobre sujeito com base na dialética entre pensamento e linguagem.

Introduzindo uma analogia ao jogo de xadrez o texto passeia pelos olhares de teóricos que usam de um mesmo signo, o jogo de xadrez para deliberarem seus argumentos sobre os, sinais linguísticos ,sistemas simbólicos, discursos sociais, ideologias, consciente e de como o inconsciente faz mediação entre o sujeito e a cultura.

A autora prossegue fazendo recortes de algumas considerações de Foucault sobre o sujeito político e sua ação na sociedade. É dedicada uma atenção no que diz respeito a concepção de Foucault em relação ao significado de “poder” no que se refere a uma situação estratégica e não uma estrutura determinada.

Nas considerações finais o texto faz uma reflexão sobre a necessidade de um trabalho em conjunto da psicologia social, intervenção psicossocial e políticas públicas buscando uma melhor relação entre sujeitos, práxis social e discursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com