TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - NOTAS SOBRE MORFOLOGIA URBANA

Por:   •  31/5/2017  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA - CESAR - NOTAS SOBRE MORFOLOGÍA URBANA

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014 10:53

O autor fala que dinâmica espacial urbana trata-se de mudanças que ocorrem no espaço e notempo, ele menciona mudanças de curto ciclo, médio longo e longuíssimo prazo.

entre os casos de curto prazo cita atividades urbanas que se classificaríam quanto a sua intensidade, e extensão, produtíva, associatíva, temáticas entre outras com usos de solpo que varíam entre residenciais,comerciais,industrias, institucionais entre outros.

Atividades urbanas resultaríam da necessidade de satisfazer demandas individuais e coletívas, gerando fluxos internos de várias intensidades.

Lógicas de distribuição de atividades mudam de acordo com os usos do solo como os comerciantes que preferem ficar no centro pela facilidade de acesso, as residências que polarízam também perto do centro visando estar perto de áreas de emprego e de serviços, quanto mais perto dos centros, maior o valor dos terrenos.

aglomeções atraem fluxos com maior intensidade, o deslocamento entre as áreas residenciais e de serviço demandam vias e sistemas de transporte que comportem tais deslocamentos, mudanças na acessibilidade torna áreas mais atraentes e polarizadoras, porém a centralidade exagerada pode gerar congestionamentos e aumentos nos tempos de viagem, aumento dos custos de aluguel e perda de interesse em relação á novas áreas mais acessíveis e mais baratas.

A prática social cria dinâmicas de centralização e descentralização que emergem de um processo contínuo de mudanças espaciais e sociais.

A forma e os movimentos da cidade se modificam com o tempo, a dinâmica de longo prazo das cidades se difine em sua morfogênese e se relacionam com sua forma inicial, a mudança dos usos de suas edificações, assim como sua obsolecência e degradação estrutural, mudanças na microeconomía e a emergência de novos centros, assim como regulamentos urbanos e políticas de controle de urbanização podem mudar o valor de uso e de troca das áreas urbanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com