TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Parasitologia Humana 11ªEDIÇÃO CAPITOLO 3º

Por:   •  19/9/2019  •  Resenha  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

FAMP FACULDADE MASER DE PARAUPEBAS, PA

ENFERMAGEM 3º PERIODO.

resumo do livro

Parasitologia Humana

11ªEDIÇÃO

CAPITOLO 3º

ALUNO:MARCUS VINICIOS ALVES DE SOUZA

PARAUPEBAS PA,25/03/2019.

Epidemilogia: Introduçõa e conceito

Epidemiologia é a ciência que que estuda a diseminção quantitativamente dos fenomenos de saúde e doença, e seus fatores de controle nas populçães humana. E com objetivo principal promover a saude traves da prevenção de doenças podendo ser em uma determinada ares geográficos e estudo de determina ínvidos que foram ou estão sendo expostos a fatores de risco como forma de prevenção.

Tríade epidemiológica de doenças

Consiste no processo interno entre agente transmissor, o meio ambiente e o hospedeiro. As doenças têm sido descritas em um modelo de causalidade em epidemiologia, como ilustra afigura.[pic 1]

O agente e fator no qual é essencial para continuidade da doença.

Hospedeiro, organismo suscetível a uma infecção por um agente.

Meio ambiente e conjunto de fatores que integram com o agente e o hospedeiro.

Conceito epidemiológico de doenças

As doenças infeciosas podem ser classificadas de acordo com o agente etiológico como bactérias, vírus, protozoários, tem bem pode identificar por suas características epidemiológicas.

Conforme os as características epidemiológicas de doenças infecciosas podem ser identificadas da seguinte forma:

Veículo comum: onde pode ser resultado de exposição simples ao agente ou exposição continua por um determinado período.

Propagação de pessoa a pessoa: O agente e transmitido por contato entre indivíduos infectados suscetíveis por via respiratórias ou por vetores.

Porte de entrada no hospedeiro humano: pode ser por vias ares, gastrintestinal, geniturinário, cutâneo.

Reservatórios dos agentes: Quando homem é o único reservatório dos agentes a doença e classificada como antropozoonose, quando o homem justamente com outro vertebrado é classificado como zoonose.

Ciclo de agentes infeciosos na natureza:

As doenças podem ser classificadas de acordo com os ciclos evolutivos dos agentes, dos mais simples ao mais complexos.

Período de incubação: Este período e caracterizado, pelo período de incubação e é definida como o intervalo entre a exposição ao agente e o aparecimento das enfermidades. As doenças infecciosas no qual depende da taxa de crescimento do agente infeccioso no organismo do hospedeiro e entre ou fatores como a dose do agente infecioso, a porta de entrada do agente e o grau de resposta imune do hospedeiro. Este conceito se aplica as doenças não infecciosas.

Doenças clinicas e subclínicas: Na maioria dos indevidos infectados que não apresenta sinais ou até sintomas clínicos podem ser maiores comparado aos indivíduos que apresenta sinais clínicos.

Dinâmica da distribuição das doenças na população:

Endemia: tem como definição um fator um padrão disseminação de uma doença em indivíduos de uma determinada área geográfica.

Epidemia: E apresentado com a ocorrência de uma doença em uma população que tem como característica um aumento progressivo, inesperado e descontrolado, que passa os valores de endemias.

Pandemias: São eventos que o correm ao mesmo tempo em vários países, por exemplo, na atualidade a AIDS por ser epidêmica em diversos países, mas e considerada uma pandemia.

Imunidade de rebanho (imunidade de grupo): referisse a imunidade de um grupo, são expressões usada na infectologia que fazem referência aos benefícios da aplicação da vacina recebidos por pessoas que não as tomaram.

Medidas a preventivas:

Prevenção primaria: procura impedir que o indevido adoeça, controlando o fator de risco, prevenindo possíveis disseminação.

Prevenção segundaria: tem como objetivo minimizar as consequências de uma lesão ou patologia, através de intervenções terapêuticas eficazes e de modificação do ambiente.

Estudo epidemiológico:

Estudo de observação: tem como objetivo investigar e observar e avaliar a ocorrência de enfermidades em grupos da população humana.

Estudo experimental: o investigar busca entender e controlar grupos populacionais dos quais serão expostos a uma medida preventiva ou fatores risco.

Medindo saúde e doença: A organização mundial de saúde define o conceito de saúde como “estado de completo absoluto bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doenças ou enfermidades.” Ou seja, com auxílio da epidemiologia identifica a doença na faze inicial e identifica indivíduos suscetíveis a desenvolver a doença, o que facilita a prevenção e tratamento.

Como medir doenças e morte em uma população?

Faz-se a utilização de números absolutos, tem maior proveito no planejamento das a ações de saúde que mostra o número de doentes e possíveis óbitos.

Taxa de morbidade:  É uma taxa de portadores de uma determinada doença em relação a população total, estudada em de determinado momento. Estima-se as doenças, calculando as taxas de morbidade

.

Taxa de incidência: mede a ocorrência de casos raros de doenças por unidade de tempo, em determinado período em relação ao tamanho da população sob observação. Dá uma ideia de magnitude ou do número de doença em uma população.

Taxa de prevalência: este é definido pela quantificação de pessoas afetadas por uma doença especifica em determinado tempo e dividido pelo número total de pessoas.

Qual a diferença entre prevalência e incidência?

A taxa de prevalência e definida pela calculo usando o numero de indevidos afetados em determinado período dividido pelo total de pessoas.

Taxa de mortalidade: Refere-se ao numero de pessoas de que morrem durante o período de um ano, por mil habitantes.

Medida de risco: pode ser calculado através de grau de exposição e período de tempo exposto ao fator de risco.

Rico: possibilidade do indevido ser afetado.

Risco relativo (RR): É motivo de uma divisão de grupo, onde um pode ser exposto ao fator de risco e o outro não.

Risco atribuível: proporão de casos de indivíduos expostos ao fator de risco e que poderiam ser evitados se o fator de risco for totalmente eliminado.

causalidade em epidemiologia:

Associação de espúria ou arte factual: denominado como falsa, resulta de vícios mostrado no estudo, erros que podem ser introduzidos na coleta de informações ou na seleção dos indivíduos, no diagnóstico das doenças ou na análise de dados.

Associação de causas ou de etiologia: a causa de doenças pode ser seguida de fatores como um evento causa ou característica ou a combinação destes fatores.” Postulado de Koch” e o que formula se um organismo e o causador da doença.

Existe quatro tipos de fatores de risco que são:

Fator predisposto: que leva em consideração idade, sexo, e doenças previas que a decide se um indivíduo é suscetível a uma doença ou não.

Fator facilitador: podendo ser desnutrição, ambiente inadequado, falta limpeza e de atenção medica, favorecem o desenvolvimento da doença.

Fator de prevalência: agentes espenico ligados ao início da doença que estão sempre presenteais como agentes biológicos.

Fator de gravanceia: são fator que quando são repetidos podem agravar ou estabelecer o estado da doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (208 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com