TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Farmacocinética

Por:   •  9/12/2019  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE SANTO AMARO

CURSO DE ENFERMAGEM

Samara Miquelan Cardozo

FARMACOLOGIA: RESUMO SOBRE FARMACOCINÉTICA

São Paulo

2019

FARMACOCINÉTICA  

As interações dos elementos químicos com os sistemas biológicos são estudadas através da farmacologia, que pode ser dividida em farmacodinâmica, farmacocinética, toxicologia, farmacoepidemiologia, farmacovigilância, farmacologia clínica, farmacognosia, farmacotécnica e fitoterapia.

A farmacocinética pode ser descrita como o caminho que o fármaco faz no organismo e suas etapas que se iniciam na administração do mesmo, distribuição, metabolização e por fim, excreção. Depois que o fármaco é administrado dá-se a absorção, que ocorre na corrente sanguínea.

As vias de administração dos fármacos possuem características e indicações próprias. Os fármacos que são administrados por via oral, por exemplo, ou em menor quantidade pela via retal sofrem a etapa de absorção. O que indica que parte do fármaco passa por processos de metabolização, em especial pelo fígado, chegando posteriormente à circulação sistêmica. Essas etapas permitem que o organismo elimine uma parte da droga, reduzindo o seu efeito.

A absorção não ocorre em todas as vias, como é o caso da via endovenosa, visto que a administração é feita diretamente na circulação sistêmica. Posteriormente, ocorre a distribuição, depositando o fármaco nos tecidos através da corrente sanguínea e suas proteínas plasmáticas. Quando a droga inicia seu efeito, também ocorre a metabolização. A passagem do fármaco pelo fígado tem o objetivo de excreção, principalmente pelos rins.

É de grande importância os conhecimentos e estudos sobre os processos farmacocinéticos para determinar dosagem, posologia e toxicidade das drogas.

REFERÊNCIAS

  • DIAS, Marcelo da Silva. Aula de farmacologia - farmacocinética. Portal educação. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/aula-de-farmacologia-farmacocinetica/10670. Acesso em: 22 de outubro de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com