TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Notas Psicanalíticas: os discursos contemporâneos acerca da avaliação educacional no Brasil

Por:   •  29/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Notas psicanalíticas: os discursos contemporâneos acerca da avaliação educacional no Brasil I

Eric Ferdinando Kanai Passone

O autor Eric Ferdinando nesse seu artigo, trabalha com as ideias relacionado a psiquiatria e educação acerca dos métodos usados na forma de ensino no Brasil, com isso ele de inicio aborda os principais processos seletivos, observando que tal ato ao ser realizado acaba criando uma competição interna ou externa entre os alunos, afim de segurar sua tese o autor vai fazer um debate entre diversos autores estudiosos da psicanalise. Freud deixa várias contribuições de extrema importância para o entendimento do conceito da psiquiatria na educação, a qual diz que a representação do ser humano é racional. Para Freud a ordem mental não poderia ser vista como um problema orgânicos / neurológico, sendo assim a proposta é analisar a vida psíquica, sintomas, o inconsciente como lugar, afirmando que não somos senhores do nosso destino. Para o autor a importância da psicanalise na educação acontece a partir de analises nas formas de avaliação de ensino e aprendizagem, compreendendo que o indivíduo vai trazer para o contexto educacional seus processos cognitivos. Para Freud a vida e impulsionada por algo que é primitivo, um encontro com o prazer a partir do inconsciente.

Reflexão critica

O autor Eric Ferdinando em seu artigo expõe com clareza o que propõe o que torna fácil a compreensão acerca da psiquiatria na educação, houve a produção de um resumo da obra bem explicativo, afim de apresentar as principais ideias de seu autor, respeitadas suas intenções e impressões.

Referência: PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Notas psicanalíticas: os discursos contemporâneos acerca da avaliação educacional no Brasil. Educação e Pesquisa, [s.l.], v. 41, n. 1, p.185-201, 16 dez. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014121543.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com