TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha a arte da guerra

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO:ENFERMAGEM  1° ano

ARTE DA GUERRA (GESTAO E ESTRATEGIAS)

A historia “A Arte da Guerra” ,foi escrita por Sun Tzu que teria sido um General, estrategista e filósofo chinês a serviço do Wang (Rei) Hu Lu, da província de Wu. A  história profetizou o destino dos nazistas,  a guerra do Vietnã ,e previu como o norte venceria a Guerra Civil.

O Rei HU LU governante do Estado Chinês, estava desesperado por uma ameaça que seu reino estava sofrendo. Com isso o rei convoca Sun Tzu, uma das maiores mentes militares da historia. Sun Tzu tinha suas filosofias, que seguiam da seguinte forma: Se por acaso ouvissem suas filosofias, venceriam qualquer guerra, no entanto, se não ouvissem era por conta risco, porque com certeza perderiam a guerra. Sun Tzu garante ao rei que poderia treinar os guerreiros do reino, sendo então desafiado pelo rei HU LU a transformar as concubinas em guerreiras. Ele imediatamente inicia os treinamentos sem hesitar, porem foi necessário sacrificar duas das concubinas para que elas entendessem que deveriam seguir suas ordens sem hesitações. Com essa atitude de Sun Tzu, o rei entendeu que mesmo num estado como WU relativamente fraco, poderiam vencer se levassem os ensinamentos de Sun Tzu ao pé da letra. O rei nomeia Sun Tzu como comandante do exercito de Wu, onde deveria treinar 30 mil homens  para lutar com um exército 30 vezes maior que o seu. Nesse momento Sun Tzu começa a descrever as estratégias usadas na Arte da Guerra.

Ele extremamente organizado ,pois até nos dias de hoje necessariamente um bom líder sabe que para se obter sucesso primeiro precisa se perder tempo organizando. O General, portanto tinha três princípios básicos que eram:         Conheça seu inimigo e conheça a si mesmo, e em 100 batalhas você nunca correra perigos. Conhecer seu inimigo é crucial para vitória. Vencer sem batalhas não e o ápice  da habilidade, mas que subjugar o inimigo é.

Sun Tzu em suas guerras só pensava em vencer, e a cada guerra aprendia mais sobre seus inimigos. Ele diminui a importância no ataque direto e põe ênfase na manobra, na surpresa. Sendo assim, dizia que as guerras eram vencidas pelas estratégias e não pela força bruta. Sun Tzu dizia que não adiantava ter muitos números se não tivesse estratégias. Não dependa do seu poderio militar. Para se ter sucesso e gloria é necessário colocar em pratica 5 fatores fundamentais: Clima, terreno, comando, doutrina militar, influência moral, onde um líder tem que ter apoio do povo se não fracassara.

Da mesma forma são os lideres dos dias atuais, quando se tem um time sob sua responsabilidade deve se trabalhar lado a lado, nunca menosprezando ninguém, ideias devem ser sempre discutidas e analisadas, um bom líder deve ser referência de bons exemplos na vida de seus liderados. Sun Tzu também diz que um  hábil comandante busca a vitória com base nas circunstâncias, onde na arte militar,“cada operação particular tem partes que exigem a luz do dia e outras que pedem as trevas do segredo. Não posso determiná-las de antemão. Só as circunstâncias podem ditá-las”.

Concluindo o vídeo, entende-se que o livro “A arte da Guerra” traz ensinamentos na área das estratégias ,onde o mesmo pode ser seguido até os dias atuais em muitas áreas, principalmente de gestão. Dentro da enfermagem, pode ser seguido ,obtendo eficiência dentro de situações diversas, como tomar atitudes rápidas com eficiência ,ver as situações como inimigo a ser vencido, levar em consideração que  o ser humano é muito importante e que deve-se cuidar com respeito e dignidade. Nunca menosprezar a inteligência do outro, mas usa-la a seu favor em diversas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com