TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha das cartas de promoção da saúde

Por:   •  6/11/2017  •  Resenha  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  2.502 Visualizações

Página 1 de 7

  [pic 1]

FACULDADE VALE DO GORUTUBA

CURSO DE ENFERMAGEM

DEUZANE ALVES DO CARMO

SÁBADO LETIVO: CARTAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Nova Porteirinha – MG

2017

DEUZANE ALVES DO CARMO

SÁBADO LETIVO: CARTAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Trabalho: Resenha das cartas de promoção da saúde – FAVAG, curso de Enfermagem. Profª. Poliana.

Nova Porteirinha – MG

2017

As cartas da promoção da saúde

A resenha trata se de um agrupamento de idéias de documentos onde há conceitos importantes acerca da promoção da saúde realizada em algumas partes do mundo. Neste contexto é fundamental tais referências para gestores, gerentes, profissionais de saúde, pesquisadores e demais interessados.

CONFERÊNCIA DE ALMA-ATA

A Declaração de Alma-Ata por ocasião foi elaborada da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, na República do Cazaquistão em Alma-Ata. A declaração de Alma-ata foi criada em 1978 com a participação de 134 países e 67 organizações não governamentais com o objetivo de definir as desigualdades existentes no estado de saúde dos povos e teve como meta  a Saúde para todos no ano de 2000.

A Declaração se compõe de 10 itens que enfatizam a Atenção primaria a saúde e define que saúde é um completo estado de bem estar físico mental e social e não só a ausência de enfermidade, a declaração ainda complementa, que para sua realização será necessário o envolvimento dos setores sociais e econômicos além do setor de saúde.

 Ela ressalta que a promoção e a proteção da saúde dos povos é essência para o desenvolvimento econômico e social e contribui p melhor qualidade de vida e para a paz mundial, sendo de responsabilidade do governo dar condições necessárias a saúde tais como medidas sanitárias e sociais suprindo as necessidades básicas da população.

 Segundo a declaração de Alma-Ata os cuidados primários de saúde são:

  • Promoção da distribuição de alimentos e da nutrição apropriada;
  • Provisão de água de boa qualidade e saneamento básico;
  • Cuidado de saúde materno-infantil;
  • Planejamento familiar;
  • Imunização contra as principais doenças infecciosas;
  • Controle de doenças endêmicas;
  • Fornecimento de medicações essenciais.

 Levando  em consideração ao contexto apresentado identifica que políticas publicas são ações resultantes de demandas vividas pela sociedade, podemos dizer que a Declaração de Alma-Ata é política publica em prol da saúde e equidade social tendo  como princípio que todos tem direito a vida e que ela seja garantida pelo estado  assim como esta descrito no conceito da ONU de 1945 .

CARTA DE OTTAWA

Seguindo os passos da declaração de Alma-ata, a Carta de Ottawa mantém a lógica de ampliação do conceito de saúde. A Carta de Ottawa é um documento apresentado na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizado em Ottawa, Canadá, em novembro de1986 e apresenta neste documento sua Carta de Intenções para se atingir a meta Saúde para Todos no Ano 2000 e anos subseqüentes.

Quando na carta diz sobre a promoção da saúde, equivale em promover  meios necessários para melhoria da  saúde e fazer um controle sobre a mesma aos povos.

Um bem estar mental, físico e social depende de um grupo com capacidade de identificar e realizar suas aspirações, suprindo as necessidades adaptando ou mudando o meio ambiente, fazendo com que a saúde não seja vista apenas como um objetivo de viver como também um recurso para a vida.

A saúde é conceituada como bem estar transcende a idéia de formas de vida sadias, a promoção da saúde não concerne, exclusivamente, ao setor sanitário, pois trata de um conceito positivo que acentua os recursos sociais e pessoais, assim como as aptidões físicas. Portanto, a saúde, então, não vem como um objetivo, mas como a fonte de riqueza da vida cotidiana.

As condições e requisitos fundamentais para a saúde são: a paz, a educação, a moradia, a alimentação, a renda, um ecossistema estável, justiça social e a equidade. Seguindo esses pré requisitos terá uma base de melhoria da saúde.

Para o progresso pessoal, econômico e social uma boa saúde é o melhor e  recurso, uma vez que é importante a qualidade de vida. Fatores como políticos, econômicos, culturais e sociais, de meio ambiente contribuem para a intervenção a favor ou contra a saúde.

As ações de promoção da saúde têm como objetivo fazer com que essas condições sejam favoráveis para poder promover a saúde.

A promoção da saúde expressa se  em alcançar a equidade sanitária.  O objetivo de sua ação tem o objetivo de diminuir as diferenças no  estado atual da saúde e assegurar a igualdade de oportunidades e promover os meios que permitam a toda a população desenvolver ao máximo sua saúde potencial. Em conseqüência terá uma base sólida em um meio que a apoie, acesso à informação, e possuir as aptidões e oportunidades que a levem a fazer suas opções em termos de saúde. As pessoas não poderão alcançar sua plena saúde potencial, a menos que sejam capazes de assumir o controle de tudo o que determine seu estado de saúde. Isto se aplica igualmente a homens e mulheres.

As estratégias e programas de promoção da saúde devem adaptar-se às necessidades locais e às possibilidades específicas de cada país e região, e ter em conta os diversos sistemas sociais, culturais e econômicos.

O setor sanitário não pode, por si mesmo, proporcionar as condições prévias nem assegurar as perspectivas favoráveis para a saúde, além do que, a promoção da saúde exige a ação coordenada de todos os implicados: os governos, os setores sanitários e outros setores sociais e econômicos, as organizações beneficentes, as autoridades locais, a indústria e os meios de comunicação. As pessoas de todos os meios sociais estão implicadas tanto com os indivíduos quanto com as famílias e comunidades. Aos grupos sociais e profissionais e ao pessoal do grupo sanitário corresponde, especialmente, assumir a responsabilidade de atuar como mediadores entre os interesses antagônicos e a favor da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (227.2 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com