TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do artigo profissionais em docência

Por:   •  17/9/2019  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do artigo

Docência em cursos superiores de enfermagem: formação e práticas pedagógicas

Disciplina: Métodos e Técnicas de Ensino

Docente: Emanuela Oliveira

Discente: Ewyllyn Dayane Gomes Feitosa

                 Natalia Fernanda Bezerra de Melo

                 

                 

               

A pesquisa realizada numa cidade do interior do noroeste do estado de são Paulo entre os meses de junho e agosto de 2014 em quatro instituições de ensino de cursos de graduação em enfermagem, com a finalidade de conhecer os docentes quanto a pratica pedagógica com métodos de estudo transversal, delineamento descritivo e abordagem quantitativa

Através dos resultados obtidos pela pesquisa entre os entrevistados foi percebido que, os docentes de graduação superior de enfermagem em instituições privadas tem o salário mais baixo pelo fato de ser contratado por poucas horas aulas semanais, ponto negativo fazendo-os assim, optar por mais de um vínculo de trabalho, gerando indisponibilidade de tempo para especializar-se.

         Foi verificado que os Docentes de graduação superior de enfermagem que cursaram pedagogia, 46,7% cursaram em instituições privadas e 63,8% nas instituições públicas, formação esta que é de suma importância, gerando melhorias no processo de ensino-aprendizagem.    

Por meio da pesquisa realizada foram analisadas também que nos cursos de graduação em enfermagem houve inovações na metodológica com utilização de multimidias em sala de aula.

         Foram percebidos por meio da pesquisa que cerca de  53,3% dos docentes da instituições privadas não tem  formação em pedagogia, quanto na instituição pública o percentual desce para cerca de 36%. Curso este que é relevante para formação didático-pedagógica dos docentes.

Foram evidenciados relatos dos docentes das instituições privadas que incitam o estresse tanto na área pessoal quanto acadêmica, causados por condições precárias, como necessidade e recursos de matérias e baixa remuneração salarial.

O artigo conclui deixando claro a diferença que existe entre instituições públicas e privadas. A maior diferença está presente na qualificação dos docentes, no qual os melhores profissionais são encontrados em instituições públicas,  eles tem em sua maioria a capacidade de permanência por mais tempo na instituição, dedicando este tempo a mais há um outro curso que lhe proporcione mais qualificação, por não precisar estar em um outro emprego, mostrando que as instituições são mais exigentes com relação a uma melhor qualificação de docentes. Em relação a pratica docente não houve diferença significativa entre as instituições, assim como a qualificação pedagógica dos docentes tanto na publica quanto na privada eles estão buscando evolução, estando em processo continuo de aprendizagem permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com