TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Carta Magna De 1215

Ensaios: Resenha Carta Magna De 1215. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  1.160 Visualizações

Página 1 de 2

A Magna Carta de 1215 foi, sem dúvida, um marco e uma base importantíssimos para o que temos atualmente de lei, liberdade e garantias fundamentais expressas em nossa Constituição. Todavia, esta não servira de base apenas para nós, povo brasileiro; outrora serviu de consolidação para a hegemonia dos Direitos Humanos e de alicerce para a legislação britânica e, mais tarde, da Europa.

Vindo de inúmeras pressões, anos antes, pela França; o rei inglês, João, viu-se obrigado por seus súditos a assinar a Magna Carta após ter sofrido o ultimo fracasso ao invadir as terras francesas em 1214. Em algumas dezenas de artigos o povo inglês exigiu de seu soberano garantias de propriedade, locomoção e principalmente descentralização da força da majestade em criar impostos sem antes passar pela aprovação da nobreza, reduzindo assim, os impostos abusivos cobrados por todo reino na época.

Ainda pode-se destacar que a Magna Carta Libertatum criara ali o inicio de uma liberdade incomparável: “Nenhum homem livre será detido ou sujeito à prisão, ou privado dos seus bens, ou colocado fora da lei, ou exilado, ou de qualquer modo molestado, e nós não procederemos nem mandaremos proceder contra ele senão mediante um julgamento regular pelos seus pares ou de harmonia com a lei do país.” Dizia tal Carta em um trecho. Ou seja, se compararmos ao direito atual equiparamo-nos com o que hoje se chama Habeas Corpus, que também garante liberdade de locomoção sempre que o individuo sentir-se coagido ou ameaçado no direito de locomover-se por ilegalidade ou abuso de poder.

Os nobres por intermédio da carta instituíram privilégios inalienáveis, os quais nem o Rei nem o Papa poderiam revogar. Ficou claro que esses privilégios tornariam o rei impossibilitado de exercer a soberania, uma vez que para ser rei deveria entrar em acordos com a nobreza e depois com o povo. De tal forma, assinou então no dia 15 de junho de 1215 em Runnymede, região localizada no condado de Surrey, no sul da Inglaterra pelo rei João sem Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com